Nazaré em Portugal: tudo sobre a cidade das ondas gigantes

A cidade de Nazaré, Portugal é famosa pelas suas ondas gigantes e boa qualidade de vida.

A deslumbrante cidade costeira de Nazaré, Portugal, é famosa pelas suas ondas espetaculares, que atraem visitantes de todo o mundo. Localizada na costa oeste do país, esta encantadora comunidade costeira oferece uma grande variedade de atividades e atrações para você escolher.

Neste artigo, falaremos tudo sobre a cidade das ondas gigantes, incluindo como chegar, o que fazer, qual a melhor época para visitar e muito mais! Confira:

Qual a melhor época para ir à Nazaré em Portugal?

A melhor época para ir à Nazaré em Portugal depende das suas preferências e do que espera encontrar na cidade, veja só:

Verão em Nazaré

O verão é uma das melhores épocas para visitar Nazaré, Portugal. Durante os meses de julho a agosto, a temperatura na cidade fica em torno de 27ºC, o clima perfeito para desfrutar da praia e das atividades aquáticas.

Além disso, as ondas são mais suaves e adequadas para toda a família, sendo um destino ideal para férias relaxantes.

Outono em Nazaré

O outono, especificamente entre os meses de setembro e outubro, é outra boa época para visitar Nazaré. Nesse período, o clima permanece agradável e as praias não ficam tão lotadas como no verão.

Também é nesta temporada que as ondas gigantes começam a chegar, atraindo surfistas de todo o mundo. Então, se você é amante de esportes aquáticos radicais, esta é definitivamente a época certa para visitar Nazaré e ver os surfistas desafiarem as enormes ondas.

Inverno em Nazaré

No inverno, entre os meses de dezembro e fevereiro, o clima em Nazaré fica um pouco frio e chuvoso. Nessa época, a cidade fica mais tranquila e os preços de passagens e hospedagem ficam mais baixos.

Para os amantes de surf, o inverno é a melhor época para ver as ondas gigantes pelas quais a cidade é tão famosa. Mas falaremos sobre isso mais adiante.

Primavera em Nazaré

A primavera, que compreende os meses de abril a maio, também pode ser uma boa época para visitar Nazaré. Nesse período, as temperaturas voltam a subir e o clima fica mais agradável.

As praias são menos movimentadas e você pode desfrutar da tranquilidade do mar. Este é o momento perfeito para relaxar, aproveitar o sol e explorar os encantadores arredores da cidade.

Como é a vida em Nazaré Portugal?

A vida em Nazaré, Portugal é tranquila e ideal para quem gosta de morar em um lugar pacato e perto da natureza. Embora seja uma cidade portuguesa pequena com cerca de 15 mil habitantes, oferece uma boa qualidade de vida, infraestrutura e segurança aos seus moradores. Além disso, fica a 1h e 30 min de distância de Lisboa e Sintra.  

O clima mediterrâneo com invernos amenos e verões quentes é outro atrativo para brasileiros que desejam morar em Nazaré. Não à toa, recebe a visita de surfistas e turistas de diversas partes do mundo, atraídos pelas belas praias de Nazaré. 

Como chegar em Nazaré, Portugal?

O Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, está a apenas 125 km de Nazaré. A maneira mais confortável de chegar na cidade é de trem, em uma viagem que pode ser feita em apenas 1h30min.

Para iniciar a viagem você precisa pegar o comboio Portugal Intercidades até a estação de Caldas da Rainha. A partir de lá, você só precisa fazer uma curta viagem de ônibus ou táxi até Nazaré.

Caso prefira fazer uma viagem por conta própria, você pode alugar um carro. O trajeto até Nazaré desde Lisboa leva cerca de 2h30min pela rodovia E1.

Também é possível apanhar um autocarro direto no terminal de Sete Rios, em Lisboa, que demora cerca de 3 horas para chegar em Nazaré.

O que fazer em Nazaré?

Além de conferir de perto as ondas gigantes, existem diversas outras atividades e pontos turísticos que você pode conhecer durante a sua viagem à Nazaré, Portugal. Listamos abaixo algumas ideias de lugares que podem ser incluídos no seu itinerário:

Miradouro do Suberco

O Miradouro do Suberco é um dos principais pontos turísticos de Nazaré. Localizado no topo de uma falésia a 110 metros acima do nível do mar, oferece uma vista panorâmica do Oceano Atlântico e das praias de Nazaré, Vila e Banhos.

O miradouro oferece uma linda visão panorâmica do Oceano Atlântico.

Para chegar ao Miradouro do Suberco, você pode pegar um elevador, carro ou tuk tuk. Ao chegar lá, encontrará uma pequena praça com calçada portuguesa, cafeterias e restaurantes onde poderá descansar enquanto aprecia a vista de tirar o fôlego.

Santuário Nossa Senhora da Nazaré 

A Igreja de Nossa Senhora de Nazaré é um santuário construído no final do século XIV que exibe uma arquitetura gótica impressionante. Possui uma bela escadaria de acesso e seu interior é adornado com belas pinturas, azulejos e uma grande estátua antiga e única de Nossa Senhora de Nazaré.

O santuário está localizado na parte alta da cidade, de onde se avista o mar com suas grandes ondas que atraem surfistas de todo o mundo. Há também um pequeno museu que apresenta a história local, além de uma loja onde você pode comprar itens religiosos.

Farol de Nazaré

Localizado no topo do Forte de São Miguel Arcanjo, no penhasco da Praia do Norte, o Farol de Nazaré oferece uma vista espetacular do Oceano Atlântico. No seu interior, você encontra o Museu de Surf formado por fotos, pranchas e equipamentos profissionais dos surfistas mais icônicos do mundo.

Para uma experiência completa, vale a pena visitar os cafés, restaurantes e oficinas de artesanato da cidade enquanto espera o belo espetáculo do pôr do sol visto do Farol de Nazaré.

Praia do Norte

Embora não seja recomendada para banho devido às suas ondas perigosas, a Praia do Norte é um ponto turístico muito popular entre surfistas e adeptos à pesca esportiva. Ela também serve de cenário para grandes campeonatos de surf, como o Nazaré Pro e o Nazaré Challenge.

Os turistas que não desejam se aventurar nas ondas, podem fazer caminhadas e aproveitar a grande faixa de areia, rodeada por natureza, dunas e bosques de pinheiros. Também é possível subir até o farol para contemplar as vistas panorâmicas da praia.

Museu do Peixe Seco

A visita ao Museu do Peixe Seco é outra atividade para se fazer em Nazaré, Portugal. Inaugurado em 2016, essa atração tem como principal objetivo preservar e compartilhar a rica tradição centenária de secar os peixes na região costeira da cidade.

Durante a visita ao museu, você pode conferir exposições interativas e aprender sobre as técnicas tradicionais de secagem de peixes, bem como sobre a história e evolução desta indústria ao longo dos anos. Próximo do museu, também encontrará diversos barcos coloridos para tirar fotos.

Funicular de Nazaré

O Funicular de Nazaré, instalado no final do século XIX, é uma das principais atrações da vila e liga a parte baixa ao Sítio, a parte alta da cidade. Esta ligação tem 318 metros de extensão, o passeio dura cerca de 15 minutos e proporciona aos viajantes algumas das melhores vistas de Nazaré, da praia e do Oceano Atlântico.

Toda a estrutura do funicular é moderna e segura. A passagem custa menos de 3 EUR e pode ser feita tranquilamente com sua família e amigos sem comprometer o orçamento da viagem.

Qual a melhor época para ver as ondas gigantes de Nazaré?

O inverno é a melhor época para ver as ondas gigantes de Nazaré, Portugal. Isto se deve principalmente ao fato de que os meses de inverno são quando grandes tempestades tendem a chegar do Oceano Atlântico, criando ondas enormes que podem atingir até 30 metros de altura.

O melhor momento para ver essas ondas gigantes é durante um dia de tempestade, quando o vento vem do Norte ou Nordeste e há o chamado vento offshore. Se você planeja praticar algum esporte aquático, verifique também a hora da maré, pois ela pode afetar significativamente as condições das ondas.

Onde ficam as ondas gigantes de Nazaré?

O Farol de Nazaré e a Praia do Norte são os dois principais locais onde você pode ver as ondas gigantes de Nazaré. Mas, quando a previsão de ondas altas é boa, a cidade fica movimentada e apenas os surfistas, serviços de emergência, funcionários e imprensa podem ir de carro para esses lugares.

Visite o Farol de Nazaré e veja de perto as famosas ondas gigantes da cidade.

As grandes ondas de Nazaré acontecem na Praia do Norte, uma vasta praia perto do Farol de Nazaré. Ao caminhar em direção ao farol, você notará a presença de uma plataforma natural formada por algumas falésias e pedras, o local ideal para sentar e observar o espetáculo da natureza.

Eventos em Nazaré, Portugal

Não se deixe levar pelo tamanho aparentemente pequeno desta encantadora cidade costeira, há muitos eventos importantes que acontecem ao longo do ano em Nazaré, Portugal. Além dos tradicionais campeonatos de surf, também há festividades que vale a pena conhecer, veja só:

Campeonato Mundial de Ondas Gigantes (WSL)

O Campeonato Mundial de Ondas Gigantes (WSL) é um evento que acontece todos os anos e que coloca Nazaré no centro das atenções do cenário do surf. Afinal, com suas impressionantes ondas, que podem atingir alturas extraordinárias, a cidade não poderia ficar de fora de um dos maiores eventos de surf do mundo.

O WSL reúne os surfistas mais corajosos e habilidosos do planeta, que enfrentam as grandes ondas de Nazaré em uma competição de tirar o fôlego. Normalmente, o evento ocorre entre os meses de outubro a março, dependendo das condições do mar.

Festas de Nossa Senhora da Nazaré

As festas de Nossa Senhora da Nazaré, que ocorrem anualmente entre os meses de agosto e setembro, são um ponto alto no calendário festivo da cidade. Nelas, são realizadas procissões solenes, festividades populares e atividades culturais.

Durante as festividades, as ruas de Nazaré ganham vida com cores, músicas, danças, feirinhas e até fogos de artifício sobre a praia. O ponto alto desse evento acontece no dia 8 de setembro, feriado municipal.

Festival de Jazz de Valado dos Frades

O festival de jazz de Valado dos Frades, nas proximidades de Nazaré, é um evento que tem como objetivo promover o estilo musical como expressão artística e cultural. Ele reúne músicos que desejam divulgar seu trabalho e turistas interessados em jazz.

O ambiente do evento é bastante descontraído e intimista que proporciona aos espectadores a chance de apreciar a magia desse gênero musical.

Festa do Pescador

A Festa do Pescador, que acontece em junho e celebra a herança pesqueira da cidade, é outro grande evento de Nazaré. O seu ponto alto é a procissão em honra a São Pedro, padroeiro dos pescadores, na qual os fiéis levam oferendas e agradecem pela proteção e prosperidade nas pescas.

Além das atividades religiosas, o evento também oferece uma variedade de entretenimento para toda a família. Os habitantes e turistas podem desfrutar de música ao vivo, conferir apresentações de danças tradicionais e aproveitar os deliciosos pratos de frutos do mar.

Feira do Livro Nazaré

A Feira do Livro Nazaré é um evento cultural realizado anualmente pela biblioteca da cidade. Além de milhares de livros disponíveis, os participantes têm acesso a outros eventos como sessões de autógrafos, exposições de pintura, workshops, entre outras atividades interessantes. 

O evento, que está na sua 47ª edição, ocorre durante os meses de julho a agosto no Centro Cultural da cidade. Na edição de 2023, a feira homenageou os 50 anos da obra Novas Cartas Portuguesas. É uma ótima atração para os amantes da literatura portuguesa e atividades culturais. 

Perguntas frequentes

Como chegar em Nazaré, Portugal?

O Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, está a apenas 125 km de Nazaré. A maneira mais confortável de chegar na cidade é de trem, em uma viagem que pode ser feita em apenas 1h30min.

Qual a melhor época para ver as ondas gigantes de Nazaré?

O inverno é a melhor época para ver as ondas gigantes de Nazaré, Portugal. Isso porque os meses de inverno na cidade são marcados por grandes tempestades que chegam do Oceano Atlântico e criam ondas enormes que podem atingir até 30 metros de altura.

Onde ficam as ondas gigantes de Nazaré?

As grandes ondas de Nazaré acontecem na Praia do Norte, uma vasta praia perto do Farol de Nazaré.

Related posts

Dassault Falcon: quanto custa o jatinho e quais os modelos?

Como enviar dinheiro para Portugal? Passo a passo prático

Spread cambial: o que é, como é cobrado e como calcular