Real vs Euro: apreciação do Real

Os dados econômicos da Zona do Euro divulgados ao longo dessa semana são controversos e dividem opiniões. 

A começar pelo varejo. As vendas no varejo da zona do euro tiveram queda de 3,1% em abril ante março, em meio aos efeitos de medidas de restrição motivadas pela covid-19, segundo dados publicados nesta sexta-feira (4/6), pela Eurostat.

Por outro lado, o desemprego registrou leve queda na zona do euro em abril, segundo dados divulgados na terça-feira (1/6). O indicador passou de 8,1% em março para 8% no mês de abril, portanto, acima dos 7,3% registrados em abril de 2020.

Por fim, a inflação na zona do euro foi acima da meta do Banco Central Europeu (BCE) em maio, que esperava algo abaixo de 2%. A aceleração dos preços ocorreu devido aos preços mais elevados dos custos de energia e da recente pressão dos preços das commodities.

Esse cenário animou o mercado e o Euro abriu o pregão de segunda-feira (31/5) cotado a R$ 6,3705 Na abertura desta sexta-feira (4/6), a cotação foi de R$ 6,1596. Estamos falando, portanto, de uma forte apreciação semanal do Real frente à moeda europeia de aproximadamente 3,31%.

Na comparação entre o Euro e o Dólar (GBP/USD), a moeda estadunidense ganhou força ao longo da semana. O Euro, por sua vez, perdeu valor em aproximadamente 0,51%.

Confira o De Olho no Câmbio #124, a relação Real vs Libra Esterlina e do Real vs Dólar.

Related posts

Fed descarta aumento de juros nos EUA

Mercado brasileiro aguarda dados sobre emprego

IGP-M avança 0,31% em abril