Brand Strategy: conceito e aplicação estratégica para a sua startup

Uma marca é mais que seu logotipo, nome ou slogan, mas sim toda a experiência que seus clientes têm com sua empresa, produto ou serviço. Dessa forma, é a Brand Strategy que define o que uma empresa representa. A estratégia inclui logotipo, paleta de cores e slogan, que transmitem os elementos criativos de sua marca, mas certamente vai além.

Acompanhe o artigo abaixo para entender o que é Brand Strategy e mais, veja como aplicar em sua Startup. Confira!

O que é Brand Strategy

Brand Strategy, ou estratégia de marca, é o desenvolvimento de um plano de longo prazo para uma marca de sucesso atingir objetivos específicos. A Brand Strategy bem definida e bem executada afeta todos os aspectos do negócio e está diretamente relacionada às necessidades do consumidor, às emoções e ao ambiente competitivo.

Seu objetivo é tornar a empresa mais ideal e positiva na mente de seus clientes e do público. Mas para que isso aconteça da forma esperada, o mais importante é manter a consistência de suas ações, planos e apresentações junto ao mercado e ao público. 

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Por que usar Brand Strategy 

É importante entender que a Brand Strategy é essencial porque pode deixar claro o cenário competitivo, a posição no mercado e as expectativas do cliente para com a empresa. Essas informações são essenciais para formular estratégias de marketing eficazes e ajustar mensagens para maximizar sua competitividade e construir uma marca forte.

Além disso, outras vantagens da Brand Strategy são:

  • Melhora o desempenho e aumenta os lucros da marca no mercado;
  • Aumenta a visibilidade e reconhecimento da empresa;
  • Estabelece credibilidade e confiança;
  • Aumenta a eficácia da publicidade e inspirando os funcionários.
Dicas de como aplicar o Brand Strategy.

Como aplicar em sua Startup

Também é importante dizer que não existe uma receita pronta pra criar uma boa Brand Strategy para aplicar na sua Startup, mas alguns passos são muito importantes. 

1. Identifique seu público-alvo

Sua Brand Strategy deve ser focada em seu público-alvo. Por isso, o primeiro passo é identificá-lo. Conheça seu perfil, histórico, dados demográficos, entre outras informações, a fim de  criar uma estratégia capaz de impactar e causar identificação com sua marca. 

2. Defina o propósito de sua Startup

O propósito nada mais é do que a razão da existência da sua Startup. Por que sua marca precisa existir? Por que foi criada?

O propósito é muito importante porque é através dele que seu público-alvo irá se identificar ou não com sua marca. 

3. Posicione sua marca

O terceiro passo é posicionar corretamente a marca de sua Startup.  Essa é a forma como você quer que seja percebida pelos seus clientes. Primeiro, liste os recursos e benefícios de seu produto ou serviço oferece e determine quais benefícios são mais importantes para cada um de seus segmentos de clientes.

Faça análises de marca e pesquisas com seus clientes, funcionários e fornecedores. A impressão deles é consistente com sua estratégia? Caso contrário, pesquise os elementos que podem ser melhorados.

4. Defina a personalidade e alinhamento da marca

O processo de aplicação da  Brand Strategy  inclui o estabelecimento de um conceito de marca para o público, ajustando dados e informações para encontrar o posicionamento desejado. Algumas dicas práticas são:

  • Pense na sua marca como uma pessoa com uma personalidade distinta. Descreva essas características e transmita esses traços de personalidade da marca em tudo o que você fizer e criar;
  • Escolha cores, fontes e outros elementos visuais que combinam com a personalidade de sua Startup e crie sua identidade corporativa;
  • Determine como seus funcionários irão interagir com clientes em potencial e clientes para transmitir a personalidade e ter certeza de que sua marca “vive” dentro de sua empresa.

5. Defina quais estratégias de Brand Strategy irá usar

Com um bom plano de Brand Strategy desenvolvido, é hora de escolher a melhor estratégia para aplicar em sua Startup. Algumas possibilidades são:

  • Identidade visual;
  • Marketing de experiência;
  • Produção de conteúdo de qualidade;
  • Marketing digital;
  • Marketing promocional. 

Coloque em prática

Após definir todos os passos apontados anteriormente, você deve colocar em prática sua Brand Strategy. É preciso ter em mente que tudo isso requer planejamento, organização e gestão. Todos esses processos devem ser revistos quando as estratégias parecerem não estar funcionando como deveria. 

Sua Brand Strategy é a essência do que você representa. Uma boa estratégia de marca pode ajudá-lo a se comunicar de forma mais eficaz com o mercado. 


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