7 cursos gratuitos para criadores de conteúdo

Começar a produzir conteúdo na internet não é tão simples quanto parece. Por isso, muitas pessoas começam fazendo cursos gratuitos para criador de conteúdo. Nesses cursos, é possível aprender sobre como planejar a produção, como encontrar os melhores temas, quais equipamentos utilizar, técnicas de edição e muito mais.

A produção de conteúdo é uma profissão que exige conhecimento, dedicação e que o profissional se mantenha sempre atualizado. O profissional também pode atuar produzindo conteúdo para outras empresas. Existem diversas formas de atuar com a produção de conteúdo. Se você está procurando um curso para criador de conteúdo, continue lendo este artigo e veja 7 opções gratuitas que listamos para te ajudar.

Por que fazer cursos gratuitos para criadores de conteúdo?

Desde que as plataformas digitais se tornaram um ambiente para o compartilhamento e o consumo de conteúdo, o número de produtores tem crescido cada vez mais. Embora não existam dados sobre a quantidade de profissionais que atuam nesse setor, é possível encontrar novos perfis com uma simples busca.

Com isso, a concorrência também aumenta, fazendo com que seja mais difícil atrair seguidores e fidelizar uma audiência. O que muitas pessoas não sabem é que para conquistar o público, é preciso se dedicar, entregando conteúdo de qualidade e que gere valor para quem está acompanhando.

Fazer cursos gratuito para criador de conteúdo vai ajudar a profissionalizar o trabalho, com informações técnicas e orientações importantes para os produtores. Quem quer trabalhar com internet e construir uma carreira solo precisa se aperfeiçoar.

A seguir, você vai conferir uma lista com cursos gratuitos para quem quer se tornar um criador de conteúdo profissional. 

7 cursos gratuitos para criadores de conteúdo

1. Produção de Conteúdo para Web

Se você quer produzir conteúdo para internet, comece estudando por meio desse curso gratuito para criadores de conteúdo da Rock University. Todo material do vídeo é focado em ajudar o profissional a desenvolver e dominar as habilidades que precisa para escrever para internet.

No curso, você vai aprender sobre os conceitos de produção de conteúdo, processos necessários para o desenvolvimento do conteúdo, como planejar o conteúdo que será produzido, além de conferir dicas práticas para aplicar em seu dia a dia.

Entre os temas abordados no curso, você vai ver sobre escaneabilidade, pesquisa de palavras-chave, copywriting, SEO etc. Além de aprender a executar as três etapas da produção de conteúdo:

  • planejamento,
  • redação
  • revisão.

Entender a importância desses aspectos é importante para começar a atuar como um profissional de conteúdo. No curso, você também vai conhecer quais são as técnicas que os especialistas usam para alavancar seus sites e como distribuir o conteúdo de forma que atinja o maior número de leitores. Para acessar o curso e se inscrever, clique neste link.

2. SEO

SEO (Search Engine Optimization) é a técnica utilizada para posicionar um conteúdo nos primeiros resultados de busca do Google e outros buscadores. Um site bem posicionado aumenta as chances de clique do público, por isso é fundamental aprender sobre essas técnicas.

Neste curso, você vai aprender o que precisa fazer e o que não fazer para conseguir ranquear o seu site, de forma que ele apareça entre os primeiros resultados da busca. Algumas das técnicas que você vai aprender são otimização on e off page, link building, palavras-chave, funcionamento dos mecanismos de busca, estudos de caso etc. O curso também oferece uma certificação e é totalmente online. Acesse este link para se inscrever.

3. Revisão gramatical

Antes de publicar qualquer conteúdo na internet, é importante garantir que ele está fácil de ser compreendido. Isso também influencia no ranqueamento do site, pois se a pessoa acessar e não encontrar uma leitura fácil, vai acabar abandonando a página. 

E não só isso, erros gramaticais não geram confiança e prejudicam a reputação do seu site. Para evitar esse tipo de problema, revise os conteúdos. O curso de revisão gramatical da WR Politécnica de Ensino à Distância pode te ajudar. 

O curso é gratuito, mas cobra uma taxa para a emissão do certificado impresso, se você desejar ter um. Nele, você vai aprender sobre ortografia, sobre o novo acordo ortográfico, sobre a atuação do revisor e sobre como aplicar os conhecimentos adquiridos.

Além disso, o curso conta com apostilas e textos para serem revisados enquanto estuda, mas é um curso totalmente online. Se você só quer fazer uma atualização, pois já entende de gramática, esse curso também é uma boa opção. Acesse o site para se inscrever.

4. Marketing de Conteúdo

Para quem quer atuar de forma mais estratégica, planejando os conteúdos para construir relevância e conseguir vender por meio deles, aprender sobre Marketing de Conteúdo é fundamental.

Neste curso gratuito, você vai aprender o que é marketing de conteúdo, como fazer um planejamento, qual é o papel do blog no marketing de conteúdo, o que é funil de vendas, etc. Dessa forma, você terá toda base que precisa para começar a usar o Marketing de Conteúdo nas suas estratégias.

O curso online é dividido em módulos que facilitam o aprendizado e permitem que você estude no seu ritmo ou reveja as aulas. Para se inscrever, clique neste link.

5. Marketing Digital

Entender como funciona uma estratégia de Marketing Digital também é importante para quem quer se destacar na internet. Neste curso, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), você vai aprender sobre os conceitos de Marketing, o que é Marketing Digital, Marketing de Serviços, Marketing de Relacionamento, Comportamento, Ferramentas Online etc.

Esse é um assunto muito importante nos dias atuais, pois todas as pessoas estão na internet e esse é o melhor caminho para atingi-las e conversar com elas. Por isso, se você quer aprender como distribuir o seu conteúdo e alcançar o público, inscreva-se neste curso gratuito.

6. Gestão de Mídias Sociais

Agora, se você quer se aprofundar mais no universo das redes sociais para tirar o maior proveito delas, você precisa fazer esse curso de gestão em Mídias Sociais. Neste curso, além de aprender como gerenciar bem uma rede social, você também vai aprender como usá-las a seu favor, descobrindo como construir um planejamento estratégico de atuação em uma rede social.

Além disso, você vai aprender como utilizar as redes sociais para distribuir os conteúdos que produziu para internet, como atrair mais seguidores para a página do seu blog ou qualquer outra que estiver gerenciando e a produzir conteúdo para esses canais.

As redes sociais se tornaram a principal forma de entretenimento do público e ter um conteúdo personalizado sendo publicado nelas pode te ajudar a atrair mais leitores para o conteúdo que você está produzindo.

Você vai aprender a gerenciar as redes sociais, a produzir conteúdo específico para esses canais e acompanhar as métricas para avaliar como está o sucesso do seu canal. Para se inscrever neste curso gratuito e online, clique aqui.

7. Escola de criadores de conteúdo do YouTube

Se o seu objetivo é produzir conteúdo para o YouTube, você pode utilizar um site exclusivo da plataforma para os criadores. O YouTube conta com uma plataforma exclusiva de curso para criador de conteúdo. São diversos cursos, onde você vai aprender sobre estratégia de conteúdo, produção de vídeos, como otimizar o seu canal, como gerar receita e conhecer as diretrizes e regras para criação dos vídeos.

A plataforma é gratuita e os cursos são totalmente gratuitos, você só precisa fazer login no site para começar a aproveitar. Acesse este link e confira a lista de cursos que o YouTube oferece para os criadores de conteúdo.

Fazendo qualquer curso para criador de conteúdo que está nessa seleção, você já estará apto para começar a produzir os seus primeiros conteúdos. Seja para um canal ou blog próprio ou para clientes, mas continue sempre estudando, aprimorando os seus conhecimentos, principalmente sobre o mercado em que deseja atuar e sobre o perfil do público que deseja atingir. Isso será fundamental para o sucesso dos seus conteúdos. 

Related posts

Como enviar dinheiro para Portugal? Passo a passo prático

Spread cambial: o que é, como é cobrado e como calcular

Melhores cidades para morar em Portugal: lista atualizada