Quem são os profissionais autônomos? 5 coisas que você precisa saber antes de virar um

O trabalho informal cresceu no país, levando 48,7% da população do país a trabalhar sem vínculos. A expectativa dos especialistas é que o número continue crescendo e mais profissionais autônomos atuem no Brasil. A pandemia foi um dos fatores que estimulou o crescimento do trabalho autônomo.

Se você pretende trabalhar dessa forma, precisa conhecer mais sobre os profissionais autônomos, saber o que eles fazem, com o que trabalham etc. Neste artigo, você vai ver tudo isso e x coisas que precisa saber antes de se tornar um, confira!  

Qual é a definição de autônomo?

Autônomo é a pessoa que atua de forma independente sem vínculos com outras pessoas ou organizações. É a pessoa que assume os compromissos, desafios e precisa prestar contas sobre sua atuação sozinha, sem intermediários. O autônomo também não precisa responder para ninguém, pois ele mesmo gerencia seu tempo e o seu trabalho.

Qualquer pessoa pode ser um profissional autônomo, até mesmo quem já trabalha em outra função com registro em carteira. Basta encontrar clientes disponíveis para pagar pelos seus serviços.

Quem são os profissionais autônomos?

De acordo com a Lei Federal 8.212/91, trabalhador autônomo é o profissional que presta serviço de forma eventual para uma ou mais empresas sem manter uma relação de emprego.

Os profissionais autônomos podem ser pessoas que exercem atividades econômicas com ou sem fins lucrativos por conta própria. Basicamente, é todo e qualquer trabalho em que a pessoa exerce sem manter um vínculo empregatício, ou seja, assumindo todos os riscos pelo seu serviço.

O trabalhador autônomo pode ser um prestador de serviços com uma profissão não regulamentada, como cozinheiro, diarista, vendedor, cabeleireiro etc., ou prestador com profissão regulamentada e sem vínculo empregatício, também conhecido como profissional liberal, onde se enquadram médicos, advogados, engenheiros, psicólogos, nutricionistas etc.

Quando a pessoa é autônomo?

A principal característica para identificar um autônomo é o fato do profissional não ter vínculo empregatício com nenhuma empresa. Ele presta os serviços para diversas empresas, mas não estabelece um contrato de trabalho fixo com nenhuma delas. 

Dessa forma, ele pode aceitar ou negar os trabalhos e projetos que quiser, além de definir seus próprios horários e a sua agenda de trabalho. No entanto, o profissional também é totalmente responsável pelo serviço que presta. Diante de algum problema para executar sua atividade ou se sofrer um acidente, por exemplo, ele não terá outra pessoa ou a instituição para recorrer.

Vantagens e desvantagens do trabalho autônomo

Se bem administrada, a carreira dos profissionais autônomos têm muitos benefícios para oferecer:

  • Tem liberdade para definir as regras do próprio trabalho e como ele será feito;
  • Pode fazer seus próprios horários, podendo conciliá-lo com a vida profissional, a família e os amigos;
  • Define os valores que vai cobrar dos clientes;
  • O autônomo é seu próprio chefe.

Por outro lado, também existem desvantagens:

  • O profissional é o único responsável por seu trabalho, se ele não fizer, não terá outra pessoa para substituí-lo;
  • Não tem um salário fixo, então precisa se organizar para manter uma reserva de emergência;
  • Precisa lidar com a incerteza do trabalho, se haverá clientes e serviços no próximo mês;
  • Não tem direito a benefícios como décimo terceiro, FGTS, horas extras, folga remunerada, vale-refeição, plano de saúde etc.

Os profissionais autônomos devem pagar por seus próprios benefícios, contribuindo para o INSS. O valor que esses profissionais pagam é reduzido, 11% do salário mínimo.

Como começar no trabalho autônomo?

Antes de começar a trabalhar como autônomo, é preciso ter em mente que você será a sua empresa. Você terá que prospectar clientes, fazer cobranças, pagar os impostos e gerenciar a sua rotina. É muita coisa, e você precisa estar preparado para não se atrapalhar. Veja a seguir, algumas dicas que vão ajudar com esse começo.

  1. Defina com o que vai trabalhar

Se você já trabalhou em atividades diferentes, esse é o momento de escolher aquela com que melhor se identifica e acredita que se sairá bem. Pense em atividades que você gostaria de exercer, mesmo que você não tenha tanta experiência, pois é possível aprender e se desenvolver.

  1. Entenda se você tem o perfil para ser autônomo

Muitas pessoas sonham em trabalhar de forma autônoma, por causa da flexibilidade e de outros benefícios. Porém, essa modalidade de trabalho não é para todo mundo, tem gente que precisa de rotina e alguém delegando o que precisa ser feito, além de ter a segurança do salário garantido no final do mês.

  1. Comece a estruturar o seu negócio

Comece a estruturar o seu negócio buscando informações sobre o mercado, fazendo uma análise da concorrência, estudando sobre marketing, vendas e outros assuntos que são importantes para manter o seu trabalho em funcionamento.

Pode ser que você precise de um ponto fixo, por exemplo, além de equipamentos. Nesse caso, você também terá que definir quanto vai precisar investir no início.

  1. Informe-se sobre a formalização

A formalização torna o trabalho mais profissional e oferece benefícios para os profissionais. O profissional formalizado consegue emitir notas fiscais para os seus clientes, buscar empréstimos, concorrer em licitações etc. Pesquise sobre o assunto e veja qual é o melhor sistema de formalização para a sua atividade.

  1. Vá em busca de clientes

Antes mesmo de começar a oferecer seu trabalho como profissional autônomo, comece a pesquisar quem seriam seus potenciais clientes, converse com eles, avalie o interesse, identifique os obstáculos e as oportunidades para começar a trabalhar. 

Garanta a sua aposentadoria e os benefícios do governo

O profissional autônomo precisa cuidar de tudo sozinho, com isso é comum que algumas coisas sejam esquecidas. Em geral, os profissionais estão mais preocupados em atender os clientes e entregar um bom serviço. Dessa forma, o recolhimento dos impostos que garantem benefícios são deixados de lado.

Quem trabalha por conta própria precisa recolher o próprio INSS, por meio desse recolhimento que você garante acesso a aposentadoria no futuro e outros auxílios em caso de gravidez ou invalidez, por exemplo. Veja a seguir como fazer o recolhimento do INSS:

  • Inscreva-se no Programa de Integração Social (PIS);
  • Todo trabalhador autônomo deve se registrar como um “contribuinte individual”;
  • Quem já trabalhou com carteira assinada já deve ter cadastro no programa, verifique essa informação em sua carteira ou encontre o seu cartão cidadão, nele deve constar o número do seu PIS.
  • Se você nunca trabalhou com carteira assinada, basta se inscrever pela internet;
  • Em seguida, escolha o tipo de contribuição;
  • Pague a Guia da Previdência Social (GPS);

O Guia da Previdência Social (GPS) é o carnê do INSS, que pode ser preenchido manualmente ou pela internet. Depois de preenchido, leve até uma instituição bancária ou casa lotérica e faça o pagamento. A data limite para pagamento é até o dia 15 de cada mês.

Gostou desse conteúdo? Continue acompanhando o blog da Remessa Online e aprenda mais sobre mercado de trabalho.

Related posts

Como enviar dinheiro para Portugal? Passo a passo prático

Spread cambial: o que é, como é cobrado e como calcular

Melhores cidades para morar em Portugal: lista atualizada