Aprenda como abrir uma empresa na Irlanda

Começar um novo negócio em outro país pode ser mais simples do que se imagina e até menos burocrático. O Brasil está entre os países com mais burocracias para empreender, por isso investir no exterior pode ser uma boa alternativa. Saber como abrir uma empresa na Irlanda, é um caminho interessante para quem quer internacionalizar gastando menos do que em outros países europeus.

Neste artigo, você vai ver quais são as vantagens para quem quer investir na Ilha Esmeralda, como é conhecido o país. Continue lendo e veja como abrir uma empresa na Irlanda.

Por que investir na Irlanda?

A Irlanda está entre os países mais econômicos da Europa. Viver no país é relativamente barato. A segurança e a qualidade de vida tornam o custo-benefício melhor do que em outros lugares do mundo.

Para quem quer empreender, os impostos na Irlanda também são relativamente baixos. Os empreendedores que investem no país pagam cerca de 12,5% em impostos, enquanto no Brasil os impostos giram em torno de 34%.

Outra vantagem é que estando na Irlanda, o processo de exportação se torna mais simples e econômico, pois os custos das exportações para países da União Europeia são menores do que os praticados com empresas que estão em outros continentes.

Modelos de empresas para quem quer abrir uma empresa na Irlanda

A Irlanda conta com alguns programas que facilitam o processo de abertura de empresas e modelos de negócios destinados para quem está abrindo uma nova empresa. Veja a seguir quais são esses tipos:

Immigrant Investor Programme (IIP)

É destinado para os imigrantes que não têm cidadania europeia. O empreendedor que for aprovado nesse programa, pode empreender e viver legalmente na Irlanda, com sua família. A exigência para aplicar nesse programa é um investimento de um milhão de euros. O valor deve ser comprovado ao Estado e não pode ser originário de empréstimos.

Start-up Entrepreneur Programme (STEP)

Esse programa exige um investimento inicial mais baixo, 75 mil euros para começar. O valor pode ser originário de investimentos ou de um fundo próprio. Além do valor, é preciso criar, no mínimo, 10 vagas de emprego no país e ter um lucro de um milhão nos quatro primeiros anos do negócio.

Sociedade

Para ter uma sociedade, é preciso que duas pessoas firmem o acordo de administrar um negócio em parceria na Irlanda. Esse acordo deve ser redigido por um advogado e registrado em cartório. Os sócios são responsáveis pela empresa de forma igual. Sendo assim, em caso de falência, todos devem responder pela dívida.

Sociedade limitada

No caso de uma sociedade limitada, você terá uma entidade legal separada. Isso quer dizer que o endividamento da empresa permite que os credores tenham direito apenas aos ativos da empresa. Seu negócio deve ser registrado no Companies Registration Office (CRO) e os relatórios e contas da empresa devem ser reportados a essa instituição todos os anos.

Estabelecimentos alimentícios

Se o seu objetivo é abrir uma empresa no setor alimentício, como padaria, restaurante, bar etc., o primeiro passo é seguir as regras sanitárias. Ou seja, se certificar que todos os produtos são próprios para consumo.

Como ser autônomo na Irlanda?

Para ser um profissional autônomo na Irlanda, você deve ter o Stamp 4, um visto de residência para filhos, pais ou cônjuges de europeus. Quem empreende dessa forma, pode ter seus ativos pessoais usados como forma de pagamento de credores em caso de falência da empresa. Os profissionais autônomos devem se registrar dessa forma ou registrar um nome comercial, no Companies Registration Office (CRO), caso queiram atuar dessa forma.

Veja como abrir uma empresa na Irlanda

O processo de abertura de uma empresa na Irlanda pode levar até 30 dias para se concretizar. Porém, mesmo com tudo regularizado, você ainda precisa abrir uma conta bancária para a sua empresa. Esse processo pode levar até duas semanas para ser concluído. 

Existe um caminho mais fácil para quem tem contatos no país. Se você conhece alguém que já tem uma empresa no país, pode pedir uma indicação. Isso torna o processo mais rápido, pois o próprio gerente vai entrar em contato e agilizar tudo.

Posso abrir uma empresa sozinho?

Não existe nenhum impedimento legal para quem quer fazer todo processo de abertura de empresas sozinho. No entanto, o apoio e o conhecimento de um contador local pode fazer toda diferença, evitando que você enfrente problemas com a legislação fiscal. O serviço de um contador na Irlanda não é caro. Faça um orçamento e avalie qual é o melhor caminho.

Quais impostos vou pagar?

A Irlanda conta com taxas e impostos baixos, comparado com outros países. Por isso, acaba atraindo muitos empresários e investidores estrangeiros. Para se ter ideia, o imposto mais alto cobrado das empresas é o Corporate Tax Rate (CTR), de 12,5%. Esse imposto é destinado para atividades comerciais tradicionais.

No caso de atividades em que se presume um lucro maior, como setores de mineração, petróleo, mercado imobiliário, investimentos etc., a taxa cobrada é de 25%. Ainda assim, mais econômico do que no Brasil.

Esses, no entanto, não são os únicos impostos cobrados. Há também, cobranças que incidem sobre a comercialização de produtos ou serviços e tributação trabalhista, para quem contratar funcionários. Nesses casos, o ideal é contar com a orientação de um contador para recolher os impostos adequadamente.

Como funciona o registro de empresas na Irlanda?

O registro de empresas na Irlanda é feito no Companies Registration Office (CRO). Antes de começar qualquer processo, vá até o órgão ou entre em contato para explicar sobre o seu negócio e buscar as orientações adequadas para ele. Esse é o melhor local para obter respostas mais precisas.

Documentos para abrir empresa na Irlanda

Os documentos necessários para abrir uma empresa na Irlanda dependem do modelo de negócio que será adotado. Em geral, é preciso apresentar os documentos pessoais do empreendedor e dos sócios, quando houver, além dos dados sobre a localização do negócio.

Procure o CRO para entender quais são os critérios necessários na abertura de cada modelo de negócio, bem como os documentos que devem ser apresentados.

Como abrir uma franquia na Irlanda?

Você pode abrir franquias de diversos segmentos na Irlanda, as mais populares no país são as de home care, costura, produção de materiais impressos, placas e adesivos, além de spa e manicure. Para saber mais sobre como abrir cada tipo de franquia, você pode consultar o site Franchise Direct. No portal, você tem todas as informações que precisa sobre o tema.

Quer saber como empreender em outros países? Confira outros conteúdos sobre esse tema aqui no blog.

Related posts

Sociedade em conta de participação: entenda como funciona

Monetização do YouTube 2024: como funciona o pagamento para youtubers?

Qual o melhor horário para postar foto no Instagram? (2024)