7 sites para prestar serviços de tecnologia no exterior

Quem presta serviços de tecnologia tem, entre as diversas opções de trabalho, a possibilidade de ofertar serviços para empresas no exterior porque, muitas delas, aceitam o trabalho remoto atualmente. Portanto, essa são excelentes oportunidades para quem deseja trabalhar além das fronteiras brasileiras. 

As oportunidades de se prestar serviços a clientes do exterior se multiplicam. O cenário cambial torna o trabalho remoto de profissionais brasileiros e empresas estrangeiras mais competitivo. Saiba como receber por serviços prestados ao exterior e qual a opção mais econômica.

O mercado de trabalho atualmente não tem fronteiras e é muito comum profissionais de diversas áreas prestarem serviços para empresas no exterior, nessa hora surge uma dúvida frequente, como receber por serviços prestados fora do Brasil?

Por mais que pareça complicado, é uma tarefa simples e muito tranquila para realizar. E a tendência é que esse tipo de atividade seja muito normal, ainda mais com os benefícios que a tecnologia oferece.

Se você quer saber mais sobre o assunto está no lugar certo! Confira neste post como receber por serviços realizados para empresa no exterior e veja tudo que precisa para acertar e evitar transtornos.

Conheça Sites para prestar serviços no exterior

Como vimos, graças aos avanços tecnológicos do século XXI, hoje é possível que uma pessoa preste serviços para empresas estrangeiras em um mercado internacional que está cada vez mais competitivo e concorrido.

Para poder disputar vagas nesse cenário, é necessário ter, além de uma formação adequada, um bom e extenso currículo.

Felizmente, existem diversas plataformas online em que é possível encontrar trabalhos pontuais freelance e até mesmo vagas que vão te ajudar a tornar o seu currículo mais competitivo no cenário internacional. Confira quais são elas:

1. Arc.dev

A Arc.dev é uma plataforma para desenvolvedores que querem trabalhar remotamente. O site serve como um grande filtro para que as empresas consigam encontrar profissionais qualificados.

Para isso, antes de selecionar os profissionais remotos que serão ofertados no site, a empresa realiza testes de conhecimento e qualidade específico nos desenvolvedores candidatos.

Não é impossível passar nesses testes e começar a receber clientes internacionais. Você pode ler mais sobre como ser um profissional registrado no arc.dev neste link.

2. Gamedev.jobs

O gamedev.jobs é um site voltado exclusivamente para profissionais que querem trabalhar com jogos e outros projetos de mídia interativa para celular e desktop.

Através do site, é possível se candidatar para diversas vagas, o que faz dele uma ótima opção para quem está começando a se inserir no mercado internacional.

3. Gun.io

O Gun.io é outro site dedicado para desenvolvedores freelancer que queiram prestar seus serviços para empresas no exterior.

Diversas companhias, como a Amazon, NBC Universal e até a Tesla, já utilizaram o serviço do Gun.io para encontrar profissionais freelancer para trabalhar em seus projetos.

Assim como no arc.dev, para se candidatar, você deve passar por um teste de conhecimentos práticos para comprovar a sua especialidade no assunto.

Uma vez que você seja aprovado, o próprio site começa a indicar o seu currículo para empresas internacionais que possam se interessar nos seus serviços.

Você pode ser mais informações sobre como começar a utilizar a plataforma neste link.

4. Gitcoin

A Gitcoin é uma plataforma para profissionais interessados em desenvolver aplicativos descentralizados baseados em blockchains.

Justamente por trabalhar com esse tipo de serviço, a plataforma oferece pagamento em Etherium (ETH), uma criptomoeda que tem tido um grande crescimento de valor devido ao seu uso no mercado de NFTs (Non-Fungible Tokens).

5. Angel

A Angel é uma plataforma que ajuda pessoas a encontrar boas oportunidades de trabalho no exterior, desde start-ups em crescimento no Vale do Silício até nas empresas mais gigantes do mercado, como Uber, Twitch, Facebook, Niantic e muitas outras.

É o serviço preferido das startups internacionais para contratação de profissionais ao redor do mundo. Além disso, o serviço oferece privacidade aos seus usuários e te ajuda a criar um perfil antes de mandar seu currículo para as empresas.

6. Stack Overflow

Antes de tudo, o Stack Overflow é um site de perguntas e respostas para profissionais e entusiastas da área de programação de computadores.

Contudo, nos últimos anos o site implementou mudanças e hoje oferece oportunidades para desenvolvedores do mundo inteiro que desejam trabalhar em um novo projeto ou ser contratados por uma empresa de renome e internacional.

7. Landing Jobs

Por fim, a Landing Jobs é um site europeu para contratação de desenvolvedores do mundo inteiro, com vagas em Portugal, na Alemanha e na Espanha.

O site analisa seu perfil e o indica para empresas que têm a maior probabilidade de contratá-lo, seja para um serviço freelancer ou para uma vaga de trabalho completa.

Focado no trabalho remoto, o Landing Jobs é outra ótima oportunidade para profissionais que estão começando a se inserir no mercado internacional.

As Oportunidades de Prestar Serviços para o Exterior

Os avanços tecnológicos dos últimos anos já estavam fazendo com que o trabalho e a prestação de serviços ficasse cada vez mais globalizada, com profissionais de diferentes áreas e países atendendo empresas das mais diferentes áreas e países.

Devido à pandemia de coronavírus, modelos de trabalho home office se consolidaram e hoje, você pode trabalhar no Brasil atendendo empresas de qualquer lugar do mundo.

Toda essa transformação tem sido ótima tanto para os profissionais quanto para as empresas.

Se por um lado o profissional ganha ao receber numa moeda estrangeira e com o reconhecimento de se trabalhar para uma empresa internacional, a empresa economiza nos gastos com um profissional mais qualificado por um custo menor.

Entenda melhor as vantagens de prestar serviço para o exterior:

Vantagens de trabalhar no Mercado exterior

A principal vantagem de se trabalhar para o mercado exterior está no fato de, na maioria das vezes, você receber dinheiro em uma moeda estrangeira mais valorizada do que o real.

Entretanto, existem outras vantagens além dessa, como o prestígio que este tipo de trabalho pode acrescer ao seu currículo.

Além disso, ao trabalhar remotamente para uma empresa no exterior, você terá menos gastos com locomoção (e, com isso, mais tempo livre), flexibilidade nos horários de trabalho sem contar na possibilidade de viajar enquanto está trabalhando.

Principais serviços exportados do Brasil

Segundo dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) sobre o volume de dinheiro movimentado por cada setor dentro de um regime de exportação e importação de serviços, o principal serviço exportado por brasileiros são de TI.

Confira o ranking a seguir:

  • TI;
  • Gestão / Consultoria;
  • Serviços financeiros;
  • Direito e serviços jurídicos;
  • Marketing;
  • Turismo;
  • Engenharia;
  • Pesquisas de Mercado;
  • Esporte.

Tipos de prestação de serviços para o exterior

Existem diversos tipos de prestação de serviços para o exterior e elas são bem definidas de acordo com a Organização Mundial do Comércio (OMC).

A grande diferença entre elas está em como os serviços são realizados, quem os recebe e como os recebe. Entenda cada um a seguir:

Presença comercial no exterior

A presença comercial no exterior é definida pela prestação de serviços por uma pessoa jurídica domiciliada no exterior para uma pessoa jurídica domiciliada no Brasil.

Alguns exemplos desse tipo de prestação de serviços são:

  • Quando uma filial de empresa de construção brasileira executa uma obra para a filial ou outra empresa brasileira no exterior;
  • Filiais bancárias de banco brasileiro no exterior, atendendo brasileiros fora do país.

Comércio transfronteiriço

O comércio transfronteiriço acontece quando o serviço é realizado de um país para o outro. Ou seja, uma pessoa no Brasil realiza um serviço para uma empresa estrangeira.

Existem diversos exemplos desse tipo de comércio. Aqui vão alguns deles:

  • Serviços prestados pela internet;
  • Corretagem;
  • Desenvolvimento de projetos;
  • Produção de conteúdo.

Movimento temporário de pessoas físicas

Esse tipo de prestação de serviços acontece quando trabalhadores do Brasil vão até o exterior por um período de tempo delimitado para realizar um serviço.

Exemplos disso são arquitetos que vão desenvolver projetos, advogados que vão realizar consultoria jurídica ou funcionários da construção civil que vão ao exterior realizar uma obra.

Como fazer para receber dinheiro do exterior?

Se você pretende trabalhar remotamente para empresas no exterior, o primeiro passo é pesquisar oportunidades nas plataformas que contratam freelas para clientes no exterior.

Através dos freelancers para o exterior, profissionais liberais como advogados, desenvolvedores, comunicadores e arquitetos têm a oportunidade de faturar em dólar. Mas como fazer para receber pelos serviços? Já ouviu falar de invoice? Siga os passos abaixo.

1. Emita uma invoice

No momento de receber pelos serviços prestados, é necessário emitir uma invoice. Assim como na nota fiscal que se emite para clientes brasileiros, a invoice discrimina os serviços prestados, o valor do serviço e a forma de pagamento. Mas, diferentemente da nota fiscal, este documento pode ser gerado em um editor de textos como o Word. Não se esqueça de gerá-lo preferencialmente em inglês.

A emissão da invoice não exime de emitir uma nota fiscal de serviços. A diferença é que, nos contratos internacionais, a nota fiscal é emitida para tributação, e não como documento de faturamento.

Em caso de exportação de produto, a nota fiscal também é importante para gerar o DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica) que acompanha a mercadoria até o porto.

O que deve conter em uma invoice comercial?

A invoice, que é uma fatura de pagamento emitida por uma empresa, deve conter dados básicos e esses não podem faltar em hipótese alguma. É importante conferir detalhadamente para evitar erros. A Invoice comercial deve conter:

  1. Descrição do produto;
  2. Valor;
  3. Nome do comprador e empresa;
  4. Datas para envio dos produtos;
  5. Forma de pagamento;
  6. Dados bancários.

Utilize o gerador de Invoice gratuito da Remessa Online

Descomplique a emissão do documento através da nossa plataforma de geração de Invoice. Ela é muito simples e está disponível para clientes e não-clientes da Remessa Online.

2. Compartilhe os dados para recebimento com seu cliente

Na própria invoice você pode inserir os dados para o seu cliente fazer a transferência. Na plataforma da Remessa Online, estas informações são disponibilizadas quando você clica em “Receber Dinheiro”.

Os dados que precisam ser compartilhados são:

  1. Nome do banco beneficiário
  2. IBAN
  3. Código SWIFT do banco beneficiário
  4. Titular da conta no banco beneficiário
  5. Endereço do banco beneficiário

3. Faça upload dos documentos

Em algumas situações é necessário fazer upload de documentos para comprovar a origem dos recursos no Banco Central. No caso de pagamento por serviços em valores acima de US$ 3.000,00, é necessário apresentar o contrato de prestação de serviços e a invoice. Estes documentos são registrados na História de Recebimento.

4. Resgate o dinheiro para sua conta

Uma vez recebido o pagamento, indique qual a conta corrente para a qual o dinheiro será transferido. Não esqueça que a conta precisa ter a mesma titularidade do cadastro na Remessa Online.

A Remessa Online uma empresa credenciada pelo Banco Central do Brasil para realizar operações financeiras e tem as melhores condições do mercado, com custo de serviço justo e um processo eficiente e seguro.

Para receber dinheiro do exterior é muito rápido e simples, é só fazer um Cadastro Simples na plataforma fornecendo dados básicos e não é preciso providenciar nenhum documento. Depois só seguir as etapas:

  1. Compartilhar os dados com o remetente;
  2. Informar o propósito da operação;
  3. Resgatar o dinheiro.

O imposto cobrado no processo é o IOF em 0,38%, nesse caso não há aplicação do imposto de renda. Além disso, o custo de serviço da Remessa Online é o mais baixo do mercado, a partir de 1,3%.

As vantagens de realizar transações internacionais são inúmeras. Nela você terá toda a comodidade para realizar operações de qualquer lugar, basta ter acesso à internet. Além de eficiência em processos que são concluídos em no máximo dois dias úteis.

E também é inevitável não falar das taxas, na Remessa Online é garantido que você vai pagar o menor preço para receber e até enviar dinheiro do exterior, o que contribui muito para o planejamento financeiro. É a solução perfeita para suas necessidades, com processos rápidos, baratos e sem burocracias.

Receber por serviços prestados para empresas no exterior não é uma ação complicada, e isso podemos perceber. Porém, é necessário prestar atenção nas informações e no processo cambial para não ter problemas e nem prejuízos.

Como você já está bem informado sobre como receber por serviços prestados ao exterior, agora o que acha de conhecer serviços essenciais para movimentações internacionais? Acesse o site da Remessa Online e saiba de tudo!

Related posts

Sociedade em conta de participação: entenda como funciona

Monetização do YouTube 2024: como funciona o pagamento para youtubers?

Qual o melhor horário para postar foto no Instagram? (2024)