Vai empreender? 3 dicas para se preparar

Empreender é o sonho de 77% dos brasileiros, é o que revela uma pesquisa de 2019. Ter uma renda melhor, ser seu próprio chefe, tomar decisões e outros fatores são estímulos para quem começa a empreender.

Antes de tudo, algumas medidas devem ser tomadas para organizar o negócio desde o início. Neste artigo, listamos 3 dicas que vão te ajudar a se preparar para começar a empreender. Continue a leitura e confira!

3 dicas para se preparar e começar a empreender

1. Elabore um planejamento financeiro

O planejamento financeiro é um documento que vai guiar as ações do futuro negócio. Deve constar os investimentos que serão necessários para a empresa se desenvolver e onde serão aplicados.

Isso quer dizer que você deve definir quanto será investido em marketing, na área comercial, na contratação de profissionais e todos os outros custos do negócio.

Além disso, deve apresentar um projeto de obtenção de capital. Ou seja, quais serão as fontes que a sua empresa pode utilizar para conseguir o investimento necessário para começar. 

2. Liste os custos iniciais e os fixos

Listar os custos iniciais e fixos é uma forma de prever quanto será necessário para manter o negócio de pé e para crescer. Inicialmente, a tarefa não será fácil, pois depende de uma visão que nem sempre é possível ter no começo do negócio.

Ainda que seja um grande desafio, é possível identificar os principais custos iniciais e quanto será necessário ter mensalmente. Por exemplo, os custos com aluguel do estabelecimento, folha de pagamento, contas de energia, internet, água etc.

3. Tenha visão de longo prazo

Prever como será o negócio no futuro não é fácil, principalmente para quem está começando. Porém, é possível definir metas para guiar os passos do negócio. Comece criando metas de curto prazo, que devem ser atingidas em 6 ou 12 meses, em seguida defina metas mais longas, para os próximos 2 ou 5 anos.

Acompanhe os processos e as tarefas que serão executadas para atingir cada uma delas. Isso vai permitir que você organize as atividades e mude a direção sempre que possível. 

Dicas Bônus

Além de seguir as dicas que listamos anteriormente, outros passos são necessários para quem quer empreender. Veja quais são abaixo!

Elabore um bom pitch para conquistar um aporte internacional

Encontrar uma fonte de investimento é fundamental para quem vai começar a empreender. Esse pode ser um dos maiores desafios de montar um novo negócio, pois é preciso conquistar a confiança dos investidores e mostrar que a empresa vai proporcionar bons retornos. Para isso, um pitch será fundamental.

A apresentação vai reunir informações relevantes para os investidores, mostrando o potencial do negócio e de seus gestores. Existem alguns modelos na internet que podem te ajudar a desenvolver essa apresentação. 

Conte com a Remessa Online para receber valores do exterior

Depois de conseguir um investidor internacional, você precisará de uma ferramenta para receber o valor do seu investimento. A Remessa Online pode ajudar com isso. Na plataforma, você e o investidor fazem um cadastro rápido e fácil. 

Acesse o site e veja como a Remessa Online pode te ajudar a empreender, sendo um canal para você receber seu investimento com baixo custo.

Related posts

DAO: o que são as organizações autônomas descentralizadas

Aprenda como abrir empresa no Canadá

INPI: o que é, para que serve, como consultar e mais