Como criar filtro no Instagram? Veja o passo a passo prático

Se você é usuário assíduo do Instagram, já deve ter percebido que muitos amigos aplicam filtros em suas fotos pessoais ou até em coisas avulsas. Essa função altera o rosto do usuário e até o ambiente. Mas você sabe como criar filtro no Instagram?

Na função de procurar os filtros dentro do aplicativo você vai encontrar uma infinidade deles e dos mais variados segmentos. A todo tempo novos filtros são desenvolvidos, até mesmo para divulgar uma ação ou um produto. 

Você mesmo pode criar um filtro de Instagram da forma que quiser, respeitando as normas da rede social. Quer saber como? Então, continue a leitura deste artigo!

Como faz para criar um filtro no Instagram?

Para você criar um filtro no Instagram é necessário instalar o software gratuito Spark AR Studio, fornecido pela Meta e disponível para Windows e Mac. Nele, você deve criar um projeto, exportar o filtro criado e executar suas configurações na rede social. Depois, basta usá-lo nos Stories e engajar com o público.

O Spark AR Studio oferece efeitos pré-definidos para que o criador altere-os como quiser, mas também há a opção de iniciar um filtro do zero.

Passo a passo para criar um filtro no Instagram

1. Faça o download e instale o aplicativo Spark AR Studio

O primeiro passo para criar um filtro no Instagram é fazer o download do Spark AR Studio no seu dispositivo Windows ou Mac e instalá-lo. Depois, é preciso fazer o login no aplicativo com sua conta do Facebook Meta. 

O Spark AR Studio está disponível apenas em inglês e pode ser adquirido de forma gratuita. 

2. Abra o Spark AR Studio e clique na opção para criar um novo projeto

Com a sua conta pareada com o Spark AR Studio, você já está apto para criar um filtro no Instagram. Será possível visualizar que a ferramenta dispõe de um conjunto de modelos personalizáveis de experimentações com realidade aumentada.

Esse aglomerado de opções é dividido na categoria “Share Experience”, usada na mecânica de vídeos curtos e compartilhamento por meio dos Stories. A outra seção é “Vídeo Calling Experience”, empregada para efeitos que duram uma chamada de vídeo inteira.

Para começar a criar, clique no botão “Create Project” (Criar Projeto), no canto inferior direito da página.

3. Utilize as ferramentas do Spark AR Studio para criar um filtro no Instagram

Com o Spark AR Studio aberto, vá até o canto superior esquerdo, na opção “Scene”. Nessa seção, você vai encontrar os meios para fazer os filtros no Instagram. Logo depois, clique em “Add Object”, no lado esquerdo da tela. Após esse comando, uma nova janela se abrirá e aparecerá a função “Face Tracker”. Basta clicar e inserir no seu projeto.

Ao fazer isso, você acrescentou o “Face Tracker” na sua barra de artifícios da opção “Scene”. Vá nessa ferramenta e clique com o botão direito do mouse. Vão aparecer diversas opções, mas a que queremos agora é a de “Add”. Logo após essa ação, uma nova barra de ação vai surgir e você deve clicar em “Plane”.

Agora, você deve procurar o canto inferior esquerdo da tela, e clicar na opção “Add Assef”, e selecionar “Material”. Nessa etapa, você vai colocar elementos que vão compor o seu filtro, como frases, símbolos ou desenhos. Para isso, é necessário importar a arte do seu computador. Basta ir em “Add Assef” novamente e em “Import From Computer”.

Depois que a imagem for importada, clique em “Material” e depois em “Texture”, no canto direito da sua tela. Clique em “Choose File” para visualizar a arte importada. Se a imagem foi previamente editada em programas de edição de imagens, é recomendável que você vincule todo o material adicionado à arte.

Para fazer isso, acesse novamente a aba “Scene”, vá até “Plane”, depois em “Material”, e incorpore o material. Em “Position”, você pode ajustar a arte na posição desejada. Basta alterar os números.

Na opção “Scale”, você consegue alterar o tamanho da imagem, trocando os números para que ela fique maior ou menor.

4. Exporte o filtro para o Instagram

Para exportar o filtro criado para o Instagram, você deve clicar em “Export”, dentro do Spark AR Studio, no canto inferior esquerdo da tela. Após exportar, vá à opção “Open Spark AR Hub”, acesse “Carregar efeito” e selecione a rede social Instagram para dar início à configuração.

5. Configure o seu filtro no Instagram

Os primeiros passos para configurar o filtro no Instagram é nomeá-lo e marcar se está promovendo algo ou não com ele. Clique em “Avançar” e adicione a miniatura do seu filtro. Lembre-se de seguir as regras da rede social para essa etapa. Após criar a miniatura, clique em “Carregar e continuar” para enviar o seu filtro. Feito isso, você deve aguardar aprovação da plataforma.

Crie filtros no Instagram e use-os a seu favor

Saber como criar filtro para o Instagram é importante para usar esse recurso a seu favor. Afinal, ele pode ser compartilhado por milhares de pessoas se feito corretamente e agradar o público.

São várias camadas que precisam ser cuidadosamente trabalhadas para que o seu resultado seja satisfatório. Por isso, é fundamental ter atenção e criatividade na hora de criar o seu filtro.

Gostou deste artigo? Então, aproveite para seguir a Remessa Online nas redes sociais e acompanhar outros conteúdos como este. Estamos no Instagram, Facebook e X (antigo Twitter)!

Resumindo

Como fazer o seu próprio filtro no Instagram?

Para fazer o seu próprio filtro no Instagram, é necessário instalar o software gratuito Spark AR Studio, fornecido pela Meta e disponível para Windows e Mac. Nele, você deve criar um projeto, exportar o filtro criado e executar suas configurações na rede social. Depois, basta usá-lo nos Stories e engajar com o público.

Como exportar o filtro para o Instagram?

Para exportar o filtro criado para o Instagram, você deve clicar em “Export”, dentro do Spark AR Studio, no canto inferior esquerdo da tela. Após exportar, vá à opção “Open Spark AR Hub”, acesse “Carregar efeito” e selecione a rede social Instagram para dar início à configuração.

Related posts

Como enviar dinheiro para Portugal? Passo a passo prático

Spread cambial: o que é, como é cobrado e como calcular

Melhores cidades para morar em Portugal: lista atualizada