Real x dólar

Começamos a semana com o dólar cotado a R$5,3150 na segunda-feira (19/dez), um nível 1,4% maior que a abertura da semana anterior (12/dez). A cotação da moeda estrangeira registrou trajetória de diminuição ao longo desta semana e o dólar abriu o pregão desta sexta-feira (23/dez) cotado a R$5,1895 – patamar 2,2% menor que a abertura da sexta-feira anterior (16/dez). Entre as aberturas desta sexta e da última segunda-feira vimos uma valorização do Real de aproximadamente 2,4%.

Em semana marcada por muita volatilidade e dados ambíguos, o Real mostrou força e conseguiu ganhar uns palmos de terreno em relação à moeda norte-americana.

No campo doméstico, a tramitação da PEC nº 32 de 2022 (PEC da transição) no Congresso Nacional trouxe bastante volatilidade, com destaque para a desidratação da matéria sofrida na Câmara dos Deputados. Com a redução do prazo para gastos extra-teto de 2 anos para 1 ano, a moeda brasileira ganhou força em relação às demais divisas e o comportamento a partir daí foi favorável ao Real.

O que mudou um pouco a dinâmica do câmbio Real Dólar foram os dados da economia dos Estados Unidos. A semana foi marcada pela leitura definitiva do PIB relativo ao terceiro trimestre deste ano. Dados oficiais mostraram que a maior economia do mundo cresceu 3,2% ao invés dos 2,9% registrados nas divulgações preliminares.

Em outras palavras, a economia dos Estados Unidos continua forte e isso significa que o Fed tem mais liberdade para aumentar os juros pelos próximos meses. Com o PIB e o mercado de trabalho apontando para uma economia ainda aquecida, o Fed pode ser obrigado a estender o ciclo de aperto monetário para além do primeiro trimestre de 2023.

A tendência da próxima semana, no entanto, é de relativa estabilidade no mercado de câmbio, refletindo a diminuição dos fluxos de capitais por ocasião das festividades de final de ano.

Confira no De Olho no Câmbio #204 a relação Real vs Euro e do Real vs Libra Esterlina.

Aproveite e confira a cotação do dólar hoje e se inscreva em nosso sistema de alertas para ser notificado sobre variações importantes!

Related posts

Mercado aguarda divulgação da ata do Copom

De Olho no Câmbio #276: Decisão dividida do Copom trouxe instabilidade ao mercado de câmbio

Qual é o valor do INPC acumulado em 2024?