Apagão nacional 2023: falta energia em diversas cidades brasileiras

Na manhã de 15 de agosto de 2023, diversos estados brasileiros relataram estar com falta de luz a partir de 8h31. A queda de energia atingiu estados das 5 regiões do país, causando um apagão nacional.

O Ministério de Minas e Energia tratou a situação como uma queda abrupta na carga e geração de energia. Segundo o órgão, houve uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional. Isso interrompeu a distribuição de 16 mil MW de carga nos estados e causou o apagão.

Quer saber o que aconteceu com o apagão? Continue a leitura!

O que aconteceu no apagão nacional de 2023?

Na manhã de terça-feira, 15 de agosto de 2023, estados brasileiros das 5 regiões do país relataram estar com falta de luz. Segundo a nota do Operador Nacional do Sistema Elétrico, a instabilidade começou por volta de 8h31, no horário de Brasília, quando houve uma ocorrência no sistema. Isso causou a interrupção do fornecimento de 16 mil MW no Sistema Interligado Nacional de energia, acarretando em um apagão nacional.

Ainda segundo o ONS, a instabilidade provocou a separação elétrica das regiões Norte e Nordeste e do Sul e Sudeste. O órgão confirmou que a interrupção de fornecimento de energia no Sul e no Sudeste foi uma ação controlada para evitar a expansão da instabilidade. Até 10h da manhã, a distribuição de 7 mil MW já tinha sido recomposta. Nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, o sistema elétrico já foi restaurado.

O Ministério de Minas e Energia trabalha para restaurar o fornecimento de energia total o mais rápido possível. 

Qual é o motivo do apagão?

O apagão aconteceu após uma abertura indevida da interligação Norte-Sudeste às 8h31. Em nota, o ONS afirma que as causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas.

A ocorrência na rede de operação interrompeu 16 mil MW de distribuição de energia elétrica nos estados das regiões brasileiras. O Norte e o Nordeste foram as áreas mais afetadas pela falta de energia.

A queda da distribuição de 16 mil MW às 8h31 causou a diminuição da carga do sistema elétrico brasileiro em 25,9%. Normalmente, o Brasil registra mais de 70 mil MW de distribuição elétrica no mesmo horário. A queda continuou até 8h40, quando o sistema registrou a carga de 54.383,7 MW, a menor do dia.

Quase ¼ da energia do sistema foi perdida durante o apagão. A partir de 8h41, o sistema começa a registrar uma subida gradual da carga.

As áreas mais afetadas pelo apagão foram o Norte, cujo subsistema caiu 83,8% entre 8h31 e 8h41, e o Nordeste, que caiu 44% durante o mesmo período. O subsistema Sudeste-Centro-Oeste registrou queda de 19% depois do apagão, e a região Sul, que sofreu menos com a diminuição de carga, teve 15% de perda.

Onde aconteceu o apagão de energia?

O apagão aconteceu nas 5 regiões brasileiras, e há relatos de falta de luz em todos os 26 estados brasileiros e no Distrito Federal.

O apagão causou a falta de luz simultânea e instável durante as primeiras horas da terça-feira, 15 de agosto de 2023. Estados nas 5 regiões relataram estar com falta de luz. Norte e Nordeste foram as áreas mais afetadas pela ocorrência.

Gostou do artigo? Então siga a Remessa Online nas redes sociais para ficar por dentro das principais novidades. Estamos no Facebook, LinkedIn e Instagram!

Resumindo

Qual é o motivo do apagão?

O apagão aconteceu após uma abertura indevida da interligação Norte-Sudeste às 8h31. Em nota, o ONS afirma que as causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas.

Onde aconteceu o apagão de energia?

O apagão aconteceu nas 5 regiões brasileiras, e há relatos de falta de luz em todos os 26 estados brasileiros e no Distrito Federal.

Related posts

Aposentadoria na Costa Rica para brasileiros: guia completo

Calendário Bolsa Família 2024: pagamentos de maio começam dia 17

SLU ou Eireli? Entenda migração e o que é Sociedade Limitada Unipessoal