5 formas de potencializar a sua capacidade inovadora

O estudo “Inovação na América Latina: as fórmulas das empresas líderes na região” revela dados importantes sobre a capacidade inovadora das empresas. De acordo com o levantamento, 80% das 20 empresas mais inovadoras têm uma equipe dedicada a isso.

Ter uma equipe dedicada a pensar em inovação é uma das formas de encontrar caminhos mais ágeis e eficientes para realizar tarefas, executar processos e criar. Neste artigo, listamos outras ações que a sua empresa pode adotar para potencializar sua capacidade inovadora. Continue lendo o material e confira!

Capacidade inovadora: 5 formas de aumentar o potencial da sua empresa

1. Inovação deve fazer parte da cultura da empresa

Empresas com histórico de inovação são aquelas que têm um ambiente onde essa característica é estimulada a todo o momento. Para inserir a inovação no dia a dia dos colaboradores, as empresas inserem essa ideia em suas culturas. 

Dessa forma, os colaboradores têm mais contato e são mais estimulados a terem um pensamento inovador. Quando a inovação não faz parte da rotina, não é possível cobrar que as pessoas ajam dessa forma. 

2. Contrate profissionais inovadores

A inovação já está tão presente no mercado que, hoje em dia, já é possível buscar profissionais com essa característica em seu histórico profissional. Como a empresa consegue identificar que um candidato é inovador?

Comece observando em quais empresas o profissional atuou. Esse é o primeiro indício de que ele teve contato com ações inovadoras, pois existem empresas conhecidas por essa característica. No momento da entrevista, entre nesse assunto, questione sobre como a inovação é inserida na vida do candidato e peça alguns exemplos de ações inovadoras na trajetória dele.

3. Crie uma área focada em inovação

Sabemos que nem todas as empresas têm recursos e capacidade produtiva para formar um time para pensar em inovação a todo o momento. Mas é importante ter pelo menos um profissional, que possa transitar entre as áreas e tenha esse tipo de experiência.

Diversas empresas já criaram suas áreas de inovação e estão formando profissionais a todo o momento. Por isso não será tão difícil encontrá-los. No entanto, é fundamental que esses candidatos estejam bem alinhados com a cultura e os valores da sua empresa. 

4. Faça parceria com outras empresas

No mercado de startups, é bastante comum que parcerias sejam firmadas entre empresas de segmentos diferentes, mas que se relacionam. Todas as startups querem crescer, ganhar mercado e buscar investimentos, por isso a concorrência é acirrada.

Por outro lado, unindo forças, uma empresa vai impulsionar a outra e a inovação pode ajudar. Busque empresas que já construíram ambientes e projetos inovadores para firmar parcerias e aprenda o máximo que puder com elas.

5. Destine recursos para investir em inovação

Empresas que querem inovar precisam investir. Todas as ações focadas em inovação e no crescimento dependem do investimento aplicado. Seja na hora de contratar um profissional com perfil inovador, que vai cobrar mais caro do que outro candidato, ou na hora de adotar tecnologias dentro da empresa. 

Por isso, comece a organizar as suas finanças desde já e buscar investimentos no mercado que vão ajudar a impulsionar o seu negócio e aumentar a capacidade inovadora da sua empresa. 

Gostou desse conteúdo? Continue acompanhando os conteúdos do blog da Remessa Online para aprender mais sobre inovação.

Related posts

Sociedade em conta de participação: entenda como funciona

Monetização do YouTube 2024: como funciona o pagamento para youtubers?

Qual o melhor horário para postar foto no Instagram? (2024)