IPVA de barcos e aeronaves: saiba quem deve pagar o imposto

A isenção de IPVA de barcos e aeronaves deve mudar com a promulgação da EC (Emenda Constitucional) n.° 132 em 20 de dezembro de 2023 para gerar novas fontes de receita e diminuir seu uso ostensivo.

Ainda, o Sindifisco Nacional estima que a inclusão de aeronaves e embarcações de passeio pode gerar um retorno anual de R$ 10,43 bilhões para os cofres públicos. Contudo, há exceções para a incidência do imposto.

No artigo, você confere as mudanças, por que esses veículos não pagavam até então e as exceções!

Qual foi a mudança no IPVA de barcos e aeronaves?

A mudança prevista no IPVA de barcos e aeronaves está na inclusão desses veículos na base de cálculo do imposto, conforme estabelecido pela EC n.° 132, em vigor desde 20 de dezembro de 2023. Além disso, a proposta para ser votada na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) permite a aplicação de alíquotas diferenciadas do IPVA, baseando-se em critérios como o tipo, o valor, a utilização e o impacto ambiental dos veículos, 

Se sancionado até o fim de setembro, o novo imposto já poderá entrar em vigor em 2025.

Quais são as exceções do IPVA para barcos e aeronaves?

As exceções do IPVA para barcos e aeronaves incluem aeronaves utilizadas em atividades agrícolas ou por operadores certificados para serviços aéreos a terceiros, e embarcações dedicadas ao transporte aquaviário ou à pesca industrial, artesanal, científica ou de subsistência. 

Quais as implicações das mudanças do IPVA para barcos e aeronaves na Emenda Constitucional?

As mudanças do IPVA para barcos e aeronaves introduzidas pela Emenda Constitucional visam promover equidade fiscal e fomentar a sustentabilidade ambiental. O intuito é corrigir desigualdades tributárias anteriores, incentivar o uso de tecnologias sustentáveis.

Por que navios e aviões não geram o dever de pagar o IPVA?

Navios e aviões não estavam sujeitos ao pagamento do IPVA, porque o imposto incidia exclusivamente sobre veículos automotores terrestres. A legislação anterior excluía explicitamente veículos que operam em ambientes aquáticos ou aéreos da base de cálculo do IPVA, focando apenas naqueles que circulam por vias terrestres. 

Quem tem barco ou avião precisa pagar IPVA?

Quem tem barco ou avião não precisava pagar IPVA, porque o imposto se aplicava exclusivamente a veículos automotores terrestres. Contudo, isso pode mudar com anova legislação, introduzindo a possibilidade de tributação para veículos aquáticos e aéreos.

Quem tem barco paga IPVA?

Não, atualmente os proprietários de barcos não estão sujeitos ao pagamento do IPVA, pois o imposto é direcionado especificamente para veículos terrestres. Barcos, como outros tipos de embarcações, estão isentos do IPVA, mas podem estar sujeitos a outros impostos e taxas relacionados à navegação.

Quem tem avião paga IPVA?

Aviões não geram a obrigação de pagamento do IPVA ainda. A natureza do imposto não abrange veículos aéreos, significando que proprietários de aeronaves não estão sujeitos ao IPVA, embora enfrentem outras tributações específicas ao setor aéreo.

Quanto custa o IPVA de um avião?

Os aviões não estão sujeitos ao IPVA, mas os proprietários de aeronaves devem arcar com taxas e impostos específicos para a aviação, variando conforme o tamanho, uso e valor do veículo. Esses custos podem incluir taxas de hangaragem, manutenção, e licenças de operação.

Ficou interessado nesse tema e não quer perder mais atualizações? Então, siga a Remessa Online no Instagram, LinkedIn, X (antigo Twitter), Facebook e YouTube.

Resumindo

Qual foi a mudança no IPVA de barcos e aeronaves?

A mudança no IPVA de barcos e aeronaves está na inclusão desses veículos na base de cálculo do imposto pela Emenda Constitucional n.° 132 de 20 de dezembro de 2023. Se sancionado até o fim de setembro, o novo imposto já poderá entrar em vigor em 2025.

Por que navios e aviões não geram o dever de pagar o IPVA?

Navios e aviões não estavam sujeitos ao pagamento do IPVA pelo imposto incidir exclusivamente sobre veículos automotores terrestres. A legislação anterior excluía veículos que operam em ambientes aquáticos ou aéreos da base de cálculo.

Quem tem barco ou avião precisa pagar IPVA?

Não, proprietários de barcos não estão sujeitos ao pagamento do IPVA atualmente, pois o imposto é direcionado para veículos terrestres. Contudo, podem estar sujeitos a outros impostos e taxas relacionados à navegação.

Related posts

Como enviar dinheiro para Portugal? Passo a passo prático

Spread cambial: o que é, como é cobrado e como calcular

Melhores cidades para morar em Portugal: lista atualizada