Boarding School: tudo que você precisa saber para entrar em uma

Boarding School é um modelo de escola tradicional em diversos países e que oferece uma experiência de aprendizagem completa aos alunos do ensino médio!

As Boarding schools são um tipo de escola muito comum no exterior, principalmente nos Estados Unidos, Canadá e em diversos países da Europa. São opções interessantes para estudantes do ensino médio que desejam ter uma vivência internacional e estudar no exterior.

Nesse sentido, a boarding school consiste em um modelo de estudo em que o aluno passa a maior parte do tempo na escola — por isso, os estudantes têm acesso a uma educação abrangente e que vai além da preparação acadêmica, mas também uma formação pessoal e multidisciplinar.

Se você se interessou pelo assunto e deseja entender mais sobre essa oportunidade incrível para estudar no exterior, vamos ajudar! Continue lendo e veja o que é boarding school, como funciona, quais as vantagens e como estudar em uma!

O que é uma boarding school?

Uma boarding school é um tipo de escola que atua como um internato, ou seja, o aluno mora no campus da escola. Sendo assim, todas as refeições e pernoites são na escola e os estudantes têm o acompanhamento contínuo de supervisores da instituição.

Por isso, as mensalidades das instituições contemplam os custos para a alimentação e hospedagem do aluno, conforme as regras de cada escola.

Como uma boarding school funciona?

As boarding schools são geralmente direcionadas para o ensino médio, algumas poucas exceções também incluem o ensino fundamental. Dessa forma, a rotina dos alunos é bem estruturada, entre atividades educacionais, exercícios físicos, alimentação e horários livres.

Ao ingressar em uma boarding school, o aluno vai morar no campus e por isso, segue a rotina de atividades determinada pela instituição e sob constante supervisão. Como as turmas são menores, os professores têm a oportunidade de oferecer um acompanhamento próximo a cada estudante.

Trata-se de um modelo de ensino que funciona para a formação completa do aluno, seja em competências educacionais, pessoais e sociais. Inclusive, muitas instituições oferecem apoio para ajudar os alunos a definirem os rumos da carreira profissional no futuro.

Além disso, muitas das boarding schools são tradicionais e com décadas de atuação, fator que transmite confiabilidade aos pais, mesmo no caso de estudantes internacionais. Um sistema que se mostrou eficaz e proporciona diversas vantagens para os alunos.

Quais as vantagens de estudar em uma boarding school?

A experiência de estudar no exterior é única e proporciona benefícios para toda a vida, tanto em aspectos pessoais quanto profissionais. Consiste na oportunidade de viver uma nova cultura, ter acesso a metodologias internacionais e participar de instituições renomadas.

Nesse contexto, os alunos que estudam em instituições boarding school são capacitados de uma forma mais abrangente. Afinal, é um formato de ensino que há anos contribui para a formação de cidadãos, não apenas com o foco no desenvolvimento acadêmico.

Veja a seguir, quais são as principais vantagens de estudar em uma boarding school!

Boa preparação para faculdade

O ensino médio é um período escolar decisivo para o preparo do aluno para entrar na faculdade e ter um aprendizado de qualidade é indispensável. No sistema boarding school, o estudante tem a oportunidade de estudar em instituições renomadas e que vão prepará-lo adequadamente para as próximas etapas.

Diversidade cultural

Um dos pontos mais importantes de estudar no exterior é o contato direto com uma grande diversidade cultural. Apesar de parecer algo superficial, essa vivência tem um peso significativo para a formação de uma pessoa e contribui tanto para questões pessoais quanto profissionais e acadêmicas.

Variedade de atividades

A rotina dos alunos de uma boarding school é diversificada e repleta de atividades diárias, além dos períodos de recreação e descanso. Sendo assim, as tarefas são bem planejadas para toda a semana, com o apoio e monitoramento contínuo dos professores.

Algumas das tarefas que compõem a rotina dos estudantes são:

  • Atividades escolares;
  • Rotina de cuidados pessoais, como lavar roupas;
  • Atividades físicas;
  • Recreação;
  • Alimentação;
  • Estudo de idiomas e outros.

Dessa forma, os alunos passam por uma rotina intensa e que estimula o desenvolvimento da disciplina e organização do tempo. Sobretudo, para seguir regras de conduta rígidas estabelecidas pela instituição, justamente para contribuir com a formação social e pessoal dos estudantes.

Fluência em um novo idioma

Para estudar em uma boarding school é necessário que o aluno tenha proficiência no inglês, pois as aulas na maioria dos países são no idioma. Com isso, é possível atingir a fluência em curto prazo, pois todas as atividades e comunicações na escola acontecem em inglês ou no idioma nativo do país.

Desenvolvimento social

Um dos pontos mais importantes que uma boarding school oferece aos alunos é a contribuição intensa para o desenvolvimento social. Sendo assim, é um aprendizado que estimula a independência, respeito às regras, disciplina, autoconfiança e outros fatores imprescindíveis para a vida em sociedade.

Quais as melhores boarding schools nos principais países?

O modelo de estudo boarding school é tradicional em diversas nações e muitas intuições têm mais de 100 anos que foram fundadas. A maioria dessas escolas está localizada nos países da Europa, Oceania, no Canadá e nos Estados Unidos.

Algumas das melhores boarding schools dos EUA:

  • Phillips Exeter Academy, New Hampshire;
  • St. Paul’s School, New Hampshire;
  • Phillips Academy, Massachusetts;
  • St. Andrew’s School, Delaware;
  • Deerfield Academy, Massachusetts;
  • Choate Rosemary Hall, Connecticut.

Melhores boarding schools da Suíça:

  • Brillantmont International School, Lausanne;
  • Lyceum Alpinum Zuoz, Zuoz;
  • American School in Switzerland (TASIS), Montagnola;
  • Leysin American School in Switzerland (LAS), Leysin;
  • Collège du Léman International School, Versoix;
  • Aiglon College, Ollon.

Melhores boarding school do Reino Unido:

  • Wycombe Abbey School, High Wycombe, Buckinghamshire;
  • St. Mary’s School – Ascot, Berkshire;
  • Eton College, Windsor;
  • Brighton College, Brighton.

Melhores boarding schools do Canadá:

  • Upper Canada College, Toronto;
  • Appleby College, Oakville;
  • St. George’s School Vancouver, Vancouver;
  • Ridley College, St. Catharines;
  • St. Michael’s University School, Saanich.

Como estudar em uma boarding school?

O planejamento é necessário para diversos aspectos da vida — e para estudar no exterior é ainda mais importante. Por ser uma mudança significativa, é preciso que todos os passos estejam bem organizados para evitar transtornos.

Sendo assim, antes de tudo, é importante decidir qual o país e a instituição que deseja estudar para se aprofundar sobre pontos específicos — como a cultura local, regras do país para imigrantes e processo seletivo da própria escola, fatores indispensáveis para a mudança.

Além disso, veja alguns tópicos importantes para estudar em uma boarding school!

Analise os requisitos obrigatórios

Para começar, entre em contato com a instituição e saiba todo o processo e regras para aplicar como estudante internacional. Assim, você vai saber exatamente se o perfil é elegível ou não e o que precisa para aumentar as chances de ter sucesso.

Alguns dos requisitos mais comuns para os estudantes estrangeiros são:

  • ter entre 14 e 18 anos;
  • nível de inglês intermediário;
  • bom rendimento escolar;
  • documentos exigidos para imigração.

Estude a cultura e prepare bem a mudança

Ao mudar de país é comum ter dificuldades para se adaptar a uma nova cultura, especialmente em relação aos hábitos diários e alimentação. Por isso, faça um estudo criterioso sobre a cultura do país e entenda todos os costumes para saber exatamente como agir.

Faça um planejamento financeiro

O planejamento financeiro é indispensável para estudar no exterior, e, para evitar prejuízos e surpresas, é preciso levantar todos os custos. Trata-se de uma etapa importante em que é necessário considerar tanto os gastos com documentações quanto para a mensalidade na instituição.

Nesse sentido, faça um planejamento considerando uma margem de segurança para atender necessidades específicas. Além disso, é importante frisar que a mensalidade de uma boarding school tem valores mais altos, pois cobrem alimentação e a hospedagem do aluno.

Sendo assim, também é preciso considerar o câmbio e identificar a melhor forma para realizar transações internacionais com economia e agilidade. Com isso, você vai poder enviar e receber dinheiro no exterior para atender suas necessidades e evitar passar por apertos.

Como você notou, uma boarding school é a oportunidade ideal para quem está no ensino médio e deseja ter uma experiência de aprendizado internacional. Afinal, oferece benefícios importantes para o desenvolvimento acadêmico e pessoal, o que reflete em maiores possibilidades no futuro.

Se você gostou de saber tudo sobre a boarding school e deseja ler conteúdos e novidades sobre diversos assuntos, não perca tempo! Siga nossas páginas nas redes sociais e veja tudo em primeira mão! Estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

Resumindo

O que é uma boarding school?

É um tipo de escola que funciona como um internato, ou seja, o aluno fica hospedado no campus da escola. Sendo assim, todas as refeições e pernoites acontecem na instituição e os estudantes têm o acompanhamento contínuo de supervisores e professores.

Quais as vantagens de estudar em uma boarding school?

– boa preparação para faculdade;
– diversidade cultural;
– variedade de atividades;
– fluência em um novo idioma;
– desenvolvimento social.

Como estudar em uma boarding school?

– faça um planejamento específico;
– estude a cultura do país;
– analise os requisitos obrigatórios;
– estude a cultura e prepare bem a mudança;
– faça um planejamento financeiro.

Related posts

403 Forbidden: entenda o que é e como resolver

Dassault Falcon: quanto custa o jatinho e quais os modelos?

Como enviar dinheiro para Portugal? Passo a passo prático