Black Friday americana: 8 dicas para aproveitar as promoções

O dia de Ação de Graças é comemorado nos Estados Unidos toda quarta quinta-feira do mês de novembro. No dia seguinte, acontece a Black Friday. O dia de promoções surgiu porque na época, os lojistas buscavam maneiras de aumentar suas vendas após um longo período de recessão.

Dizem que depois de operar todo ano no vermelho, o Black Friday foi o primeiro dia do ano em que as lojas conseguiram operar na chamada “faixa preta”. A onda de compras foi a oportunidade para os americanos que aproveitaram o feriado prolongado do dia de Ação de Graças para adiantar os presentes de natal.

Desde então, todos os anos acontece o dia de promoções. E a prática não se limita aos Estados Unidos, muitos países do mundo já aderem à Black Friday para queimar estoques e movimentar o caixa dos seus negócios.

Entretanto, os consumidores devem estar atentos à promoções deste dia para não serem enganados em suas compras e aproveitarem promoções reais e oportunidades realmente vantajosas. A seguir, elencamos algumas dicas incríveis para você aproveitar a Black Friday Americana fazendo escolhas inteligentes de consumo. Confira!

1. Faça uma lista de compras

Antes de entrar em filas gigantescas e enfrentar corredores de lojas completamente lotados, a dica para quem está pensando em aproveitar a Black Friday Americana é: faça uma lista de compras. Provavelmente você tem uma ideia do que gostaria de comprar, por isso, algumas semanas antes da promoção coloque todos esses itens no papel.

Essa prática vai te ajudar a ter mais foco além de permitir que você identifique quais promoções realmente são vantajosas. E é justamente neste ponto que nós partimos para a próxima dica.

2. Faça uma pesquisa de preços semanas antes

Você não precisa estar nos Estados Unidos para pesquisar os preços. Por isso, antes mesmo da sua viagem, faça pesquisas de preço, analise os sites das lojas que você pretende visitar e coloque os valores atuais dos produtos na lista que você montou.

Essa prática vai te ajudar a saber quais lojas terão os produtos que você quer comprar com melhor preço, além disso, vai ser possível identificar se aquela promoção realmente vale a pena ou se a loja aumentou o preço antes da Black Friday para depois conceder um desconto.

3. Liste as lojas que pretende visitar

Depois de cumprir as duas etapas iniciais e já ter uma ideia sobre os itens que você pretende comprar é hora de montar uma lista com as lojas que você pretende visitar.

Aqui, uma dica importante é verificar quais lojas começam a promoção no dia de ação de graças. É isso mesmo, inúmeras lojas já começam com as promoções do dia anterior à Black Friday, entre elas, podemos destacar a Best Buy, Target e Walmart.

Fique atento pois o Thanksgiving é feriado, desta forma, o horário de abertura é mais tarde. Por isso a dica é verificar no site oficial das lojas qual será o horário de funcionamento. Geralmente as lojas já divulgam informações sobre horários durante a Black Friday.

No caso do Walmart, por exemplo, ele costuma oferecer promoções durante uma hora ou até a venda do estoque promocional. Ainda, algumas promoções são apenas para as lojas físicas e outras podem ser aproveitadas online. Em razão dessas particularidades é interessante pesquisar com calma antes para aproveitar ao máximo as promoções de acordo com os itens que você quer comprar.

4. Cuidado com as lojas mais movimentadas

Quando você está nos Estados Unidos durante a Black Friday só pensa nas lojas mais populares: Target, Walmart e Best Buy. Entretanto, apesar dessas lojas oferecerem ótimas oportunidades, as filas são gigantescas e começam a se formar com muitas horas de antecedência da abertura.

Desta forma, se você quiser comprar um item que só encontra em uma dessas lojas, prepare-se para passar muito tempo na fila esperando. 

A nossa dica é que você pesquise lugares “menos óbvios”, lojas que não são tão populares mas que vendem os produtos que estão na sua lista. Geralmente essas lojas tem menos fila (ou não tem fila alguma) e os descontos são iguais aos oferecidos nas lojas mais conhecidas.

5. Vá às compras acompanhado

Essa é outra dica importante e que vai fazer toda a diferença nas suas compras. Sempre que possível vá acompanhado. 

Em grupo é possível que vocês se dividam, focando em itens diferentes e aumentando as chances de conseguir comprar todos os produtos da sua lia. Ainda, estar acompanhado é uma opção mais segura para andar pelos estacionamentos, além de ajudar na hora de carregar as sacolas.

6. Verifique se o produto desejado costuma entrar em promoção

Essa é outra dica muito importante! Isso porque alguns produtos simplesmente não entram em promoção durante a Black Friday e um deles é o iPhone. 

A Apple não oferece descontos na compra de iPhone durante a Black Friday, apenas de outros produtos. Nos últimos anos a promoção que vinha sendo feito pela loja era oferecer um vale presente que poderia ser gasto em aplicativos, músicas e filmes.

Em algumas lojas de eletrônicos você pode até encontrar promoções de iPhones, mas fique atento e verifique se o produto é novo e se sua compra não está atrelada a requisitos como: vínculo com operadoras de telefone americanas ou ser residente nos Estados Unidos.

7. Verifique se é possível comprar online

Algumas lojas oferecem descontos também online, inclusive com frete gratuito. O problema de comprar online durante este período é que o prazo de entrega pode ser maior em razão da grande demanda. Pesquise com calma e avalie se vale a pena comprar online ou fazer a operação em uma loja física.

Ao fazer compras no exterior você deve estar atento às regras que limitam o valor a ser gasto em compras no exterior.

De acordo com a legislação brasileira, quem viaja de avião para fora do país, pode gastar no destino, o limite de até US$ 500 em compras. Se o turista ultrapassar este limite, ele deverá pagar uma multa calculada sob o valor excedente.

8. Monte uma estratégia de compras

Por fim, a última dica e que engloba muitas das informações que trouxemos neste artigo é: monte uma estratégia de compras. Defina os locais que pretende visitar, os horários, as melhores oportunidades e lembre-se de calcular o tempo que será gasto em filas.

Se puder aproveitar oportunidades online, aproveite! Mas lembre-se de calcular o prazo de envio da mercadoria. Além disso, compre os produtos de acordo com as suas necessidades e pesquise os preços antes de viajar, verificando se os descontos realmente refletem boas oportunidades.

Você vai aproveitar a Black Friday Americana? Então confira outras dicas e aprenda como economizar ainda mais! Confira este artigo com dicas incríveis sobre os melhores aplicativos de cashback.

Resumindo

Como aproveitar a Black Friday Americana? 

Para aproveitar as oportunidades da Black Friday Americana, não viaje sem antes fazer uma lista de compras e uma pesquisa de preços nas semanas que antecedem o dia de promoções. Ainda, liste todas as lojas que pretende visitar, lembre-se de que algumas lojas são muito movimentadas e você vai perder tempo em filas.

Vá às compras acompanhado, verifique se os produtos escolhidos costumam entrar na promoção, verifique se é possível comprar online e monte uma boa estratégia de compras.

Related posts

403 Forbidden: entenda o que é e como resolver

Dassault Falcon: quanto custa o jatinho e quais os modelos?

Como enviar dinheiro para Portugal? Passo a passo prático