Como receber por trabalhos freelancer de fora do Brasil

Você precisa receber por trabalhos freelancer de fora do Brasil? Saiba que esse processo pode ser bem simples e sem burocracia, basta utilizar as ferramentas certas. Existem diversas formas de receber dinheiro de outros países, mas que acabam gerando custos altos ou exigem muitos processos.

Por esses motivos, muitas pessoas deixam de prestar serviços para outros países com medo de não conseguir receber por trabalhos freelancer de fora do Brasil. Neste artigo, você vai ver como receber por freelancer no EUA ou de qualquer outro país, além de outras informações. Continue lendo e confira!

Como vender seus serviços de freelancer para outros países?

Antes de mais nada, se você nunca prestou serviço para clientes internacionais, mas tem muita vontade, veja este primeiro tópico. Vamos mostrar onde você pode divulgar seu trabalho e o que fazer para se destacar.

Tenha um currículo em inglês

O primeiro passo para começar a procurar trabalho freelancer em outros países e ter um currículo ou uma apresentação em inglês. O idioma é utilizado nos países mais importantes do mundo e qualquer relação comercial exige uma boa comunicação em inglês.

Por isso, se você ainda não tem, prepare um currículo e, se possível, um portfólio com os seus melhores trabalhos, em inglês. Assim, ficará mais fácil de divulgar e atrair contratantes. 

Destaque o melhor do seu trabalho

Um fator que beneficia o brasileiro é a força de vontade e a facilidade para se adaptar aos cenários. O brasileiro se vira muito bem trabalhando e você precisa mostrar isso em sua apresentação. Pense que você é o seu próprio produto e precisa vendê-lo.

Destaque suas principais qualidades, pontos em que você já se destacou na vida e separe seus melhores trabalhos. Coloque tudo isso em um site, uma carta de apresentação ou um documento. Sempre que fizer um primeiro contato com um contratante envie essas informações.

Cadastre-se em sites de freelancer

Existem diversos sites de empregos com vagas fixas ou com trabalhos extras, que são oferecidos por meio de projetos. Esse é um ótimo caminho para começar a pegar os primeiros trabalhos. Neste link, você encontra os principais e melhores sites com oportunidades de trabalho para quem é freelancer. Confira!

Como receber por trabalhos de fora do Brasil: veja tudo que você precisa saber

Documentação

Para receber pelo trabalho, o freelancer precisa emitir uma invoice, que é como uma nota fiscal, mas com validade internacional. O documento comprova que o serviço foi prestado e é exigido em bancos e empresas de transferência para justificar o valor transferido.

Em alguns casos, é necessário também que o freelancer emita uma nota fiscal para fins de contabilidade interna. Porém, a sua nota fiscal não é necessária para o processo de pagamento do exterior.

Transferência bancária

A transferência do dinheiro pode ser feita por meio de uma conta corrente. Nesse caso, o contratante transfere o valor da sua conta para a conta do profissional no Brasil. O processo de recebimento pode levar alguns dias e costuma gerar custos mais altos para o freelancer, de acordo com o banco em que ele é cliente.

PayPal

O PayPal também é uma opção para quem quer receber pagamento do exterior. Nesse caso, o contratante e o freelancer precisam ter uma conta na plataforma. A transferência pode ser feita de diversos lugares do mundo e também gera uma taxa para o profissional.

Nesse caso, o freelancer paga uma tarifa fixa de serviço (conforme a moeda recebida) e uma taxa de 6,4% sobre o valor da transação.

Cartão pré-pago

Outra forma de receber por trabalhos freelancer de fora do Brasil é por meio de cartões pré-pago. Existem algumas opções no mercado, com taxas diferentes, vantagens e desvantagens.

Nesse caso, o contratante e o profissional precisam ter um cartão da mesma empresa. A transferência é feita e entra como um crédito no cartão, que pode ser transferido ou sacado, mas as transações geram taxas para quem está recebendo. Além disso, é preciso verificar quais empresas atendem no Brasil.

Remessa Online

A Remessa Online é um serviço de transferência de dinheiro. Para utilizá-la, é preciso fazer um cadastro na plataforma e enviar uma solicitação de pagamento ao contratante. A Remessa Online exige o envio do contrato de prestação de serviços.

Depois que o cadastro e o contrato forem aprovados pela plataforma, é só acessar a conta, clicar em “Receber” e escolher em qual moeda deseja receber. O contratante é notificado para fazer a transferência e depois de concluída, o prazo para resgate do valor é de até dois dias úteis.

A Remessa Online não cobra tarifa bancária, cobra apenas o câmbio comercial e o IOF, obrigatório em transações financeiras, de 0,38%, além dos custos da operação de 1,30%, o Valor Efetivo Total (VET).

Como receber freelancer nos EUA?

Para receber pelos serviços prestados para empresas nos Estados Unidos, você pode escolher qualquer uma das opções citadas acima. Diversos freelancers prestam serviços para o país e as transferências de dinheiro para prestadores de serviços é uma prática bastante comum. Apenas atente-se para as exigências de cada serviço e taxas cobradas nas plataformas. 

Freelancer: quais impostos para receber dinheiro do exterior?

Quem presta serviço para clientes em outros países não precisa pagar nenhum imposto diretamente sobre o valor recebido. No entanto, quem se enquadra nos critérios listados abaixo precisa emitir e pagar a DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) sobre seus rendimentos mensais:

  • Profissionais autônomos que prestam serviços à outras pessoas físicas e não possuem um vínculo empregatício;
  • Pessoas que fazem locação e/ou sublocação de bens móveis ou imóveis;
  • Pensão alimentícia, mesmo recebida de pessoa jurídica;
  • Valores recebidos do exterior.

Dessa forma, se você recebe qualquer valor de outros países, mesmo que não seja relacionado a trabalho, precisa registrar na DARF mensalmente.

O recolhimento da DARF deve ser feito até o último dia útil do mês após o recebimento do dinheiro. Ou seja, se você recebeu em dezembro, tem até o dia 31 de janeiro para registrar a sua DARF.

Você pode preencher e emitir a sua DARF no site do Centro Virtual de Atendimento (e-CAC). O site exige um cadastro para ser utilizado.

Agora que você já sabe tudo sobre como receber por trabalhos freelancer de fora do Brasil. Utilize o serviço da Remessa Online e receba seu dinheiro de forma rápida, fácil e com um custo que cabe no seu bolso. Faça seu cadastro na plataforma da Remessa Online.

Related posts

Compras internacionais de US$ 50 devem perder isenção; entenda

Amortização: descubra como funciona e quais são os tipos

7 países da América do Sul para viajar