Dia do Trabalho no Brasil e nos EUA: entenda as diferenças

O dia do trabalho é uma homenagem merecida aos trabalhadores e os direitos conquistados por eles ao longo dos anos. Embora seja comemorado mundialmente, você sabia que o dia do trabalho no Brasil e nos EUA têm significados diferentes e não acontecem na mesma data? 

Acompanhe o nosso artigo e descubra quais são as diferenças entre o feriado brasileiro e americano. Além disso, esclareça suas dúvidas sobre porque comemoramos esse feriado no dia 1º de maio e muito mais.

Por que o dia 1º de maio é comemorado o Dia do Trabalho?

O dia do trabalho é comemorado mundialmente no 1º de maio. Essa data celebra o reconhecimento das conquistas sociais alcançadas pelos trabalhadores desde o final do século 19, após longos anos de manifestações em busca de direitos trabalhistas.

Porque o Dia 1 de Maio é comemorado o Dia do Trabalho?

A primeira grande manifestação ocorreu nos Estados Unidos, em Chicago. Os trabalhadores foram as ruas em reivindicando a redução da jornada diária de trabalho para 8 horas.  Em 1º de maio de 1886, milhares de pessoas aderiram à greve geral no país inteiro.

Três anos após as primeiras manifestações dos trabalhadores nos EUA, no dia 1º de maio, houve um grande protesto dos trabalhadores nas ruas de Paris em busca da redução das horas de trabalho. Esses movimentos também ocorreram em outros países da América do Sul, da África, no México, Índia, entre outros.

Desde então, diversos países decretaram o dia 1º de maio como dia do trabalho. No entanto, nos Estados Unidos a data foi alterada para a primeira segunda-feira de setembro, conhecida como Labor Day.

O que é o Dia do Trabalho?

O dia do trabalho é um feriado em homenagem à luta trabalhista por mudanças nas legislações trabalhistas. Nesta data, os sindicatos realizam eventos de lazer especiais para os trabalhadores.

Algumas classes trabalhadoras também aproveitam esse dia para organizarem manifestações pela melhora das condições de trabalho. Assim como no Brasil, esses eventos também ocorrem nos demais países, mas com leves diferenças.

É Dia do Trabalho ou do Trabalhador?

Os sindicatos, a mídia, as entidades estudantis e os veículos de comunicação sempre se referem ao 1º de maio como o “dia do trabalho” ou “dia do trabalhador”. Por isso, é comum sentir dúvidas sobre o verdadeiro nome desse feriado.

Na verdade, o 1º de maio é o dia do trabalhador e não o dia do trabalho. Isso porque, o termo “trabalho” é amplo e envolve a atividade exercida pelos trabalhadores, o local de trabalho, as máquinas e até os empregadores.

Diante disso, a forma correta de se referir ao 1º de maio é como dia do trabalhador, como foi instituído em 1889 na capital francesa. No Brasil, essa data foi reconhecida em setembro de 1924, pelo decreto nº 4.859.

Dia do Trabalho nos EUA

O Labor Day ou Dia do Trabalho é um dos principais feriados nos EUA. No entanto, diferente do Brasil e de outros países, a data é celebrada anualmente na primeira segunda-feira de setembro.

O dia do trabalho significa mais do que uma homenagem aos trabalhadores que se sacrificaram em busca de melhores condições laborais. Também representa o término das férias, do verão e a volta às aulas para os estudantes.

Além disso, é durante o final de semana prolongado que começa os primeiros jogos do campeonato de futebol americano. Por isso, a data é marcada por diversos eventos culturais e esportivos, churrascos e até queima de fogos.

Dia do Trabalho no Brasil

Apenas em 1924, após longos anos de lutas dos movimentos sociais em busca de melhorias nas condições laborais, que o dia do trabalho foi institucionalizado no nosso país. No entanto, a Consolidação das Leis de Trabalho (CLT) foi instituída apenas no dia 1º de maio de 1943, pelo Decreto-Lei nº 5.452, durante o governo Vargas.

Durante o governo Vargas, os trabalhadores organizavam grandes manifestações com desfiles, música e o anúncio de alguma nova lei trabalhista. Por conta disso, é comum que alguns governos sigam a tradição e realizem grandes eventos nesta data e anunciem mudanças salariais, por exemplo.

É feriado Dia 1 de Maio?

Sim, é um feriado nacional. Além de aproveitar o dia de folga e os eventos na cidade, alguns trabalhadores se juntam às principais centrais sindicais e realizam grandes manifestações nas cidades em busca de melhores condições de trabalho. Portanto, mais do que um dia de lazer, o dia do trabalho no Brasil é uma data marcada por lutas dos movimentos sociais.

Dicas para celebrar a data nos EUA

Celebrar o dia do trabalho nos EUA significa escolher entre diversas opções de atividades de lazer. Além de visitas aos museus, também é possível fazer piqueniques nos parques, curtir os últimos raios de sol nas praias ou aproveitar um delicioso churrasco ao estilo americano.

Para quem planeja passar o feriado do dia do trabalhador nos Estados Unidos, trouxemos algumas dicas bacanas de eventos em Nova York e Boston, confira:

Dia do  trabalho em Nova York

Para quem adora assistir desfiles e estiver em Nova York durante o feriado, assistir ao West Indian Parade no Brooklyn é a melhor opção. Durante o evento, que reúne milhões de pessoas anualmente, você pode assistir apresentações musicais e desfiles enquanto aproveita as deliciosas comidas dos Food Trucks.

No entanto, se você prefere um programa tranquilo, o ideal é visitar a Governors Island no dia do trabalho. Nessa pequena ilha próxima  de Manhattan, você pode aproveitar atividades culturais como  exposições, concertos, feiras culturais ou desfrutar o dia nas áreas de lazer.

Labor Day em Boston

Conferir uma exposição de arte é uma atividade cultural bacana para quem estiver na cidade no final de semana do Labor Day. Agora, se você prefere um programa ao ar livre, vale a pena reservar um passeio pelo Porto da cidade no Cycleboat Boston.

Para quem adora um dia de praia, pode se dirigir a costa de Massachusetts e aproveitar o final do verão assistindo o pôr do sol em Martha’s Vineyard ou Race Point Beach em Provincetown.

Embora sejam comemorados em datas diferentes, o dia do trabalho no Brasil e EUA têm um objetivo em comum: homenagear as conquistas trabalhistas.

Gostou do conteúdo? Acompanhe o nosso blog para saber mais notícias como essas.  

FAQ – Perguntas Frequentes

Porque o dia 1º de maio é comemorado o Dia do Trabalho?

O dia 1º de maio é comemorado o Dia do Trabalho em homenagem aos operários que lutaram pela busca de melhores condições de trabalho desde o final do século XIX. Também é uma referência à greve geral que ocorreu no dia 1º de maio de 1886 nos Estados Unidos, onde milhares de trabalhadores do país inteiro aderiram.

Quando é o Dia do Trabalho nos EUA?

O Dia do Trabalho é conhecido como Labor Day nos EUA e celebrado todos os anos na primeira segunda-feira de setembro. Durante o final de semana prolongado, os estadunidenses realizam eventos em homagem aos trabalhadores, celebram o final do verão e a volta às aulas.

Related posts

Como enviar dinheiro para Portugal? Passo a passo prático

Spread cambial: o que é, como é cobrado e como calcular

Melhores cidades para morar em Portugal: lista atualizada