Código IBAN – O que é e quando usar o International Bank Account Number

O objetivo do código IBAN é diminuir ao máximo possíveis erros entre as transferências internacionais, já que existem muitas instituições bancárias, cada uma delas com diversas agências espalhadas pelo mundo, divididas entre os estados e as cidades. Para isso, foi criado um código padronizado que funciona como número de conta para operação internacionais.

Esse número foi regulamentado como padrão de identificação no Brasil em 14 de fevereiro de 2013, pelo Banco Central por meio da Circular Nº 3.625. O novo padrão foi estabelecido em consenso com as associações de bancos do país.

Como é formado do Código IBAN?

No Brasil, o código IBAN é formado por 29 caracteres alfanuméricos no total. Esse número pode variar de país para país.

Exemplo:

BR 38 60701190 01170 0000147266 C 1

  • As duas primeiras letras representam o código do país;
  • Os dois dígitos na sequência são o código verificador;
  • Os próximos oito números são o código identificador do banco no BACEN;
  • Depois há o número da agência bancária;
  • Em seguida o número da conta do cliente;
  • A letra na sequência diz se a conta é corrente ou poupança;
  • Por último, um número indica quantos titulares há na conta.

Em outros países, o código IBAN pode ter até 34 caracteres. Atualmente, 69 países utilizam o código em suas transações. A lógica de composição do código é padronizada, como no exemplo acima.

Como saber o código IBAN de cada banco?

A numeração do código IBAN está disponível no contrato de abertura da conta ou na seção de transferências internacionais da área logada do sistema online de cada banco.

Também é possível consultar ou validar um número no site do IBAN (que tem versão em português). Para encontrar o número clique em “calcular IBAN”. Para validar um código, clique em “Validar IBAN”. Há também a opção de ligar para a agência ou gerente da conta e pedir o código IBAN.

Importante:

O IBAN muda de acordo com a agência e com a conta. Algumas instituições financeiras exigem IBAN e SWIFT para realizar as transferências, outras apenas um dos códigos.

Qual é a diferença entre código IBAN e SWIFT?

O IBAN funciona como um número de conta. Assim como os dados de agência e conta, que usamos no Brasil para transferências bancárias, ele é usado para identificar a conta de destino das remessas internacionais.

Já o SWIFT é um sistema que conecta as instituições financeiras pelo mundo. Ele codifica as informações enviadas pela rede para assegurar o sigilo e evitar fraudes. Cada banco tem um código SWIFT único, que é identificado pela rede para concluir a operação e, assim, transferir o valor de um banco para outro.

+ CONTEÚDOS RELACIONADOS 

Related posts

Mercados aguardam primeira leitura trimestral do PIB americano em 2024

Qual o valor do INCC em 2024? Confira a tabela completa

PMIs americanos caem na leitura prévia de abril