Como fazer Carteira de Trabalho Digital? Passo a passo simples

Você tem dúvidas sobre como fazer Carteira de Trabalho Digital? Esse é um questionamento válido para quem está iniciando uma carreira ou trocando de emprego CLT. Isso porque o documento virtual está ganhando cada vez mais espaço e adeptos, além de não ter mais emissão no formato físico, exceto em caso de trabalhadores de órgãos públicos e organismos internacionais.

Apesar de não ser válida para quem deseja trabalhar remotamente no exterior, conhecer essa versão online é importante para qualquer brasileiro. Até mesmo porque ela já contabiliza 1 bilhão de acessos.

Então, que tal entender seus detalhes? Confira no post.

O que é a Carteira de Trabalho Digital?

A Carteira de Trabalho Digital é a versão online do documento de comprovação de relação trabalhista. Disponível para iOS, Android e Web, ela foi criada para modernizar o acesso a eventos relacionados à empresa e seu contratante. Assim, garante os direitos e deveres estabelecidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

A Carteira de Trabalho Digital regulamenta o trabalho e apresenta dados sobre funções, jornada e outros aspectos trabalhistas. Da mesma forma, assegura o direito ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), seguro desemprego e mais benefícios.

A CTPS Digital está longe de ser uma versão escaneada ou simplesmente digitalizada. Ela é um documento eletrônico com a mesma equivalência do físico, que não é mais emitido, exceto em caso de trabalhadores de órgãos públicos e organismos internacionais. Com isso, pode ser utilizada nas mesmas situações.

Quem tem direito à Carteira de Trabalho Digital?

Tem direito à Carteira de Trabalho Digital todos os trabalhadores com Cadastro de Pessoa Física (CPF). Isso inclui brasileiros e estrangeiros na mesma condição. Para ter acesso à versão online e acompanhar as informações laborais por meio do site ou aplicativo, basta habilitar a CTPS, o que pode ser feito por meio de uma conta Gov.br.

Como fazer Carteira de Trabalho Digital?

Para fazer CTPS Digital, você vai precisar apenas do CPF para cadastrar ou fazer login em sua conta Gov.br. Depois, basta acessar o documento pelo site do governo federal ou pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital, disponível para iOS e Android.

1. Cadastre-se ou faça login com sua conta Gov.br

O primeiro passo para saber como fazer Carteira de Trabalho Digital é abrir uma conta Gov.br no portal do governo federal. Se você já tiver os dados de acesso, apenas faça o login com seu CPF e senha.

Vale a pena reforçar que existem outras opções de identificação. Você pode fazer login com o seu banco ou um QR code, um certificado digital ou um certificado digital em nuvem.

2. Baixe o app da Carteira de Trabalho Digital

Assim que tiver a sua conta Gov.br, baixe o app da Carteira de Trabalho Digital para Android ou iOS para ativar o documento. Você também pode usar o Portal Emprega Brasil, com o mesmo login criado antes.

3. Digite seus dados pessoais

Insira as informações solicitadas. Por exemplo, seu nome, CPF, data de nascimento etc. Caso seja um estrangeiro, é só clicar na opção “Não sou brasileiro”. Então, envie os dados.

4. Valide as informações enviadas

As informações enviadas serão validadas na base de dados do governo federal. Esse processo é rápido e dura somente alguns segundos.

5. Responda ao questionário sobre sua vida profissional

O próximo passo para saber como fazer CTPS Digital é responder um questionário. Ele trará 5 perguntas sobre sua vida previdenciária e profissional. Em seguida, envie-as.

6. Troque a senha temporária

Com as respostas do questionário, você receberá uma senha temporária. Acesse o Portal Emprega Brasil ou o app da CTPS Digital e faça a mudança. Se preferir deixar para outra hora, você receberá um lembrete assim que fizer o primeiro acesso a uma das plataformas.

Como acessar os dados da Carteira de Trabalho Digital?

1. Acesse o app Carteira de Trabalho Digital ou o Portal Emprega Brasil

Para acessar os dados da Carteira de Trabalho Digital, acesse o app pelo seu celular e faça o login. Se preferir, entre no Portal Emprega Brasil e utilize a sua conta Gov.br para entrar no sistema.

2. Selecione o serviço desejado

Na página inicial da Carteira de Trabalho Digital, você pode escolher entre “Contratos de Trabalho” e “Enviar Carteira de Trabalho”. No menu, que fica no ícone com três tracinhos, você pode acessar serviços como “Carteira de Trabalho”, “Benefícios”, “Extrato CAGED” e “Outras Opções”.

3. Clique na guia “Contratos de Trabalho” para ver informações da CTPS

Na home, você pode clicar em “Contratos de Trabalho” para acessar os dados da sua CTPS Digital. Nesse link, estão todas as empresas nas quais já trabalhou e as principais informações sobre essas relações trabalhistas.

Na tela, você verá os detalhes do contrato, as anotações registradas e gráficos de remunerações informadas.

4. Clique em “Enviar Carteira de Trabalho” para compartilhar suas informações

Na seção “Enviar Carteira de Trabalho”, você pode selecionar os dados pessoais e de contrato de trabalho que deseja compartilhar. Um documento em PDF será gerado para envio. 

5. Clique em “Benefícios” para fazer consultas a valores disponíveis

Na seção “Benefícios”, que fica no Menu, você tem acessos a informações de Abono Salarial, Seguro-Desemprego, Benefício TAC-Taxista, Benefício Emergencial e Informe de Rendimentos. 

6. Clique em “Extratos CAGED” para ver histórico de vínculos

O extrato CAGED mostra todo o histórico de vínculos que as empresas declararam no sistema do CAGED. 

Quais são as vantagens da Carteira de Trabalho Digital?

A Carteira de Trabalho Digital é prática para ser carregada e acessada

Por ser um documento online, a CTPS Digital é mais fácil de ser acessada e carregada. Você deixa de precisar levar o documento físico e pode acessar as informações quando quiser.

Além disso, é mais simples fazer a Carteira de Trabalho Digital e não há risco de perdê-la. Ela continuará disponível no sistema e você poderá trocar de smartphone sem problemas.

Concentra todas as informações trabalhistas em um só lugar

Todas as informações trabalhistas estão disponíveis no app. Assim, a Carteira de Trabalho Digital centraliza os dados e permite uma integração maior para evitar perdas e inconsistências. Além disso, o trabalhador pode conferir todas as informações dos seus contratos.

Você pode solicitar benefícios pelo app da CTPS Digital

Com a versão online da Carteira de Trabalho, você não precisa mais comparecer a um posto de atendimento para solicitar algum benefício ou auxílio. O processo pode ser realizado pelo app.

Isso diminui o tempo de espera e garante a centralização das informações. Como consequência, há menos risco de perda de dados relevantes. Além disso, você pode consultar com mais rapidez os pedidos de seguro-desemprego, pagamento do abono social etc.

Para que serve a Carteira de Trabalho Digital?

A Carteira de Trabalho Digital serve para reunir os dados trabalhistas do trabalhador e informar detalhes relativos a salário, férias, pagamento de 13° etc. Todas as informações são disponibilizadas em tempo real e sem burocracia para o trabalhador. Além disso, ela permite solicitar benefícios do governo.

A Carteira de Trabalho Digital simplifica a contratação de trabalhadores dentro dos novos modelos de trabalho. Por exemplo, home office e o estilo de vida do nômade digital. Isso porque deixa de ser necessário levar a carteira física até a empresa para que ela seja assinada.

Na contratação, a própria companhia pode fazer sua Carteira de Trabalho Digital e as devidas atualizações, sem necessitar da sua intervenção. Ou seja, evita muita burocracia.

Posso usar a Carteira de Trabalho Digital como identificação?

Não, você não pode usar a Carteira de Trabalho Digital como identificação. Esse documento deve ser utilizado para acompanhar as informações trabalhistas e o contrato firmado com a empresa. No entanto, não serve como documento pessoal.

Quem tem Carteira de Trabalho Digital tem que fazer a física?

Não, quem tem Carteira de Trabalho Digital não tem que fazer a física. Desde 2019, o documento online substitui o modelo tradicional e pode ser usado para a contratação. Nesse caso, basta informar o CPF e a empresa registra todos os dados. Além disso, todas as informações trabalhistas estão dispostas nessa nova versão e é possível solicitar benefícios e auxílios.

Na Carteira de Trabalho Digital é possível consultar todas as informações a qualquer momento e fazer todos os processos que já eram realizados na CTPS física. Portanto, você pode fazer a troca com tranquilidade.

A Carteira de Trabalho física é necessária para trabalhadores contratados por órgãos públicos e organismos internacionais. Para obtê-la, é necessário encaminhar um pedido de agendamento por e-mail, de acordo com o estado onde mora. O endereço é trabalho.(uf)@economia.gov.br. Você deve trocar “(uf)” pela sigla do estado. Por exemplo, trabalho.mg@economia.gov.br (Minas Gerais) ou trabalho.sp@economia.gov.br (São Paulo). 

A Carteira de Trabalho Digital foi criada para facilitar processos trabalhistas

A Carteira de Trabalho Digital é uma facilidade a mais para o trabalhador, porque evita a burocracia. Ao mesmo tempo, ela é simples de ser solicitada e você deixa de depender dos postos de atendimento para fazer os pedidos de benefícios e auxílios.

Agora, você sabe como fazer Carteira de Trabalho Digital e entende a importância desse documento. Assim, vale a pena ter acesso a ele para facilitar o acesso a suas informações trabalhistas e simplificar a consulta de todos os dados.

Gostou de entender melhor como funciona esse documento? Então, siga a Remessa Online nas redes sociais e veja mais dicas úteis. Estamos no Facebook, LinkedIn, X (antigo Twitter), Instagram e YouTube.

Resumindo

Como fazer a Carteira de Trabalho Digital pela primeira vez?

Para fazer CTPS Digital, você vai precisar apenas do CPF para cadastrar ou fazer login em sua conta Gov.br. Depois, basta acessar o documento pelo site do governo federal ou pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital, disponível para iOS e Android.

Quem não tem Carteira de Trabalho pode fazer a Digital?

Sim, quem não tem Carteira de Trabalho deve fazer a digital. É só baixar o app e fazer login com sua conta Gov.br. Então, preencha os dados e responda ao questionário sobre sua vida profissional. Com a validação, você já pode informar seu CPF à empresa e ela poderá cadastrar as informações.

Related posts

Como enviar dinheiro para Portugal? Passo a passo prático

Spread cambial: o que é, como é cobrado e como calcular

Melhores cidades para morar em Portugal: lista atualizada