O que é o fluxo básico de exportação

O fluxo básico de exportação é o processo pelo qual todas as empresas devem passar ao exportar seus produtos ou serviços para o exterior. Esse processo deve ser realizado para organizar todas as etapas da exportação, dentro e fora das empresas, e permitir que consigam se planejar com relação ao futuro.

Fluxo básico de exportação: o que é e qual sua importância para as empresas

O fluxo de exportação começa antes mesmo da exportação em si, envolvendo a adequação dos produtos para atender as necessidades do cliente, os cadastros para cumprir com os requisitos necessários para a exportação, entre outros fatores. Entretanto, no que se refere à exportação em si, temos o fluxo básico de exportação, que determina quais são os processos realizados durante a exportação. Esse processo consiste nas seguintes etapas: 

O exportador fica responsável por realizar três principais atividades que serão desmembradas posteriormente. Primeiro, é necessário registrar a DU-E ou outras notas fiscais. 

Em seguida, deve-se recepcionar a nota no Controle de Carga e Trânsito (CCT). A recepção da carga, correspondente à DU-E deve ser registrada pelo depositário, conforme as notas que vão acompanhar a carga até seu local de despacho. 

Depois de recepcionada, a carga é apresentada automaticamente para o despacho e o responsável pela conferência será determinado. 

Depois do desembaraço da carga, o depositário faz o registro da sua entrega ao transportador internacional no CCT. Esse registro deve conter as informações sobre o contêiner, número da DU-E, quantidade de volumes por tipo de embalagem, quantidade de veículos ou granel. 

Na sequência, o transportador internacional registra a manifestação dos dados dos itens que serão embarcados. 

Realizar exportações implica em uma série de trâmites que devem ser seguidos para garantir um correto fluxo de exportação.

Passos finais

Após receber a manifestação de todos os contêineres ou volumes, por tipo de embalagem, a carga será exportada. A DU-E é averbada, caso não apresente pendências após ser emitida. 

O processo é diferente em alguns pontos para o trânsito aduaneiro:

No trânsito aduaneiro, após o desembaraço da carga, o depositário faz o registro da entrega da carga ao transportador nacional. Esse registro é baseado no contêiner ou no número da DU-E – em caso de trânsito nacional entre zonas primárias e transporte aéreo ou aquaviário. No transbordo ou baldeação no embarque internacional, é usado como base a DAT registrada no CCT pelo transportador. 

Depois que a carga chega ao local de embarque, o processo pode seguir de três maneiras diferentes: 

  1. o depositário ou operador portuário registra no CCT a recepção da carga, conforme seu contêiner, DU-E ou DAT e, em seguida, registra a entrega ao transportador internacional no CCT. Esse transportador vai embarcar a carga para o exterior, seguindo as informações do contêiner ou DU-E;
  2. O transportador que fez o trânsito nacional entre zonas primárias por via aérea ou aquaviária é o mesmo que vai transportar a carga para o exterior. Por isso, não haverá registros de recepção ou entrega de carga no local do embarque a ser feito no CCT;
  3. O transportador internacional registra no CCT a recepção da carga do transportador nacional, com base em contêiner, DU-E ou em DAT.

Nesses casos, o  transportador internacional registra a manifestação dos dados de embarque e, depois da carga ser completamente exportada e não apresentar pendências na DU-E, ocorre a averbação.

Use a Remessa Online para receber pagamentos do exterior

Você conheceu o fluxo básico de exportação. Mas como receber os pagamentos do exterior vindos da exportação? Use a Remessa Online!

A Remessa Online é uma plataforma brasileira de transferências internacionais, tanto para pessoas físicas quanto para empresas. Credenciada pelo Banco Central, a plataforma pratica o menor custo de serviço do mercado. Faça seu cadastro no site da Remessa Online e aproveite as vantagens de usar a plataforma tanto para envios quanto para recebimentos do exterior.

Related posts

Sociedade em conta de participação: entenda como funciona

Monetização do YouTube 2024: como funciona o pagamento para youtubers?

Qual o melhor horário para postar foto no Instagram? (2024)