Real x dólar

Começamos a semana com o dólar cotado a R$5,1046 na segunda-feira (30/jan), um nível 2,0% menor que a abertura da semana anterior (23/jan). A cotação da moeda estrangeira registrou trajetória de baixa ao longo desta semana e o dólar abriu o pregão desta sexta-feira (03/fev) cotado a R$5,0340 – patamar 0,7% menor que a abertura da sexta-feira anterior (27/jan). Entre as aberturas desta sexta (03) e da última segunda-feira (30) vimos uma valorização do Real de aproximadamente 1,4%.

A semana começou com o mercado em compasso de espera pelo que convencionou-se chamar de super quarta, o dia em que coincidem as decisões de política monetária do Brasil e dos Estados Unidos.

Apesar da espera, a tendência de valorização da moeda brasileira prevaleceu e a divisa nacional avançou sobre o dólar no começo da semana estendendo os ganhos à medida que o mercado aumentavam as expectativas em torno de uma redução no ritmo de aperto monetário por parte do Fed, o que acabou se materializando na decisão desta semana.

O Fed reduziu o ritmo de aumento dos juros de 0,50% para os atuais 0,50% e prometeu dois novos ajustes de mesma magnitude nas reuniões de março e maio. Apesar da promessa, e da força implacável do mercado de trabalho dos Estados Unidos, o mercado não acredita em dois novos ajustes e o que está precificado neste momento é só mais uma elevação de 0,25% na reunião de março, quando o Fed deve optar por encerrar o ciclo de ajustes.

O vislumbre do fim do aperto monetário norte-americano favoreceu as moedas não-conversíveis como o real e deve continuar influenciando o mercado nos próximos dias.

Confira no De Olho no Câmbio #210 a relação Real vs Euro e do Real vs Libra Esterlina.

Aproveite e confira a cotação do dólar hoje e se inscreva em nosso sistema de alertas para ser notificado sobre variações importantes!

Related posts

De Olho no Câmbio #277: Semana de recuperação do real contou com o Copom

PNAD Contínua trimestral movimenta os indicadores da sexta-feira

IGP-10 vem acima do esperado e registra aumento de 1,08% em maio