Real x dólar

O economista Roberto de Oliveira Campos Neto, indicado pela Presidência da República para o cargo de presidente do Banco Central, durante sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado.

Começamos a semana com o dólar cotado a R$5,2161 na segunda-feira (13/fev), um nível 1,2% maior que a abertura da semana anterior (06/fev). A cotação da moeda estrangeira registrou estabilidade ao longo desta semana e o dólar abriu o pregão desta sexta-feira (17/fev) cotado a R$5,2096 – patamar 1,6% menor que a abertura da sexta-feira anterior (10/fev). Entre as aberturas desta sexta (17) e da última segunda-feira (13) vimos uma desvalorização do Real de aproximadamente 0,1%.

A grande diferença nos preços do dólar entre as aberturas desta e da última sexta-feira transmite exatamente o impacto da discussão sobre as metas de inflação sobre o câmbio. Os primeiros movimentos de desvalorização começaram na sexta-feira passada (10) e se estenderam pelas primeiras horas desta semana.

À medida em que a discussão sobre as metas de inflação, sobre a autonomia do banco central brasileiro e sobre o atual nível da taxa básica de juros, foi ganhando um caráter mais técnico e menos apaixonado, o mercado de câmbio foi mostrando uma leve tendência ao equilíbrio.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad havia dito que o tema (metas de inflação) não seria discutido na reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN) e foi o que de fato aconteceu. Apesar das reuniões do conselho serem mensais, a discussão sobre metas de inflação é feita sempre no mês de junho.

Nos Estados Unidos, a produção industrial e o volume de vendas do comércio varejista mostram que a economia norte-americana ainda está em ritmo forte e isso ajudou a impedir um processo de valorização do real nos últimos dias.

Confira no De Olho no Câmbio #212 a relação Real vs Euro e do Real vs Libra Esterlina.

Aproveite e confira a cotação do dólar hoje e se inscreva em nosso sistema de alertas para ser notificado sobre variações importantes!

Related posts

De Olho no Câmbio #277: Semana de recuperação do real contou com o Copom

PNAD Contínua trimestral movimenta os indicadores da sexta-feira

IGP-10 vem acima do esperado e registra aumento de 1,08% em maio