Transferência Internacional demora quanto tempo? 

Afinal, a transferência internacional demora quanto tempo para ser concluída? Nesse post vamos explicar o tempo médio de uma  transferência bancária internacional, ou wire transfer, realizada pelos principais bancos e provedores especializados  e quais os motivos por trás desses prazos.

Enviar dinheiro para o exterior está cada vez mais fácil, pois diversos bancos e instituições financeiras oferecem esse serviço. No entanto, assim como as taxas, é importante comparar quanto tempo demora para enviar transferência internacional em cada provedor. 

Acompanhe neste artigo um comparativo entre os prazos dos principais bancos e provedores online. Também descubra quais são os fatores que influenciam no tempo de envio e encontre o serviço mais ágil para você. 

Transferência internacional demora quanto tempo nos bancos?

Nos principais bancos brasileiros, o tempo médio para que uma transferência bancária internacional seja realizada é de dois dias úteis.

Esse prazo pode ser estendido por alguns fatores, o que pode impactar diretamente no tempo que seu envio será recebido. Vamos explicar os principais fatores.

Valores enviados

Um dos principais motivos para o aumento deste prazo de envio é a quantia enviada. Geralmente, para envio de valores acima de USD 10 mil, bancos tradicionais exigem a assinatura de um contrato de câmbio físico, sendo necessária uma visita à sua agência, o que, na prática, aumenta o prazo total para o envio.

Bancos e correspondentes intermediários

A utilização do banco intermediário nem sempre é necessária. Mas há casos em que o banco de destino indica um parceiro para receber e converter os valores para a moeda corrente do país de destino, já que muitos bancos internacionais não aceitam remessas enviadas diretamente de outro país.

Por conta do prazo de cada intermediário, a transferência internacional pode acabar demorando um pouco mais para ser liberada e sendo mais onerosa. Isso porque normalmente os bancos do exterior cobram taxas para processar a remessa.

Políticas e fuso horário do país de destino

Dependendo do horário em que você faz sua remessa, as operações financeiras do país de destino podem já ter sido encerradas.

É importante se atentar a esse fator, já que, por exemplo, uma remessa feita de manhã aqui no Brasil e com a opção de envio no mesmo dia deve chegar, na verdade, em um dia útil na China.

Banco de destino

O banco de destino também interfere no recebimento da remessa internacional, já que alguns limitam horários para certos tipos de operações, incluindo envios para outros países.

Desta forma, alguns bancos como Itaú e Banco do Brasil não definem um prazo exato, estabelecendo uma média de 2 a 4 dias úteis para processar a transferência.

Necessidade de documentos extras

Em alguns casos, como já visto sobre o valor da quantia, é necessário assinar um contrato de câmbio, geralmente, pessoalmente em sua agência.

Nos casos em que os documentos adicionais são solicitados, os bancos tradicionais levam, em média, dois dias para analisar e aprovar sua documentação.

Apesar desse processo ocorrer antes de a transferência ser realizada, é um fator que atrasa seu envio e, em casos emergenciais, faz toda diferença.

Comparativo de Prazos

Em suma, a maioria dos bancos como Bradesco, Itaú, Banco do Brasil, Inter e Caixa tem um prazo de 2 dias, enquanto o serviço da Remessa Online oferece o prazo de até 24 horas!

ServiçoPrazo
Remessa Online24h úteis
Bradesco2 dias úteis ou mais*
Itaú2 a 5 dias úteis
Caixa2 dias úteis ou mais*
Banco do Brasil2 dias úteis ou mais
Inter2 dias úteis

* O site do Bradesco e da Caixa Econômica não informam o prazo para concluir a transferência internacional, mas normalmente os bancos que utilizam o sistema SWIFT demoram de 2 a 5 dias para finalizar essa operação

Vale a pena optar por um banco para fazer transferência internacional?

Apesar de seguros e confiáveis, os bancos não são a melhor opção para fazer transferência internacional. As instituições bancárias geralmente utilizam o sistema SWIFT e intermediários para movimentar dinheiro no exterior, o que faz com que a transação se torne mais lenta e cara para os usuários.

Para quem busca mais rapidez, economia e praticidade no envio de dinheiro para o exterior, a melhor opção são os provedores online especializados. Empresas como a Remessa Online, por exemplo, oferecem serviços de transferências internacionais, chegando em apenas 24 horas para o destinatário.

Qual a melhor opção para fazer uma transferência internacional?

Se você quer fazer uma transferência com uma empresa confiável, rápida, segura e muito mais barata, a melhor opção é a Remessa Online.

Como uma fintech voltada a facilitar a vida financeira dos brasileiros, é uma alternativa simples e menos burocrática que os bancos.

Utilizando a tecnologia blockchain, as transferências internacionais realizadas pela Remessa Online chegam em até 24h ao destino, sempre de forma segura e ágil, sem a necessidade de documentos físicos ou idas às agências. Desde setembro de 2019 a Remessa Online oferece transferência internacional no mesmo dia para determinados destinos.

Essa simplicidade e agilidade também reflete nos preços, sem taxas escondidas ou letrinhas miúdas. Não deixe de simular as transferências e comparar preços e prazos!

Envie com a Remessa Online e aproveite os prazos de até 24 horas para Transferência Internacional!

Perguntas frequentes

A transferência internacional demora quanto tempo?

Normalmente a transferência internacional demora 2 dias nas instituições tradicionais, mas esse prazo pode ser maior de acordo com o envio.

Quanto tempo demora o envio internacional na Remessa Online?

Na Remessa Online as transferências internacionais são realizadas em até 24 horas úteis. Para determinados destinos a transferência é concluída no mesmo dia.

Quanto tempo demora a transferência internacional no Banco do Brasil?

No Banco do Brasil a transferência internacional demora 2 dias úteis ou mais.

Quanto tempo demora a transferência internacional na Caixa?

O site da Caixa não informa quanto tempo demora a transferência internacional, mas os bancos que utilizam o sistema SWIFT levam cerca de 2 a 5 dias úteis.

Quanto tempo demora a transferência internacional no Itaú?

No Itaú a transferência internacional demora de 2 a 5 dias úteis.

Quanto tempo demora a transferência internacional no Bradesco?

O site Bradesco não informa quanto tempo demora a transferência internacional, mas normalmente os bancos levam no mínimo 2 dias para processar a operação.

Related posts

Como enviar dinheiro para Portugal? Passo a passo prático

Spread cambial: o que é, como é cobrado e como calcular

Melhores cidades para morar em Portugal: lista atualizada