Real vs Euro: depreciação do Real

A Zona do Euro flerta entre otimismo e pessimismo com relação à economia. O 2020 terminou com otimismo, graças ao início da imunização contra a Covid-19. Contudo, a dificuldade de retomar a pujança da atividade econômica traz pessimismo.

Projeções da Comissão Europeia, o braço executivo da União Europeia, dão conta de que a zona do euro deve entrar na chamada recessão técnica (quando se registra dois trimestre seguidos de queda da atividade econômica) no primeiro trimestre de 2021. 

A previsão é de contração no PIB da Zona do Euro de 0,9% em comparação com os três meses anteriores. Cabe lembrar que no período de outubro a dezembro de 2020, o PIB retraiu 0,7%. 

Nesse contexto, o Euro abriu o pregão de segunda-feira (8) cotado a R$ 6,4674. Mas na abertura desta sexta-feira (12), a cotação foi de R$ 6,5099. Estamos falando, portanto, de uma depreciação semanal do Real frente à moeda europeia de aproximadamente 0,66%.

Na comparação do Euro com o Dólar (GBP/USD), o Dólar perdeu força ao longo da semana. O Euro, portanto, se fortaleceu aproximadamente 0,73%.

Confira o De Olho no Câmbio #108, a relação Real vs Libra Esterlina e do Real vs Dólar.

Related posts

De Olho no Câmbio #276: Decisão dividida do Copom trouxe instabilidade ao mercado de câmbio

Qual é o valor do INPC acumulado em 2024?

Qual o valor do IPCA hoje e o acumulado de 2024?