Amazon GO: o futuro está mais perto do que nós imaginamos

Quando se fala em práticas futuristas, as compras feitas de maneira automática, sem intervenção humana e contando com o suporte da tecnologia para agilizar o processo são facilmente imaginadas. Porém, você sabia que essa prática já é realidade? 

O Amazon Go foi criado com esse objetivo, mas muitas pessoas ainda não conhecem esse modelo de loja e como ele funciona. Por isso mesmo, preparamos um conteúdo completo sobre essa novidade e como a tecnologia anda lado a lado das pessoas. Confira!

O que é Amazon Go?

O Amazon Go é um mercado inteligente desenvolvido pela Amazon, uma empresa de tecnologia que também atua com o e-commerce e atingiu reconhecimento mundial como umas das principais forças econômicas do mundo. O objetivo é realizar as vendas sem intervenção humana, então não é preciso de atendentes e caixas. 

A primeira loja foi aberta ao público em Seattle, em janeiro de 2018. Porém, isso aconteceu após uma longa fase de testes realizada apenas com os funcionários da rede, que teve início em dezembro de 2016. 

As lojas funcionam como supermercados, com produtos alimentícios, mantimentos, kits de refeição e bebidas alcoólicas. Desde a abertura da primeira loja, a rede já cresceu: 2020 já somava 27 lojas abertas, concentradas nas cidades de Seattle, Chicago, Nova York e São Francisco. Entre elas, algumas funcionam no modelo “Amazon Go Grocery”, aumentando a variedade maior de produtos ofertados ao público. 

Como funciona esse modelo?

O mercado atua como uma loja normal, oferecendo uma variedade de produtos aos consumidores. No entanto, todo o seu funcionamento é baseado no uso da tecnologia, sem exigir a etapa de registros e pagamento no caixa para o check-out. 

Para isso, o usuário precisa ter o aplicativo Amazon Go instalado em seu dispositivo e vinculado a uma conta Amazon. Assim, quando ele se dirige à loja é preciso fazer a leitura de um QR Code localizado em uma catraca na entrada para liberar a entrada e ativar as compras.

O reconhecimento é imediato e permite a liberação de mais de uma pessoa vinculada ao mesmo aparelho. Depois o cliente circula normalmente pela loja escolhendo os produtos que deseja levar. Quando ele retira algum item da prateleira, ele é adicionado no carrinho do aplicativo e, caso seja devolvido, é retirado.

Ao final, são cobrados apenas os itens que foram realmente levados pelo usuário e a cobrança é feita pelo próprio aplicativo. Em caso de erros, é possível solicitar o reembolso informando quais foram as divergências nas compras. Dessa maneira, não é preciso passar pela conferência e cobrança no caixa. 

O valor é debitado em até 20 minutos, sempre considerando o cartão de crédito registrado na conta Amazon. O aplicativo também mantém o registro de todas as compras realizadas para a conferência do usuário. 

Tecnologia aplicada

A tecnologia utilizada combina algoritmos de aprendizagem de máquina com sensores ultrapotentes e uma visão computacional. Segundo a Amazon, a operação é semelhante a dos carros autônomos, que conseguem compreender o ambiente a sua volta para guiar o veículo. 

Para conseguir registrar todas as movimentações com os produtos, as lojas contam com diversas câmeras posicionadas e QR Codes para identificar os produtos. O local conta com sensores na saída que validam a compra e realizam a cobrança. 

O controle é feito de maneira detalhada: se você retirar o produto, ele é incluído no seu carrinho, mas se você repassá-lo para outro usuário, a compra será transferida para ele. Porém, o sistema também consegue identificar pessoas fazendo compras juntas, garantindo mais segurança em todo o processo. 

A Amazon continua observando os resultados obtidos e implementando melhorias, mas o negócio deu certo: são mais de 20 lojas para comprovar isso. Inclusive, empresas concorrentes já  estudam maneiras de adotar sistemas semelhantes em suas unidades. 

A mão de obra humana

Uma preocupação com a automatização de tantas funções é a substituição de mão de obra humana, o que prejudicaria a geração de emprego. No entanto, ainda é necessário pessoas para controlar todos os sistemas e acompanhar o funcionamento, além de organizar as lojas e realizar outras tarefas.

A questão é que é preciso se adaptar: a tecnologia exige o desenvolvimento de novas habilidades para se adequar às mudanças do mercado. Cada vez mais são desenvolvidas ferramentas que buscam atender as necessidades dos consumidores e automatizar tarefas, então as pessoas precisam se preparar para conseguir acompanhar essas tendências. 

Quais são os benefícios que ela proporciona?

O desenvolvimento do modelo foi feito com o objetivo de trazer benefícios aos consumidores, atendendo diversas necessidades identificadas pela empresa americana ao criar o modelo. Conheça os principais. 

Facilidade para o pagamento

Todo o sistema criado pela Amazon nessas lojas traz mais agilidade para o pagamento. O usuário só precisa ter uma conta registrada com um cartão de crédito válido que a cobrança é feita de maneira automática ao sair do estabelecimento.

Os canais para apresentar reclamações a respeito de divergências também são online, facilitando qualquer necessidade de contato para rever cobranças. Não é preciso lidar com dinheiro ou cartão de crédito: inclusive, é possível deixá-los em casa, já que tudo será realizado por meio do aplicativo. 

Ausência de filas

Um dos incômodos gerados ao fazer compras são as longas filas que se formam no caixa, devido à necessidade de passar todos os produtos e depois fazer a cobrança. Passar o cartão na maquininha e validar a senha ou contar o troco também exigem tempo e tudo isso prolonga o atendimento. No Amazon Go como tudo é automatizado, não há riscos de formar filas.

Economia de tempo

Com os benefícios já citados, os usuários conseguem fazer as compras com mais agilidade. Basta fazer o registro na entrada, selecionar os produtos e ir embora. Não existem etapas adicionais e outros processos, garantindo economia de tempo em relação ao modelo tradicional. 

Ainda não existem lojas Amazon Go no Brasil, mas com a expansão do modelo, é possível que ela chegue ao país nos próximos anos. Até lá, vale acompanhar as novidades do mercado e as tendências da tecnologia para facilitar a adaptação. 

Gostou do conteúdo? Muitos se interessam em investir na empresa e se beneficiar  da inovação da empresa. Se você quer saber mais sobre isso, aprenda como investir em ações da Amazon!

Resumindo

O que é Amazon Go?

É o mercado inteligente criado pela Amazon, com o uso de tecnologia para realizar as vendas sem intervenção humana. 

Como funciona?

O consumidor precisa se conectar pelo aplicativo Amazon Go e ler um QR Code na entrada do estabelecimento. As câmeras posicionadas conseguem registrar todas as movimentações, contabilizando os produtos retirados da prateleira e levados pelo usuário. Na saída do estabelecimento, os sensores validam a compra e o valor é debitado no cartão vinculado à conta Amazon do usuário.

Quais são os benefícios?

O Amazon Go proporciona diversos benefícios aos usuários. Veja só:
Facilidade para o pagamento
Ausência de filas
Economia de tempo

Related posts

Venda de Stock Options: como declarar e qual o IOF da operação?

Novo algoritmo do Instagram vai priorizar conteúdo original

Dia do trabalhador é comemorado dia 1 de maio