Culinária do Catar: 8 comidas típicas do país

Descubra os pratos da culinária do Catar que você deve provar ao visitar o país!

Não faltam brasileiros que estão contando os dias para a Copa do Mundo de 2022. Afinal, muitos se programaram para fazer turismo no país-sede dessa edição. A ideia central, é claro, é assistir aos jogos nos quais o Brasil entra em campo.

Porém, não há como deixar de aproveitar a viagem para conhecer mais sobre a culinária do Catar, não é mesmo? Isso porque a gastronomia é um dos meios mais interessantes para se viver experiências novas. Sem falar que ela ainda proporciona ter contato com as diferenças culturais e conhecer a história de outros povos.

Com isso em mente, listamos alguns dos pratos típicos da região que você deve conhecer durante a sua passagem por essa nação. Acompanhe!

1. Saloona

A primeira sugestão de comida presente na culinária do Catar é o Saloona. Ela é uma sopa de carne com legumes, em especial cenoura, batata, tomate e berinjela. É aquele tipo de refeição balanceada e nutritiva que agrada a todos os paladares — e o principal, deixa você saciado por bastante tempo.

Onde provar esse prato?

O Walima é uma boa opção para conhecer o prato. Inclusive, vale ressaltar que ele fica bem perto não só do Lagoona Mall, mas também do famoso clube de golf de Doha.

2. Warak enab

O warak enab se trata de um prato de carne enrolada em folhas de uvas no formato de cone. Ainda no preparo, ocorre essa fusão fritada em óleo com especiarias e servida acompanhada de porção de batatas e arroz. De antemão, já fica o aviso: é difícil não repetir essa iguaria!

Onde provar esse prato?

A dica é ir ao Shisha Terrace. Afinal, além do menu, você ainda conta com uma vista privilegiada da ilha Al Safliya e do Golfo Pérsico.

3. Majboos

O Majboos mistura arroz com proteína animal (geralmente, pedaços de frango, como coxas e peito). Uma combinação bastante tradicional ao redor do mundo.

Porém, o grande ponto de destaque é o arroz ser bastante temperado com curry. É justamente isso o que dá a ele um aspecto amarelado. Para completar, ele leva outros ingredientes que dão um sabor todo especial ao prato, como coentro, cominho e cravo-da-índia.

Onde provar esse prato?

O Al Manchab, em Doha, é, facilmente, uma das melhores sugestões. Inclusive, ele fica perto de um estádio de futebol, o Al Markhiya Sports Club.

4. Madrouba

Madrouba é uma comida com uma textura similar a um pirão, uma canja ou um caldo, pratos típicos do Brasil. Porém, a consistência é a única semelhança entre eles, já que a receita do país asiático mistura arroz, especiarias (como cravo e gengibre) e frango desfiado.

O mais bacana é que ele pode ser tanto um prato principal em um almoço ou jantar quanto uma refeição rápida no decorrer do dia — algo que mostra a versatilidade dele.

Onde provar esse prato?

O Easair Cafe, que fica na orla do Golfo Pérsico, é uma ótima sugestão.

5. Kousa mahshi

O kousa mahshi, por sua vez, se trata de um legume que é bem conhecido em terras brasileiras: a abobrinha. A grande questão é a forma como ela entra na culinária do Catar.

Isso porque a receita retira todo o interior dela e a preenche com arroz e carne (desfiada ou moída). Bem interessante, né? Além disso, a abobrinha é servida em um molho de tomate que leva pimenta, castanha e menta. Essa refeição é um típico prato principal.

Onde provar esse prato?

No restaurante Al Shami Home. A localização dele é muito próxima ao Al Waab Family Park, uma área de lazer livre ideal para quem viaja com criança.

6. Luqaimat

Além das outras dicas de culinária do Catar, há também o Luqaimat que é bastante popular na gastronomia árabe. Ele é uma ótima opção de petisco ou lanche, pois se trata de bolinhas fritas feitas de massa tradicional de trigo com purê de batata.

Dependendo do local onde é provado, saiba que é comum ele vir acompanhado com um recipiente de mel para que você mergulhe as bolinhas no doce.

Onde provar esse prato?

No Chai Halib, localizado no shopping center de Catar, quase ao lado do estádio Ahmed bin Ali, um dos locais que vão receber os jogos da Copa do Mundo de 2022.

7. Umm ali

Umm ali, por sua vez, é uma espécie de torta doce. Ela tem a base feita com a típica massa folhada. Já o recheio leva uma mistura de frutas com diferentes tipos de oleaginosas, como pistache, amendoim, amêndoas etc.

Justamente por conta das características dessa receita, ela é servida apenas como sobremesa ou lanche. Portanto, já dá para combinar algum dos pratos principais que listamos com ela!

Onde provar esse prato?

A sugestão é o Karaki, que está a poucas quadras da praia de Bahriya. Ou seja, dá para se programar para aproveitar o sol e, em seguida, ter uma ótima refeição.

8. Khanfaroosh

A última dica de prato da culinária do Catar é o khanfaroosh. Basicamente, ele é um lanche com uma textura que lembra a de um pão macio. A principal diferença é que ele é feito com farinha de arroz, leite e um ingrediente especial: o cardamomo — uma especiaria bastante aromática.

Onde provar esse prato?

Para prová-lo, vá ao Hawn Cafe, um espaço que cativa pela elegância. Inclusive, ele está em um complexo com vários outros cafés, como o Le Miu Cafe, o Cafe Noir e o Rosemary Café.

Ficou com água na boca conferindo a nossa lista de pratos da culinária do Catar? Então, salve já todas as nossas sugestões e programe suas idas aos restaurantes onde pode prová-los. Uma boa ideia, inclusive, é reservar um dia da sua viagem para fazer um tour gastronômico por esses locais. Assim, você pode aproveitar ao máximo essa experiência.

Quer se preparar melhor para sua ida ao exterior? Então siga a gente no Facebook, no Instagram, no Twitter e no LinkedIn para não perder nenhuma dica.

Resumindo

Quais pratos conhecer no Catar?
A culinária do país é bem rica em receitas e preparos. Entre alguns dos mais famosos estão:

– Saloona;
– Madrouba;
– Luqaimat;
– Warak enab;
– Majboos;
– Kousa mahshi;
– Umm ali;
– Khansfaroosh.

Related posts

403 Forbidden: entenda o que é e como resolver

Dassault Falcon: quanto custa o jatinho e quais os modelos?

Como enviar dinheiro para Portugal? Passo a passo prático