Diversidade e o seu negócio: tipos e porque criar uma equipe diversa

A diversidade deve ser um assunto em pauta em todos os negócios. Empresas que valorizam uma equipe diversa cumprem com sua responsabilidade social e também contam com uma equipe mais completa, capaz de gerar mais inovação e melhores resultados.

Acompanhe o artigo abaixo para entender quais os tipos de diversidade em um negócio e a importância de ter uma equipe diversa. Confira!

O que é a diversidade dos negócios

A diversidade nos negócios é a capacidade de uma organização em contar com pessoas diferentes para alcançar resultados frutíferos.

Um estudo conduzido pela McKinsey and Co. apontou que empresas lucram mais quando a diversidade ultrapassa 30% do quadro de funcionários. Ainda, empresas com diversidade de gênero tem 21% mais probabilidade de apresentar resultados acima da média do mercado. Em termos de diferenças cultural e étnica, esse número sobe para 33%.

Tipos diversidade em um negócio

Muitas pessoas acreditam que quando falamos de diversidade nas organizações, nos referimos apenas a raça e gênero. Mas ela vai muito além. Um time diverso deve ser composto por pessoas de diferentes:

  • Conhecimentos técnicos;
  • Faixa etária;
  • Etnia;
  • Cultura;
  • Gênero;
  • Orientação sexual;
  • Religião;
  • Pessoas com deficiência;
  • Posição política.

Essa diversidade agrega muito mais valor para os negócios porque essas pessoas trazem uma variedade de conhecimentos e experiências únicas que podem ser aplicados no ambiente organizacional. Já que o mundo não é formado por pessoas que são e pensam iguais, as empresas devem refletir o mesmo.

Uma equipe diversa oferece uma série de vantagens para as empresas.

Porque criar uma equipe diversa

A importância da diversidade nos negócios devem ir além da responsabilidade social. Ela também agrega inovação, criatividade e engajamento. Quando um negócio apoia as diferenças entre as pessoas dentro do quadro de funcionários, mostra para seus clientes uma manifestação de respeito e dignidade pelas pessoas.

Um ambiente de trabalho diverso, onde todos os funcionários vivem sob diferentes origens e perspectivas, é mais rico culturalmente, com mais criatividade e representatividade. 

Além disso, existem diversas vantagens em manter uma equipe diversa:

Crescimento do capital intelectual

Ao contar com pessoas de culturas e formações diferentes, uma empresa conta com pensamentos que podem se complementar. Do confronto de ideias surgem os melhores projetos e soluções. 

A diversidade de experiências, perspectivas, habilidades, pontos de vista e experiência ampliam as possibilidades da equipe, o que favorece a convivência e a melhoria dos resultados. 

Aumento da criatividade organizacional

Uma das grandes vantagens de contar com equipes diversificadas é que elas se sentem mais livres para expor ideias, o que contribui diretamente para a originalidade das produções.  Após a diversificação, o ambiente da empresa criará condições para a difusão de novos conceitos e ideias entre os colaboradores.

Quanto mais diversificada for a equipe, mais diferentes serão as ideias apresentadas. Assim, as chances de a organização alcançar os resultados desejados aumentam. 

Melhores resultados

Quando uma empresa conta com diferentes perfis de colaboradores, tem uma equipe mais unida e com melhor produtividade e eficácia nos resultados.

Estudo realizado pela Ernst & Young (EY) aponta que em empresas com maior diversidade no quadro de funcionários, a chance dos líderes trabalharem de forma colaborativa para criar soluções e oportunidades é duas vezes maior. Isso porque, em um ambiente diversificado, as pessoas tendem a ser mais solidárias e empáticas. 

O resultado é um clima organizacional mais encorajador, no qual prevalecem o respeito e a contribuição mútua.

Tesla: 5 lições que aprendemos com Elon Musk e sua empresa.

Melhora a imagem do negócio

Como mencionamos acima, uma empresa com diversidade tem mais representatividade de diferentes parcelas da população. Assim, ela está cumprindo com o seu papel social, algo de extrema importância para a construção de uma boa imagem.

Melhora as vendas e lucro

O comportamento do consumidor está mudando,  por isso a diversidade no seu negócio pode influenciar em vendas e nos lucros. Uma pesquisa da Accenture apontou que 42% dos consumidores pagariam até 5% mais caro para comprar produtos de empresas engajadas com inclusão e diversidade.

Além disso, entre o público LGBT, 41% dos entrevistados mudariam para uma varejista apoiassem a causa e valorizasse a inclusão e as diferenças em seu quadro de funcionários. 

Clima organizacional mais favorável

Uma empresa com a cultura da diversidade estabelecida tem um ambiente voltado para cooperação e o respeito. Isso melhora a convivência entre as pessoas e a rotina de trabalho passa a ser mais pacífica, favorecendo um clima organizacional positivo.

Acompanhe o nosso blog para ficar por dentro de informações para alavancar o seu negócio no Brasil e no mundo.

Related posts

Sociedade em conta de participação: entenda como funciona

Monetização do YouTube 2024: como funciona o pagamento para youtubers?

Qual o melhor horário para postar foto no Instagram? (2024)