Sem categoria

Vantagens e desvantagens das corretoras de câmbio

As corretoras de câmbio oferecem serviços de compra e venda de moedas estrangeiras, mas também realizam transferências de dinheiro entre pessoas de países diferentes. É um dos meios mais antigos e tradicionais de fazer esse tipo de transação e oferece vantagens e desvantagens para seus clientes.

Saber o que você tem a ganhar ou perder contratando os serviços das corretoras de câmbio vai te ajudar a fazer a escolha mais acertada. Neste artigo, mostramos quais são as vantagens e as desvantagens de contratar corretoras de câmbio para suas transações financeiras internacionais. Confira!

Quais são as vantagens e desvantagens de contratar corretoras de câmbio?

Comodidade

Esse é o principal benefício de contratar corretoras de câmbio em qualquer transação financeira internacional. Você não precisa fazer muito esforço, basta procurar a agência e passar as informações solicitadas. A própria agência faz todo o processo para você. No máximo, você terá que assinar uma documentação e fazer um pagamento para a empresa.

Garantia de assertividade

Quem não está acostumado a fazer transações internacionais ou nunca fez uma, sente uma certa insegurança. Isso é natural, afinal, perder qualquer valor em dinheiro é um grande prejuízo, principalmente quando o montante é alto.

Contratando as corretoras de câmbio, você tem mais segurança de que a transação será feita corretamente e não sofrerá prejuízos ou terá que repetir o processo mais uma vez. Por isso, muitas pessoas acabam optando por fazer o processo com uma corretora.

Acesso a outros serviços financeiros

As corretoras de câmbio também podem oferecer outros serviços para os clientes, como empréstimos internacionais e até fazer a transferência com pagamento em cartão de crédito internacional. Por exemplo, você precisa fazer uma transferência, mas não tem o valor, a corretora envia o dinheiro e faz a cobrança do pagamento – com juros – no seu cartão de crédito.

Taxas mais altas do mercado

As taxas das corretoras de câmbio costumam ser mais altas do que as de outras instituições, como bancos, por exemplo. Isso porque além das tarifas cobradas por outros serviços, as corretoras também têm suas próprias taxas e até comissões. 

Assim, fazer uma transação internacional com uma corretora de câmbio nunca será mais econômico do que com outras instituições.

Falta de agilidade no processo

Por mais que algumas agências divulguem seus serviços afirmando que são mais rápidos do mercado, a transferência por meio de uma corretora nem sempre é tão rápida. Além de, em muitos casos, exigir que o cliente vá até a agência, o processo é mais burocrático do que com um serviço online, por exemplo.

Falta de autonomia

Todo processo feito com uma corretora de câmbio exige a participação de um agente. Ou seja, o cliente não tem nenhuma autonomia para decidir nada na transação. Fazendo online, por meio de uma ferramenta como a Remessa Online, você consegue acompanhar as variações da moeda e escolher o melhor momento para transferir seu dinheiro.

Assim, consegue economizar com as taxas abusivas das corretoras e escolhendo a melhor data, de acordo com o câmbio, para fazer a transferência. Acesse o site da Remessa Online e veja como é rápido, fácil e econômico usar a plataforma.