Prestação de serviços para o exterior: saiba como receber!

Atualmente, o mercado de trabalho não tem fronteiras. Já é muito comum profissionais de diversas áreas trabalharem para empresas estrangeiras. Porém, para quem ainda está começando, é comum surgir o questionamento: como receber por serviços prestados no exterior?

Por mais que pareça complicado, essa é uma tarefa bastante tranquila de se realizar. Inclusive, a tendência é que esse tipo de atividade se popularize cada vez mais com os benefícios que a tecnologia oferece.

Se você quer saber mais sobre o assunto, saiba que está no lugar certo! Confira neste post como receber por serviços realizados para empresas fora do Brasil e saiba tudo que precisa para evitar transtornos!

Quais as oportunidades em prestar serviços para o exterior?

A transformação do mercado de trabalho tem sido importante tanto para os profissionais quanto para as empresas. Essa experiência de prestar serviços para o exterior agrega valor ao seu currículo e ainda traz o reconhecimento social de se ter clientela internacional. Além do fato de você ser pago numa moeda estrangeira.

Ao trabalhar remotamente para uma empresa no exterior, você reduz ou mesmo corta gastos com locomoção e alimentação fora de casa. De quebra, você tem mais tempo livre, flexibilidade nos horários de trabalho e até pode viajar enquanto trabalha.

Os avanços tecnológicos dos últimos anos já eram responsáveis por transformar o trabalho e a prestação de serviços em mais globalizados. Porém, devido à pandemia de Covid-19, entre 2019 e 2022, o modelo de trabalho home office se consolidou ao nível global. Hoje ele é adotado por organizações de pequeno, médio e grande porte dos mais diversos setores, da saúde até a indústria.

Assim, a companhia também sai ganhando. Afinal, ela economiza por não precisar arcar com os custos trabalhistas para manter um profissional mais qualificado no time de colaboradores.

Quais os principais serviços ofertados para fora do Brasil?

Segundo relatório de 2021 da Secretaria de Comércio Exterior (SECEX), a área de arquitetura e engenharia se destaca. Isso porque, sozinha, ela respondeu por 46,4% de todos os serviços exportados do país. Logo após ela aparecem os seguintes serviços:

  • telecomunicação, computação e informações (9,8%);
  • viagens (8,9%);
  • serviços financeiros (3,2%);
  • seguros (2,4%);
  • serviços de propriedade intelectual (2,1%).

Quais os tipos de prestação de serviços para o exterior?

Os tipos de prestação de serviços são diversos e os setores estão definidos segundo a Organização Mundial do Comércio (OMC). O portal do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) traz um compilado de quais são eles. Confira a seguir as diferentes formas que os serviços são realizados e recebidos.

Presença comercial no exterior

A  presença comercial no exterior é definida pela prestação de serviços por uma pessoa jurídica domiciliada no exterior para uma pessoa jurídica domiciliada no Brasil.

Alguns exemplos desse tipo de prestação de serviços ocorrem quando:

  • filiais de empresa de construção brasileira executam uma obra para uma filial ou outra empresa brasileira no exterior;
  • filiais bancárias de banco brasileiro no exterior atendem brasileiros fora do país.

Comércio transfronteiriço

O comércio transfronteiriço acontece quando o serviço é realizado de um país para o outro. Ou seja, uma pessoa no Brasil realiza um serviço para uma empresa estrangeira.

Existem diversos exemplos desse tipo de comércio. Aqui vão alguns deles:

  • serviços prestados pela internet;
  • corretagem;
  • desenvolvimento de projetos;
  • produção de conteúdo.

Movimento temporário de pessoas físicas

Esse tipo de prestação de serviços acontece quando trabalhadores do Brasil vão até o exterior por um período delimitado para realizar um  serviço. Exemplos disso são:

  • arquitetos que vão desenvolver projetos em um determinado país;
  • advogados que vão realizar consultoria jurídica para clientes estrangeiros;
  • funcionários da construção civil que vão ao exterior realizar uma obra.

Como receber pelos serviços prestados no exterior?

O primeiro passo é decidir se os seus serviços terão vínculo empregatício ou se serão realizados de forma autônoma. A segunda opção costuma ser mais fácil, prática e rápida. Afinal, não faltam oportunidades nas plataformas que contratam freelas para clientes no exterior.

Por meio desses canais, profissionais liberais têm a oportunidade de faturar em dólar, euro ou libra, por exemplo. É o caso de advogados, desenvolvedores, comunicadores, editores de vídeo, designers e arquitetos.

“Mas como fazer para receber pelos serviços?”, você pode estar se questionando. Já ouviu falar de invoice? Siga os passos abaixo e receba sua resposta!

1. Emita uma invoice

No momento de receber pelos serviços prestados, é necessário emitir uma invoice. Assim como na nota fiscal que se emite para clientes brasileiros, a invoice discrimina os serviços prestados, o valor do serviço e a forma de pagamento. Porém, ela é voltada para os casos em que o prestador de serviço e o cliente se encontram em nações diferentes.

Além disso, diferentemente da nota fiscal, este documento pode ser gerado em um editor de textos como o Word (preferencialmente em inglês).

A emissão da invoice não exime de emitir uma nota fiscal de serviços. A diferença é que, nos contratos internacionais, a nota fiscal é emitida para tributação, e não como documento de faturamento.

Em caso de exportação de produto, a nota fiscal também é importante para gerar o DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica) que  acompanha a mercadoria até o porto.

O que deve conter em uma invoice comercial?

A invoice, uma fatura de pagamento emitida por uma empresa, deve conter as informações básicas do serviço prestado. Por isso, é importante conferir detalhadamente para evitar erros. Entre essas informações estão:

  • descrição do serviço realizado;
  • valor cobrado pelo serviço (e a respectiva moeda);
  • dados bancários, de identificação e de localização do prestador;
  • data(s) em que o serviço foi ofertado;
  • forma de pagamento acertada com o cliente.

Utilize o gerador de invoice gratuito da Remessa Online

Descomplique a emissão do documento através da nossa plataforma de geração de invoice. Ela é muito simples e está disponível para clientes e não-clientes da Remessa Online.

2. Compartilhe os dados para recebimento com seu cliente

Como mostrado há pouco, na própria invoice você pode inserir os dados para o seu cliente realizar o seu pagamento. Na plataforma da Remessa Online, por exemplo, estas informações são disponibilizadas quando você clica em “Receber Dinheiro”.

Os dados que precisam ser compartilhados são:

  • nome do banco beneficiário;
  • IBAN;
  • código SWIFT do banco beneficiário;
  • titular da conta no banco beneficiário;
  • endereço do banco beneficiário.

3. Faça upload dos documentos

Em algumas situações é necessário fazer upload de documentos para comprovar a origem dos recursos no Banco Central. No caso de pagamento por serviços em valores acima de US$ 3.000,00, é necessário apresentar o contrato de prestação de serviços e a invoice. Estes documentos são registrados na “história de recebimento”.

4. Resgate o dinheiro para sua conta

Uma vez recebido o pagamento, indique a conta corrente para a qual o dinheiro será  transferido. Não esqueça que a conta precisa ter a mesma titularidade do cadastro na Remessa Online.

A Remessa Online é uma empresa credenciada pelo Banco Central do Brasil para realizar operações financeiras. Ela tem as melhores condições do mercado, com custo de serviço justo e um processo eficiente e seguro.

Para receber dinheiro do exterior é muito rápido e simples. É necessário fazer um cadastro simples na plataforma fornecendo dados básicos e não é preciso providenciar nenhum documento. Depois só seguir as etapas:

  • compartilhar os dados com o remetente;
  • informar o propósito da operação;
  • resgatar o dinheiro.

As vantagens de realizar transações internacionais são inúmeras. Você tem toda a comodidade para realizar operações de qualquer lugar, basta ter acesso à internet. Além de eficiência em processos que são concluídos em, no máximo, dois dias úteis.

Para completar, a Remessa Online garante que você paga o menor preço para receber e até enviar dinheiro do exterior. De forma que contribui imensamente para o planejamento financeiro.

Prova disso é que o custo de serviço dela é o menor do mercado. Taxa de apenas 1,64% em recebimentos inferiores a R$ 20 mil e 1,54% em recebimentos acima desse montante. Ou seja, é a solução perfeita para suas necessidades, com processos rápidos, baratos e sem burocracias.

Como prestar serviço para o exterior?

Antes de qualquer coisa, monte uma estratégia de atuação. Escolher, por exemplo, o segmento das suas atividades, o seu público-alvo e qual a cartela de serviços você vai ofertar. Aqui é importante levar em consideração o idioma em que eles vão ser prestados, pois você deve ter domínio da língua para evitar riscos. É o caso de rompimento de contratos, processos e promoção de fama negativa no mercado internacional.

Afinal, é preciso ter cuidado redobrado em serviços que envolvem produção de material técnico, científico e/ou publicitário para marcas estrangeiras. Outro ponto ao qual você deve se atentar é o preço do seu trabalho.

Se você não tem parâmetros prévios de quanto cobrar, é uma boa ideia pesquisar e fazer levantamentos de como receber por serviços prestados no exterior e qual a média de valores praticada por outros profissionais. Plataformas de trabalho freelance são uma boa fonte de informação para esse objetivo.

Receber por serviços prestados no exterior não é uma ação complicada —e isso você pode comprovar ao longo do texto. Porém, é necessário prestar atenção nas informações e no processo cambial para não ter problemas e nem prejuízos.

Como você já está bem informado sobre como receber por serviços prestados ao exterior, o que acha de conhecer agora acerca dos serviços essenciais para movimentações internacionais? Acesse o site da Remessa Online e saiba de tudo!

Resumindo

Quais os principais serviços ofertados para fora do Brasil?

Entre eles estão os segmentos de arquitetura e engenharia, telecomunicação, computação e informações, viagens, serviços financeiros, seguros e serviços de propriedade intelectual.

Como receber pelos serviços prestados no exterior?

É preciso emitir uma invoice com todos os dados do serviço disponibilizado para o cliente. A Remessa Online lhe ajuda a otimizar a produção desse documento por meio de um gerador de invoice online e gratuito.

Qual plataforma usar para receber as ordens de pagamento do exterior?

Conte com a Remessa Online para receber seus pagamentos e demais transferências internacionais. Afinal, o custo de serviço da plataforma varia entre 1,54% e 1,64%. Um dos menores do mercado.

Related posts

Sociedade em conta de participação: entenda como funciona

Monetização do YouTube 2024: como funciona o pagamento para youtubers?

Qual o melhor horário para postar foto no Instagram? (2024)