De Olho no Câmbio #250: Europa e petróleo em queda aliviaram as pressões sobre o Real

A cotação da moeda norte-americana ficou praticamente estável ao longo desta semana, com o Real devolvendo apenas parte dos ganhos obtidos na semana anterior. O dólar ficou vacilante à medida que o mercado diminuiu os riscos de falta de abastecimento de petróleo por consequência da guerra no Oriente Médio, enquanto China e Europa denunciavam um claro movimento de arrefecimento da atividade econômica global.

Quer saber mais sobre Brasil, EUA, Zona do Euro e Reino Unido? Acompanhe a seguir os desdobramentos destes e outros acontecimentos.

Real vs Dólar
Real vs Euro
Real vs Libra Esterlina

Perspectivas

A expectativa é de que a moeda brasileira amplie os ganhos em relação à moeda norte-americana e parte desta percepção está apoiada nas expectativas de inflação dos Estados Unidos.

Segundo o próprio Federal Reserve, a variação dos preços deve ser menor que 0,1% no mês de outubro e deve empurrar a inflação acumulada em 12 meses para muito próximo do patamar de 3%, o que, em teoria, deve sacramentar o fim do ciclo de aumento de juros e, consequentemente, favorecer as divisas não conversíveis como o Real.

Na Europa, a situação é mais delicada em função dos lamentáveis conflitos armados no leste europeu e no Oriente Médio. Do ponto de vista puramente econômico, a expectativa é de que as guerras não influenciem os preços de commodities importantes como o petróleo, no entanto, a eventual regionalização do conflito (envolvimento direto do Irã e dos Estados Unidos) podem trazer sim desequilíbrios econômicos que poderiam afetar duramente a Europa.

Seguimos de olho.

Related posts

IGP-M e resultado orçamentário do governo marcam véspera de feriado

Qual o valor do IPCA hoje e o acumulado de 2024?

Dia cheio com Sondagem da Indústria, IPCA-15 e superávit do Governo Central