O que é Instagram? Guia completo sobre a rede social

Confira o que é Instagram, como fazer a sua conta e como usar a rede social para ganhar dinheiro.

Entender o que é Instagram é estar por dentro de uma das redes sociais que mais cresce. Com mais de 1 bilhão de usuários ativos (contas que acessam a rede pelo menos uma vez ao dia), o Instagram já é uma das redes mais populares do mundo e vai muito além de interações com imagens.

O Instagram é uma rede social que já se tornou vitrine para negócios dos mais variados portes e segmentos. No Brasil, o segundo país em quantidade de usuários, muitas pessoas usam a plataforma para falar com empresas e prestadores de serviços.

Então, já imaginou as chances de atingir novos clientes e mercados que você está perdendo não investindo tempo no Instagram do seu negócio? Isso vale também para os freelancers, que precisam divulgar os seus serviços até mesmo para outros países. Afinal, o Instagram é uma rede que rompe barreiras geográficas.

Diante disso, preparamos este artigo completo com as principais informações que você precisa saber sobre essa rede social. Acompanhe e entenda o que é Instagram, tipos de contas, recursos que ela oferece e como ganhar dinheiro com ela.

Vamos lá?

O que é Instagram e como surgiu?

O Instagram é uma rede social com foco em conteúdos visuais, principalmente imagens. No seu feed (página da sua conta onde aparecem as pessoas e empresas que você segue), basta rolar a página para ter acesso a fotos de pessoas, produtos, locais e notícias.

Para ver as publicações de uma pessoa ou empresa, você precisa segui-la. Em caso de contas fechadas, essa outra conta precisa aceitar a sua solicitação.

Agora que já sabe o que é Instagram, vamos conhecer um pouco da história.

O Instagram foi lançado em 2010. A rede foi desenvolvida por dois amigos: o brasileiro Mike Krieger e o norte-americano Kevin Systrom. Ambos apaixonados por computação e tecnologia, começaram a desenvolver o aplicativo Instagram a partir da reclamação de muitas pessoas sobre a qualidade das fotos dos celulares.

Com isso, Mike e Kevin desenvolveram a primeira versão do Instagram, com o objetivo de compartilhar fotos, usar um dos filtros que melhoravam a qualidade das imagens e colocar uma legenda.

O sucesso foi tão grande que após um mês de seu lançamento, a rede de compartilhamento de imagens já tinha cerca de 1 milhão de usuários.

Atualizações

A partir das primeiras versões, diversas atualizações, novos recursos e filtros foram surgindo. Além disso, somente em 2012 que o Instagram para Android foi lançado. Porém, em apenas seis dias após o anúncio do lançamento — em abril de 2012 — o Instagram foi vendido para o Facebook pela fortuna de 1 bilhão de dólares.

A partir daí, Zuckerberg investiu bastante dinheiro para disponibilizar novas funcionalidades, como vídeos, stories, filtros animados, messenger, marcação de produtos com preço e boomerangs. Recentemente houve um boato de que atualização do Instagram permitiria ver quem visitou o perfil.

Para que serve o Instagram?

Inicialmente, o Instagram servia somente para o compartilhamento de imagens. No entanto, com as suas diversas atualizações, foram surgindo novas funcionalidades. Portanto, podemos dizer que o Instagram serve para conectar usuários, empresas e grupos de seu interesse.

Com isso, se torna uma rede para conhecer pessoas, lugares (sem nem mesmo sair de casa), encontrar clientes, divulgar os seus serviços/produtos, conhecer outros negócios e se conectar com usuários e familiares distantes.

Como criar uma conta no Instagram?

Já mostramos por aqui o que é Instagram e como as funcionalidades dessa rede deixam você mais próximo de empresas e pessoas. Agora, vamos entender como se tornar um usuário da rede.

Primeiramente, você deve escolher entre os três tipos de conta do Instagram:

Vamos entender as particularidades de cada uma delas.

Conta pessoal

A conta pessoal, como o nome indica, é para uso mais reservado. Ou seja, você pode utilizá-la para divulgar fotos e stories da sua rotina, suas localizações, se conectar com amigos, família, perfis do seu interesse e empresas úteis para você.

Nesse caso, você tem as funcionalidades básicas da plataforma, pois o intuito não é promover ou vender produtos/serviços formalmente, ou de maneira profissional. Além disso, também não é uma conta com foco em gerar engajamento, mas sim compartilhar sobre a sua vida e acompanhar a rotina de usuários do seu interesse.

Conta empresarial

A conta empresarial do Instagram (ou for Business) foi feita para empresas compartilharem seus produtos, serviços, informações sobre o mercado, gerar engajamento com o público e alcançarem cada vez mais clientes e parcerias, inclusive fora do Brasil.

Para isso, a conta para empresas tem funcionalidades que a versão pessoal não disponibiliza. Um exemplo é a aba Insights. Nessa seção você tem métricas sobre o engajamento com os seus seguidores, informações das suas estratégias e alcance.

Além disso, você pode integrar a sua conta Instagram for Business com o Facebook do negócio, plataformas de atendimento digital e CRMs — as possibilidades são inúmeras. Entretanto, ao contrário do que alguns usuários pensam, a versão empresarial não é voltada somente para grandes negócios — até mesmo MEIs podem usufruir das funcionalidades.

Conta criador de conteúdo

A conta para criadores de conteúdo foi lançada no fim de 2018. Ela é semelhante a uma versão de negócios, ou seja, tem alguns recursos que as contas pessoais não têm. No entanto, elas são focadas ainda mais em gerar engajamento e fazer parcerias.

Normalmente, é a versão que pessoas públicas (influenciadores digitais, youtubers e criadores de conteúdo) utilizam.

Além disso, é importante ressaltar que você pode mudar o tipo de conta. Isto é, se você utiliza a versão pessoal, pode alterar para a empresarial ou de criador de conteúdo, por exemplo.

Então, como criar uma conta?

Agora que você já sabe quais tipos existem e qual versão se encaixa nos seus objetivos com a rede, vamos colocar a mão na massa. Para abrir a sua conta no Instagram o passo a passo é:

  1. Acesse o instagram.com ou baixe o aplicativo;
  2. Para começar, você pode optar por “Continuar ou Entrar com Facebook”, ou “Cadastrar-se”;
  3. Crie o seu nome de usuário e uma senha caso esteja se cadastrando e não vinculando a uma conta do Facebook;
  4. Escolha uma foto para perfil;
  5. Nas configurações, acesse “Conta” e selecione “Mudar para conta profissional”;
  6. Escolha entre Criador ou Empresa.

Pronto, sua conta foi criada!

Agora, é importante você reservar um tempo para escrever uma bio — apresentação — que seja atrativa e que mostre o que você faz e compartilha.

Ah! Também não se esqueça de caprichar na qualidade das imagens e de gerar conteúdo para engajamento — e não somente para venda dos seus serviços.

Quais são os recursos do Instagram?

O Instagram tem alguns recursos que podem ser utilizados por qualquer tipo de conta, e outras funcionalidades somente para versões empresariais e criadores de conteúdo.

Os recursos mais utilizados e mais famosos podem ser usados por qualquer pessoa que tenha uma conta no Instagram e são ótimas formas de gerar mais alcance, melhorar suas publicações, compartilhar diferentes momentos da sua rotina ou até mesmo deixar a sua página mais divertida.

Confira alguns desses recursos e suas aplicações.

Instagram Stories

Os stories do Instagram são postagens que somem após 24 horas. Elas não ficam no seu feed, mas você tem a opção de salvar esse compartilhamento nos seus destaques. Além disso, você pode postar vários stories e ainda gerar engajamento, pois seus seguidores podem responder e interagir com ele.

No recurso de stories você pode compartilhar diferentes formatos de mídia, como fotos, vídeos, boomerangs, figurinhas, GIFs e textos. Essa é uma ótima experiência para contar algo que esteja fazendo, criar enquetes com seu público ou divulgar seus serviços, ou alguma promoção com tempo limitado, por exemplo.

IGTV

Acompanhando a tendência do aumento do consumo de vídeos pelos usuários, o Instagram lançou o IGTV. Com esse recurso, você pode gravar vídeos de até 60 minutos se tiver uma conta verificada ou de até 15 minutos se não tiver essa verificação.

Antes, isso não era possível, já que os stories e demais vídeos eram curtos, com duração de poucos segundos.

Dessa forma, você pode gravar tutoriais, entrevistas com parceiros e muitas outras funcionalidades. Com o IGTV, o usuário pode assistir o seu vídeo em tela cheia, assim como no YouTube.

Feed

O feed não é bem um recurso, mas, para entender o que é Instagram, você vai ouvir muito esse termo. O seu feed é a sua página, ou seja, onde todas as suas publicações, vídeos, destaques, bio e outras mídias ficam salvas.

Reels

O Reels do Instagram é uma das tentativas da rede de concorrer com o sucesso do TikTok. Então, neste recurso você pode gravar e compartilhar diversos vídeos — dos mais engraçados e descontraídos até pautas sérias.

Os vídeos têm duração de 30 segundos e você pode utilizar filtros com realidade aumentada, legendas e utilizar áudios para dublar.

Como usar o Instagram para ganhar dinheiro?

Como mencionamos na introdução deste artigo, o Instagram é muito mais do que uma rede social para criar conexões e entretenimento. Com tantos usuários e funcionalidades, se tornou uma grande vitrine para divulgar, engajar e conhecer negócios dos mais variados segmentos, tamanhos e em diversas localidades — inclusive em outros países.

Com isso, se tornou possível fazer negócios e ganhar dinheiro no Instagram. Quer saber como? Dá uma olhada nas nossas dicas a seguir.

Invista no seu perfil profissional

Ter uma conta empresarial e formalmente voltada para os seus serviços passa uma imagem mais segura e profissional do seu negócio. Como dito, você não precisa ter uma grande empresa para isso. Pode ser um freelancer com MEI, por exemplo.

Com um perfil bem trabalhado, com conteúdos para engajamento e com mídias de boa qualidade para divulgar o que você faz, certamente terá mais alcance. Em consequência terá maiores chances de conseguir clientes e ganhar dinheiro no Instagram.

Use o Instagram Ads

Com o Instagram Ads você pode pagar para impulsionar as suas publicações. Assim, terá maior alcance da sua página e do compartilhamento que investiu. O ideal é fazer isso com posts sobre os seus serviços, pois é uma forma de conquistar pessoas que são o seu público-alvo e não somente seguidores que não terão engajamento com o seu perfil.

Apostes nas Lives

As lives ganharam ainda mais destaque durante a pandemia. Por meio das transmissões ao vivo, você tem uma interação ainda mais próxima com o seu público e pode falar sobre temas que geram engajamento.

Além disso, você pode convidar outras pessoas, fazer sorteios ao vivo e bater um papo com seus seguidores. Essa é uma forma de entender o perfil do seu público, conhecer os seus seguidores e, claro, divulgar os seus serviços.

Porém, fique atento à qualidade. Tenha certeza que você está em um local adequado, silencioso, com boa iluminação e áudio de qualidade. Caso contrário, pode passar uma imagem pouco profissional para o seu público. Ah! Outra dica é sempre divulgar a data e o horário da sua live com alguns dias de antecedência.

Veja as possibilidades de monetização do Instagram

O foco do Instagram não é a monetização, como acontece no YouTube e em outras plataformas. No entanto, é possível ter uma recompensa em dinheiro criando alguns tipos específicos de conteúdo.

Um exemplo é a monetização dos reels. Você pode ganhar dinheiro dependendo da quantidade de visualizações que o seu vídeo tiver. Para isso, é preciso investir na qualidade, no tema, na divulgação e no engajamento dos seus reels. Os valores são:

  • 125 dólares para 50 mil visualizações;
  • 375 dólares para 150 mil visualizações;
  • 500 dólares para 200 mil visualizações.

Sabendo o que é o Instagram, você percebe como a rede abre uma porta de oportunidades para ir além das conexões pessoais. Investindo tempo e conteúdos na plataforma, você consegue alcance e interação para ter mais clientes nos seus serviços ou produtos, independentemente do segmento de atuação.

Falando em redes sociais, você já segue as nossas? Siga as nossas páginas e fique por dentro de notícias, dicas e informações para divulgar o seu negócio — inclusive fora do Brasil! Estamos no Instagram, no Facebook, no LinkedIn e no Twitter.

Resumindo

O que é e para que serve o Instagram?

O Instagram é uma rede social que inicialmente tinha o foco no compartilhamento de imagens. Após a compra pela empresa Facebook, diversas funcionalidades foram atualizadas. Hoje em dia, o Instagram serve para criar conteúdo, compartilhar fotos, vídeos e momentos, gerar engajamento e fazer conexões entre usuários, empresas e grupos de seu interesse.

Quais são os recursos do Instagram?

– Instagram Stories;
– IGTV;
– Feed;
– Reels.

Quais tipos de contas é possível criar no Instagram?

– Conta pessoal;
– Conta empresarial;
– Conta criador de conteúdo.

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