Sem categoria

O que é conta investimento?

Começar a investir exige que você siga alguns passos. O primeiro deles é abrir uma conta de investimento. Essa conta vai ser o canal por onde você vai fazer suas transações de compra e venda de suas ações e é onde vai render o dinheiro investido. Quem quer começar a investir precisa de uma.

Muitas pessoas têm dúvidas sobre como funciona o serviço, o que é preciso para abrir uma conta, se há custos e outras dúvidas. Neste artigo, você vai entender melhor como funciona uma conta investimento e as cobranças que pode ter ao abrir uma. Continue lendo!

O que é uma conta investimento?

Conta investimento é um serviço financeiro e funciona como uma conta corrente bancária. A diferença é que a conta de investimento é indicada para quem deseja começar a investir. O titular vai transferir os valores em dinheiro para a conta, fazer a compra de títulos e ações e movimentar seus investimentos por esse canal.

Na conta de investimento, o investidor também acompanha os rendimentos de seu investimento e pode fazer os resgates quando achar necessário. Todos os bancos devem oferecer uma conta de investimento para seus clientes.

Dessa forma, você pode abrir uma conta no banco em que já é cliente. Mas antes disso, o ideal é que você pesquise bastante sobre as opções disponíveis no mercado, taxas que são cobradas e identifique qual é o melhor custo-benefício para o seu tipo de necessidade. 

Como esse serviço surgiu e por que foi criado

Criada em 2004, a conta investimento tinha o objetivo de isentar os investidores da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira). Antes da lei, todas as aplicações financeiras eram taxadas em 0,38% e isso prejudicava o valor que era movimentado na conta, pois incidia sobre o valor total não apenas ao rendimento.

Depois da criação desse serviço, os correntistas conseguiram transferir os recursos de suas aplicações para suas contas de investimento sem pagar a taxa da CPMF. Em 2007, no entanto, a CPMF foi extinta e outras adaptações foram feitas na conta investimento para que os clientes continuassem utilizando o seu serviço.

Outro benefício que os clientes da conta investimento tiveram foi a cobrança do Imposto de Renda (IR) semestral. Dessa forma, quem tem uma conta de investimento é taxado duas vezes ao ano. A outra forma de cobrança seria o IR mensal de 20% sobre o lucro.

Embora os bancos ofereçam a conta investimento aos seus clientes, hoje o serviço é mais comum em bancos de investimento. Isso porque são organizações focadas em investimento e não na venda de outros produtos, assim, a confiança do cliente aumenta, pois ele está lidando com uma empresa especializada no assunto.

Como funciona a tributação da conta?

As taxas de corretagem variam de acordo com a empresa financeira. Algumas instituições não cobram pela abertura de contas, a cobrança é feita por meio de taxas sobre o valor do rendimento. Há também cobranças sobre a manutenção das contas ou pela contratação de serviços específicos. 

Antes de abrir a sua conta, analise as opções, veja quais são os custos e as vantagens que cada serviço oferece.

Quais são as vantagens de ter uma conta investimento?

A principal vantagem desse tipo de conta é ter um local onde você consegue comprar os títulos que deseja facilmente, separadamente da sua conta corrente. Isso permite que você organize seus investimentos e evite misturar os valores em dinheiro. 

Além disso, você tem a segurança de que nenhum serviço será adicionado, embutido ou vendido para você que não esteja relacionado com o investimento apenas. 

Quer aprender mais sobre investimentos? Continue acompanhando o blog da Remessa Online!