Real x Dólar

Começamos a semana com o dólar cotado a R$5,1649 na segunda-feira (24/out), em nível 3,08% menor que a abertura da semana anterior (17/out). A cotação da moeda registrou trajetória de alta ao longo desta semana e o dólar abriu o pregão desta sexta-feira (28/out) cotado a R$5,3414 – patamar 2,36% maior que a abertura da sexta-feira anterior (21/out). Portanto, vimos uma depreciação do Real de aproximadamente 3,42% nesta semana.

Dois pontos foram marcantes esta semana na relação do Real com o Dólar. Em primeiro lugar, do ponto de vista da economia nacional, o Comitê de Política Monetária decidiu, sem surpresas, pela manutenção da taxa de juros Selic no patamar de 13,75% ao ano. 

Em segundo lugar, nos EUA, o departamento de análises econômicas (BEA, na sigla em inglês), divulgou o resultado preliminar do PIB do país e surpreendeu fortemente o mercado. Havia muitas dúvidas sobre o resultado, mas levando em conta o desempenho de variáveis importantes, como varejo, indústria e mercado de trabalho, o resultado foi coerente.

A economia dos Estados Unidos deixou oficialmente o quadro de recessão técnica, quando uma economia registra dois semestres consecutivos de queda da atividade econômica, e registrou crescimento de 2,6% do PIB no terceiro trimestre.

Complementarmente, os dados semanais de pedidos iniciais por seguro desemprego vieram moderados mais uma vez. Esses dados conjuntamente mostram que a economia estadunidense permanece aquecida. Desse modo, a inflação deve permanecer alta e isso exigirá a continuidade de medidas de altas de juros por parte dos EUA.

Confira no De Olho no Câmbio #196 a relação Real vs Euro e do Real vs Libra Esterlina.

Aproveite e confira a cotação do dólar hoje e se inscreva em nosso sistema de alertas para ser notificado sobre variações importantes!

Related posts

Mercado aguarda divulgação da ata do Copom

De Olho no Câmbio #276: Decisão dividida do Copom trouxe instabilidade ao mercado de câmbio

Qual é o valor do INPC acumulado em 2024?