Real x dólar

Começamos a semana com o dólar cotado a R$5,0824 na segunda-feira (16/out), um nível 0,9% maior que a abertura da semana anterior (09/out). A cotação da moeda estrangeira registrou ligeira redução ao longo desta semana, mas o dólar abriu o pregão desta sexta-feira (20/out) cotado a R$5,0518, patamar 0,1% maior que a abertura da sexta-feira anterior (13/out). Entre as aberturas desta sexta (20) e da segunda-feira da semana anterior (09/out), vimos uma valorização do real em relação ao dólar de 2,1%.

A moeda brasileira até que se comportou muito bem em uma semana marcada pela continuidade do processo de aumento das taxas de juros de longo prazo nos Estados Unidos.

Na verdade, isso não é mérito do Real em particular, a moeda americana mostrou alguma volatilidade ao longo da semana com leve viés de desvalorização, inclusive em relação às moedas conversíveis do DXY.

O aumento das taxas de juros de longo prazo, que renovaram as máximas em cerca de 16 anos, praticamente garantiram que o Fed não fará um novo aumento na taxa de juros de curto prazo na reunião do próximo dia 1º.

Embora o mercado tenha praticamente descartado novos aumentos nas taxas de juros dos Estados Unidos, o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, disse em evento realizado na última quinta-feira (19), que o Fed ainda avalia a situação macroeconômica e que novos aumentos de juros não estão totalmente fora do radar.

Neste sentido, entendemos que o Fed decidirá “jogar parado” no próximo dia primeiro, mas o clima ainda é de incerteza. A produção industrial e o volume de vendas do comércio varejista, ambos relativos ao mês de setembro, vieram acima do esperado, enquanto o volume de novas requisições de seguro-desemprego atingiu o nível mais baixo desde o mês de março.

A economia norte-americana segue forte e seria prematuro cravar que o ciclo de alta de juros finalmente chegou ao fim nos Estados Unidos.

Confira no De Olho no Câmbio #247 a relação Real vs Euro e do Real vs Libra Esterlina.

Aproveite e confira a cotação do dólar hoje e se inscreva em nosso sistema de alertas para ser notificado sobre variações importantes!

Related posts

Mercado aguarda divulgação da ata do Copom

De Olho no Câmbio #276: Decisão dividida do Copom trouxe instabilidade ao mercado de câmbio

Qual é o valor do INPC acumulado em 2024?