Aprenda como abrir uma empresa no Uruguai

Empreender fora do Brasil é uma alternativa que tem atraído os interesses de muitos brasileiros. Quem quer investir, está procurando alternativas em diversos países. O Uruguai é uma dessas opções. Se você quer saber como abrir empresa no Uruguai, deve continuar lendo este artigo.

Além de entender como abrir empresa no Uruguai, você também vai entender quais são os motivos que estão atraindo os investidores brasileiros para começar seus negócios no país vizinho. Continue lendo e entenda mais sobre o assunto.

Por que abrir empresa no Uruguai?

O Uruguai é um país com uma economia estável, baseada na agropecuária e na indústria. Educação, saúde e bem-estar são aspectos importantes para o país, que está sempre investindo nessas áreas, tornando a qualidade de vida sempre melhor. Consequentemente, há menos criminalidade e a desigualdade no país.

Esses resultados fazem com que mais pessoas se interessem em viver no Uruguai, principalmente os brasileiros. De acordo com dados do Itamaraty, o número de brasileiros que migraram para o país mais do que dobrou, passando de 19.345 em 2018 para 43.412 em 2020. Ainda assim, há pouco mais de 3,5 milhões de habitantes no local.

Além desses aspectos, outros fatores tornam o Uruguai uma alternativa interessante para quem quer empreender. Mesmo durante a pandemia, o governo uruguaio, que já oferece um regime fiscal com menos burocracias, flexibilizou as regras para quem queria obter residência fiscal.

O governo também reduziu o valor do investimento mínimo para instalação no país. Entre as medidas adotadas, que passou de US$ 1,8 milhão para US$ 380 mil e alterou o prazo de permanência física anual, que foi de 183 para 60 dias. 

Os investidores estrangeiros já tinham uma isenção tributária de cinco anos para estabelecer domicílio fiscal no país. Com a pandemia, o período foi estendido para dez anos.

Todo esse cenário torna o Uruguai um país muito mais vantajoso para quem quer investir do que o Brasil, que conta com uma estrutura tributária complexa. O reflexo disso são milhares de brasileiros deixando o país para procurar oportunidades de empreender em solo estrangeiro.

Quais são as vantagens de abrir empresa no Uruguai

Ao empreender no Uruguai, os brasileiros têm diversos benefícios. Além da economia ser maior, pois a carga tributária é menor, o cidadão tem a possibilidade de fixar residência em um país com um dos maiores IDHs do mundo inteiro.

O Uruguai é um país seguro, com uma economia forte e que oferece qualidade de vida para seus moradores. Além disso, está bem próximo do Brasil, o que permite que o brasileiro não fique tão distante de seus amigos e familiares.

Quando questionados sobre imigração, os brasileiros afirmam que a saudade dos amigos e da família é o sentimento mais difícil de lidar. Por isso, estar mais perto pode diminuir essa sensação negativa.

Brasileiro pode abrir empresa no Uruguai

Cidadãos do mundo inteiro, inclusive do Brasil, podem abrir empresa no Uruguai. Basta seguir os processos determinados pelo país e se enquadrar nos critérios pré-determinados pelo governo uruguaio, além de respeitar a legislação local.

Qual o custo de vida no Uruguai?

O Uruguai é um dos melhores países para viver em todo o mundo, mas isso tem um preço. O custo de vida no país pode ser até 60% mais caro do que no Brasil, mas em compensação, o poder de compra dos uruguaios chega a ser 7% maior do que o dos brasileiros.

Um dos principais gastos que os cidadãos do Uruguai precisam manter é o aluguel, que varia em torno de 19 mil pesos uruguaios por mês. O valor, convertido, chega a ser 70% mais caro do que os valores praticados no Brasil. 

Somado com outras despesas, uma pessoa que mora no Uruguai pode ter quase 30 mil pesos uruguaios de despesa, dependendo da cidade em que mora. Cada pessoa vai ter um custo de vida diferente, pois é preciso considerar a localização escolhida, os hábitos alimentares e sociais, além de outros fatores. 

O ideal é fazer uma pesquisa antes da mudança e um planejamento financeiro, estimando os possíveis custos.

Como investir dinheiro no Uruguai?

Existem dois caminhos para quem quer investir dinheiro no Uruguai. O primeiro deles é comprando ações de empresas uruguaias. É uma alternativa que exige menos empenho e trabalho do investidor, pois depende do investimento e acompanhamento. Levando em consideração que o investidor terá o auxílio de um agente financeiro, sua dedicação será bem menor.

A outra forma é abrindo uma empresa no país. Nesse caso, além de considerar os custos de investimento, é preciso avaliar qual será o custo para manter o negócio, contratar mão de obra, alugar um espaço físico, custos de abertura de empresa e toda burocracia do processo. 

Quais os documentos para abrir uma empresa no Uruguai?

A maioria das empresas no Uruguai são Sociedades de Responsabilidade Limitada ou Sociedades Anônimas. Nesse tipo de empresa, é possível ser de propriedade estrangeira e contratar funcionários estrangeiros. 

O prazo para abrir uma Sociedade de Responsabilidade Limitada ou uma Sociedade Anônima é de 6 a 8 semanas, a partir da entrega de toda a documentação.

Não é necessário fazer um aporte de capital social mínimo e também não há controle desse valor. A empresa pode ter no máximo um sócio e deve ter um endereço fiscal e uma representação legal.

Veja quais são as etapas para abrir sua empresa:

Elabore o contrato social da empresa

O contrato social é um documento que define qual é o objeto social da empresa e como ele vai operar.

Registre sua empresa

Depois de assinar o contrato da empresa, você terá um prazo de 30 dias para registrá-la. Procure o Registro Nacional de Comércio para dar andamento a esse processo.

Em seguida, você deve procurar o Diário Oficial da União (IMPO) e um outro jornal, para publicar o resumo dos estatutos da empresa. Essa publicação deve detalhar o nome da empresa, dos sócios, sua finalidade societária e seu endereço fiscal. 

Obtenha o número de identificação fiscal da empresa

No máximo até 10 dias antes de começar sua operação, você deve procurar a Diretoria Geral Tributária (DGI) e o Ministério do Trabalho e Previdência (MTTS) para registrar sua empresa.

Além disso, cadastre sua empresa na autoridade tributária nacional para obter os números de identificação e de imposto do seu negócio.

Registre seu investimento

Você deve fazer um investimento inicial na empresa para dar início às operações.

Abra uma conta bancária

Você vai precisar de uma conta bancária corporativa e depositar o capital social para iniciar o negócio. Informe ao Banco Central do Uruguai qual será o percentual de participação de cada sócio na empresa.

A notificação deve ser feita por meio da declaração do percentual de participação que foi estabelecido para cada sócio. Em caso de alterações, após essa definição, você deverá comunicar ao órgão em até 30 dias.

Um dos benefícios da incorporação de uma limitada no Uruguai é que a renda obtida fora do Uruguai é isenta de impostos, o que significa que apenas os rendimentos obtidos dentro do país são tributados. 

Além disso, as demonstrações financeiras anuais não devem ser apresentadas ao governo, pois esse tipo de pessoa jurídica não está sujeita ao controle da Auditoria Interna da Nação (AIN). Note que os estrangeiros podem possuir 100% de participação de uma limitada no Uruguai. Todo o processo de abertura da empresa leva entre 20 e 30 dias.

Como é o CNPJ no Uruguai?

O Registro Único Tributario (RUT), é o Cadastro Único Tributário, utilizado para identificar empresas e pessoas físicas que atuam de forma comercial no Uruguai. Funciona como um CNPJ, e é por onde as autoridades, bem como a Direção Geral de Impostos (DGI), consegue ter maior controle fiscal e legal sobre as atividades comerciais do país. Veja o passo a passo para emitir o seu RUT.

Quanto custa para abrir empresa no Urugua?

Os custos para abrir uma empresa no Uruguai depende de alguns fatores, como o tipo de empresa, a área de atuação do negócio, se vai atuar apenas no país ou se vai exportar etc. Para se ter uma ideia de valores, é possível abrir e manter uma empresa no país com a partir de 200 dólares.

Se você quer saber como abrir uma empresa em outros países, continue acompanhando o blog da Remessa Online.

Related posts

Como enviar dinheiro para Portugal? Passo a passo prático

Spread cambial: o que é, como é cobrado e como calcular

Melhores cidades para morar em Portugal: lista atualizada