Como declarar uma conta no exterior no Imposto de Renda 2024?

Brasileiros com conta no exterior precisam declarar rendimentos no imposto de renda 2024.

Brasileiros que recebem dinheiro em outros países precisam declarar sua conta no exterior no Imposto de Renda 2024 para evitar problemas tributários e não cair na malha fina da Receita Federal. No entanto, é comum ficar em dúvida na hora de preencher essa informação no envio do IR.

Acompanhe o nosso artigo e descubra como fazer a declaração da sua conta no exterior. 

Quem tem conta no exterior precisa declarar imposto de renda?

Sim, quem conta no exterior precisa declarar imposto de renda. Todos os brasileiros, residentes ou não no país, devem declarar seus bens e direitos no exterior, o que inclui contas abertas no exterior, mesmo que a conta não tenha movimentado durante o ano.

O que acontece se não declarar conta no exterior?

Se você não declarar a conta no exterior em seu IRPF, pode cair na chamada malha fina. Dessa forma, estará sujeito a receber multa de até 150% do valor devido, além de arriscar ter seu CPF bloqueado e outros problemas com a Receita Federal. 

Sendo assim, o indicado é sempre declarar todas as suas contas para ter mais tranquilidade e estar na lei. Em caso de dúvidas, sempre consulte um profissional especializado. 

Como declarar contas no exterior?

Para declarar conta no exterior, você deve informar o saldo da conta em 31 de dezembro de 2023, com o valor em reais, convertido pela taxa de câmbio PTAX do dia. Também utilize o código “62 – Depósito bancário em conta-corrente no exterior” na ficha “Bens e Direitos”.

É importante fazer o câmbio para real na hora de preencher a declaração do imposto de renda.

Devido à variedade de perfis de contribuintes, é necessário considerar diversos pontos, como o câmbio do país e o tipo de rendimento, antes de fazer a declaração dos rendimentos no Imposto de Renda.

A porcentagem do imposto pode variar bastante de rendimento para rendimento. Por conta disso, para fazer a declaração do Imposto de Renda, é importante que o contribuinte contrate um contador para não cometer erros no envio do documento.

Como declarar conta em dólar no Imposto de Renda?

Para declarar conta no exterior no Imposto de Renda, é necessário preencher a ficha de Bens e Direitos – Depósitos Bancário em Conta Corrente no Exterior da declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF). Confira o passo a passo:

  1. Acesse a seção “Declaração de Bens e Direitos – Depósito bancário em conta corrente no exterior, Código 62”;
  2. Preencha o campo “Discriminação” com os dados da conta bancária internacional;
  3. Informe no campo “Situação em 31/12/2023” o saldo da conta em reais depositado até 31 de dezembro de 2023;
  4. Indique no campo “Situação em 31/12/2023” o saldo existente na conta nessa data específica, convertido em reais, com base no valor de mercado do dólar no dia. 

Vale lembrar que os bancos enviam o informe de rendimentos com as informações dos depósitos realizados na conta. Esses dados podem ser usados no preenchimento da declaração do Imposto de Renda 2024.

Você sabe se precisa fazer a declaração de imposto de renda? Confira quem precisa fazer a declaração do Imposto de Renda 2024?

Perguntas frequentes

Como fazer para abrir uma conta no exterior? 

Abrir uma conta no exterior é um processo prático, sobretudo nos bancos digitais. Para tanto, basta escolher a instituição bancária, reunir a documentação e dar entrada na abertura da conta. 

Qual o melhor banco para abrir conta no exterior?

A melhor opção para abrir conta no exterior é a Remessa Online que oferece soluções práticas e econômicas. Outras opções são os bancos digitais e fintechs, como C6 Bank, BS2 e Nomad. 

Como declarar conta no exterior no Imposto de Renda?

Para declarar conta no exterior em dólar no Imposto de Renda, os contribuintes devem preencher a Ficha de Bens e Direitos – Depósitos Bancários em Conta Corrente no Exterior, sob o Código 62.

Related posts

Como enviar dinheiro para Portugal? Passo a passo prático

Spread cambial: o que é, como é cobrado e como calcular

Melhores cidades para morar em Portugal: lista atualizada