Ações antidumping – Como Funcionam

No livre comércio mundial, é fundamental que existam medidas antidumping para evitar a concorrência desleal. Desta forma, o mercado nacional fica protegido contra a entrada indevida de produtos importados que possam enfraquecer a economia brasileira. 

Portanto, se você é um empresário que exporta ou importa produtos, acompanhe o artigo a seguir e conheça o que é antidumping, como ele funciona e quais medidas podem ser adotadas para proteger o comércio nacional.

Vamos lá?

Índice

Dumping e a competição desleal

Primeiramente, é importante que você entenda que o dumping ocorre quando uma empresa vende determinado produto em um local por preço e e, no exterior, por um preço mais baixo.

Ou seja, a empresa está praticando preços artificialmente mais baixos.

Nesse caso, ela tem uma margem de lucro muito pequena ou mesmo chega a ter lucro zero (valor de produção e de venda são iguais).

Geralmente o intuito por trás dessa prática é dominar o novo mercado.

Entretanto, isso pode resultar em uma competência desleal com os produtos locais, fazendo com que as mercadorias nacionais percam espaço para o produto importado.

Entenda o que é o antidumping

As medidas antidumping foram criadas justamente para evitar a prática de dumping por parte das empresas com o intuito de proteger o mercado nacional da concorrência desleal de determinados produtos importados.

Assim, é possível proteger o livre comércio do uso de práticas que sejam de concorrência desleal e ainda do abuso de poder econômico.

No Brasil, cabe à Secretaria de Comércio Exterior (SECEX), do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), fiscalizar a prática de dumping e aplicar as medidas antidumping quando necessário.

De acordo com a legislação nacional (Lei nº 9.019 de 30 de março de 1995 e Decreto nº 1.602 de 23 de agosto de 1995), é preciso conduzir uma investigação sobre a prática de dumping.

Entretanto, essa investigação pode ser conduzida somente com a participação de 50% dos fabricantes nacionais do setor atingido e ainda é preciso considerar que a investigação pode levar até 18 meses após a abertura do processo.

Se após a investigação a empresa for condenada, a principal medida antidumping aplicada é a cobrança de uma taxa adicional de impostos, são eles:

  • Ad valorem: consiste na cobrança de um percentual calculado a partir do valor aduaneiro do produto;
  • Específicas: são calculadas em dólares americanos, mas devem ser pagas em moeda nacional.

Essas taxas passarão a ser aplicadas ao produto que gerou a investigação e a todos os produtos similares com um período de duração de 5 anos. Vale dizer ainda que as empresas acusadas de dumping podem recorrer à decisão.

Por isso, é fundamental que as empresas façam pesquisas de mercado antes de expandir a sua atuação para o mercado internacional. Somente a partir desse conhecimento é que as empresas exportadoras e importadoras podem evitar futuros problemas. Sejam eles acusações de dumping ou mesmo a aplicação de salvaguardas.

Receba pagamentos do exterior com a Remessa Online

Uma dica segura para a sua empresa receber pagamentos do exterior de forma prática, sem burocracia e econômica é a plataforma brasileira Remessa Online.

A Remessa Online oferece a tecnologia de criptografia para todas as transações. Dessa forma, os seus dados ficam armazenados de forma segura, sem riscos para quem envia ou recebe transferências internacionais. Ainda, o Banco Central do Brasil é responsável pela regulamentação e fiscalização das atividades. Portanto, você não precisa se preocupar porque as remessas são tão seguras quanto as realizadas pelos bancos tradicionais.

Além disso, todas as transferências internacionais são realizadas diretamente da plataforma, sem a necessidade de ir a uma loja física. Para isso, é preciso apenas abrir a conta da sua empresa. Ela é gratuita e não há taxas de manutenção.

A única taxa cobrada é fixa em 1,3% sobre o valor da transação para o envio de dinheiro. Ou seja, você não pagará nada para receber o pagamento diretamente na sua conta. Além disso, a conversão de moeda tem como base o valor do câmbio comercial.

Através da Remessa Online, você também pode aproveitar todas essas vantagens como pessoa física, basta criar a sua conta pessoal.

Para ter mais dicas sobre comércio exterior e de como conquistar o mercado internacional, continue acompanhando o blog da Remessa Online.

Related posts

Receber em dólar do exterior: como funciona, taxas e impostos

CAPEX e OPEX: entenda a diferença, como funciona e mais

Desenquadramento MEI: como funciona e o que precisa ser feito