Qual a diferença entre Eireli e Sociedade Limitada Unipessoal?

Superar desafios é algo comum na carreira de um pequeno empresário, e as dificuldades começam desde a hora de regularizar o negócio, onde sempre surge o dilema sobre a escolha da modalidade para oficializar a empresa.

Para tornar mais fácil o ato de empreender, o governo aprovou recentemente pela medida provisória a Sociedade Limitada Unipessoal, que chegou como uma nova possibilidade para pessoas que desejam investir no próprio negócio.

Conheça neste post, a diferença entre EIRELI e Sociedade Limitada Unipessoal e saiba qual a melhor alternativa para a sua situação. Continue a leitura e confira informações relevantes sobre o assunto!

O que é uma empresa EIRELI?

A Empresa Individual de Responsabilidade Limitada — EIRELI é um formato jurídico empresarial onde o titular é o responsável e não pode ter o patrimônio pessoal afetado pelas atividades e dívidas da empresa.

É constituído por apenas um sócio, não existe um limite de faturamento e para abrir um negócio nessa modalidade, é necessário declarar um capital social equivalente a 100 salários mínimos, o que pode assustar muitos empreendedores.

O que é uma Sociedade Limitada Unipessoal?

Criada para facilitar o empreendedorismo brasileiro, a Sociedade Limitada Unipessoal é um formato que permite que o empresário atue sem sócios e sem comprometer o patrimônio pessoal. É uma forma de evitar as burocracias para o pequeno empreendedor.

Diferentemente da EIRELI, a Sociedade Limitada Unipessoal não exige capital mínimo para a constituição da empresa e não existe limite de faturamento. Com características mais simples, pode ser uma alternativa mais viável.

Qual as diferenças entre elas?

Apesar de ter características semelhantes, as diferenças entre os formatos são expressivas. O principal ponto é que a Sociedade Limitada Unipessoal não exige um capital mínimo, já para a EIRELI é necessário 100 salários mínimos no ato constitutivo.

Ambas as opções não exigem sócios, o patrimônio pessoal não é afetado pelas responsabilidades da empresa e não existe limite máximo de faturamento. Outra limitação é a restrição de pessoas naturais como titulares de apenas uma EIRELI, o que não se aplica à Sociedade Limitada Unipessoal.

Como abrir uma Sociedade Limitada Unipessoal?

O processo para abrir uma empresa no formato Sociedade Unipessoal é simples, entretanto, o apoio de um profissional habilitado é indispensável para garantir que tudo esteja dentro da lei. As etapas para constituir a empresa são:

  • Encontre um profissional qualificado;
  • Providencie um contrato social;
  • Tire o CNPJ e inscrição estadual e municipal;
  • Solicite a emissão do alvará de localização e funcionamento.

Como abrir uma EIRELI?

Para constituir uma empresa EIRELI, o processo segue basicamente as mesmas etapas das demais modalidades, ou seja, tudo começa com o protocolo do documento de constituição na Junta Comercial do Estado.

O passo a passo é bem semelhante ao da Sociedade Limitada.

  • encontre um profissional qualificado;
  • faça um contrato social;
  • tire o CNPJ e inscrição estadual e municipal;
  • solicite a emissão do alvará de localização e funcionamento.

Qual opção é mais vantajosa?

Mesmos com as restrições, o formato ideal para constituir uma empresa vai depender diretamente da situação do empreendedor, no entanto, as facilidades que a Sociedade Limitada Unipessoal oferece pesa bastante, principalmente por não ser necessário investir um alto valor no início.

Em muitos casos os empreendedores planejam ter um negócio próprio, sem o apoio de sócios, mas não têm o valor de 100 salários mínimos para constituir uma EIRELI. Nessa situação, a Sociedade Unipessoal é a melhor solução para regularizar as atividades de acordo com sua realidade e plano de negócios. 

As transações internacionais Remessa Online

O mercado internacional é um atrativo para os empreendedores brasileiros e uma oportunidade única de ampliar os horizontes e aumentar as vendas. Quem atua ou pretende explorar esse mercado deve considerar a melhor forma para fazer transações internacionais, seja para enviar, receber ou fazer pagamentos no exterior.

Para isso, a Remessa Online oferece as melhores condições do mercado, e você pode economizar até 8 vezes em taxas. As operações são realizadas por meio da plataforma digital que é credenciada pelo Banco Central do Brasil, proporcionando toda a eficiência de processos seguros e concluídos em até 1 dia útil.

Conheça a Remessa Online for Business

O objetivo é favorecer o seu planejamento financeiro e contribuir para alcançar suas metas com maior agilidade, comodidade e todos os benefícios que a tecnologia proporciona no dia a dia.

Como você percebeu, a diferença entre EIRELI e Sociedade Limitada Unipessoal pode influenciar bastante na sua decisão, e é fundamental estar bem assessorado juridicamente para analisar e definir o melhor caminho para sua empresa.

Curtiu o post? Como você já sabe a diferença entre EIRELI e Sociedade Limitada Unipessoal, que tal conferir mais um conteúdo relevante? Leia sobre o tipo de empresa ideal para o seu negócio e fique ainda mais bem-informado!

Resumindo

O que é uma empresa EIRELI?

Consiste em um formato jurídico empresarial onde o titular é o responsável e não pode ter o patrimônio pessoal afetado pelas atividades e dívidas da empresa. Não existe faturamento mínimo e exige sócios.

O que é uma empresa Sociedade Limitada Unipessoal?

É um formato aprovado pelo Governo Federal em setembro de 2019, que permite ao empresário atuar sem sócios e nem comprometer o patrimônio pessoal. Não tem faturamento mínimo, sendo considerado uma modalidade menos burocrática e acessível ao pequeno empresário, facilitando o ato de empreender.

Qual a principal diferença entre EIRELI e Sociedade Limitada Unipessoal ?

A principal diferença entre os formatos é que para constituir uma empresa EIRELI é necessário ter um capital inicial de 100 salários mínimos, requisito que não é aplicado na Sociedade Limitada Unipessoal.

Related posts

403 Forbidden: entenda o que é e como resolver

Dassault Falcon: quanto custa o jatinho e quais os modelos?

Como enviar dinheiro para Portugal? Passo a passo prático