Como fazer live no Tik Tok? Aprenda a transmitir, gravar e atrair pessoas

O Tik Tok é uma das redes sociais que mais cresceu nos últimos anos. Para se ter ideia, em setembro de 2021 atingiu a marca de 1 bilhão de usuários ativos por mês. Com isso, muitos criadores de conteúdo passaram a usar a plataforma para atrair mais público com os vídeos de 1 minuto. Mas, como fazer live no Tik Tok

Para ajudar, confira abaixo o passo a passo para iniciar uma live e as melhore recursos para engajamento e proximidade com os usuários. Vamos lá?

Como que eu consigo fazer uma live do Tik Tok

As regras atuais deixam claro que é preciso ter pelo menos 1.000 seguidores para fazer live no Tik Tok Além disso, embora a idade mínima para abrir uma conta seja de 13 anos, você deve ter pelo menos 16 anos para realizar um evento stream.

Ademais, para fazer live no Tik Tok é preciso usar um celular ou tablet, lembrando sempre de ter a versão mais atualizada do aplicativo. Então, siga o passo a passo abaixo. 

Como fazer live no Tik Tok pelo Android

Fazer uma transmissão ao vivo no Tik Tok pelo Android é bastante simples, veja o passo a passo. 

  1. Acesse sua conta no Tik Tok pelo Android;
  2. Pressione o botão com o símbolo (+) localizado na parte inferior (no centro da tela);
  3. Selecione a palavra  AO VIVO que está localizada ao lado do botão Vídeo;
  4. Descreva o tópico que deseja abordar durante a transmissão ao vivo, escrevendo o título;
  5. Inicie a transmissão pressionando o botão Go Live  e espere a contagem terminar para começar a falar com os usuários.

Como fazer live no Tik Tok com Iphone

Usuários com Iphone também podem fazer transmissões ao vivo no Tik Tok e os passos são praticamente os mesmos:

  1. Acesse sua conta no Tik Tok com o Iphone;
  2. Toque no botão com o símbolo (+) que é colocado na parte inferior da tela (no centro);
  3. Selecione o item AO VIVO que você encontra ao lado do botão Vídeo;
  4. Escreva um título para a transmissão;
  5. Inicie a transmissão ao vivo tocando no botão  Go Live;
  6. Neste ponto, uma contagem regressiva de três segundos deve começar. Ao final, a transmissão ao vivo começará.

Como fazer live no Tik Tok com poucos fans

É preciso se atentar às regras para o stream, sendo assim, não tem como fazer live no Tik Tok com menos de 1.000 seguidores porque esse é o número mínimo para que o recurso seja disponibilizado. Quem não atende a esse critério, nem mesmo verá a opção ativa na interface.

Na internet você pode até encontrar alguns tutoriais que ensinam como burlar esse recurso e fazer lives com menos de mil seguidores. Mas, esse não é um caminho recomendado porque vai contra as regras da plataforma e você pode perder sua conta. 

Como gravar live no Tik Tok

Ao fazer uma live no Tik Tok, a própria plataforma faz uma gravação da transmissão ao vivo que fica disponível por 90 dias no Live Replay. 

Então, você pode escolher baixar a live em seu dispositivo ou excluí-la. Para isso, basta acessar as Configurações e privacidade > LIVE Replay. Se você quiser fazer o download, clique em “Baixar”. Já se quiser excluir, basta clicar no ícone com a lata de lixo e confirmar. 

Regras de live no Tik Tok

Para fazer boas lives e não ter problemas com a plataforma, é muito importante seguir corretamente as regras de live no Tik Tok. As principais diretrizes são:

Além disso, existem algumas boas práticas que você deve seguir. Por exemplo, antes de iniciar uma live, caso apareça um aviso no topo da tela pedindo para a alterar o título da transmissão ao vivo por conter termos “banidos” da plataforma, faça-o imediatamente, caso contrário você não conseguirá iniciar a transmissão. 

Ademais, ao iniciar um live, sempre aparece um texto informando que você deve respeitar as Regras da Comunidade e que comportamentos considerados inadequados podem acabar bloqueando sua conta.

Como atrair pessoas para live Tik Tok

Para fazer lives no Tik Tok é muito importante atrair seguidores e pessoas para assistir às transmissões. Então, veja algumas dicas úteis. 

Faça um conteúdo que atraia seu público

O primeiro passo é fazer um conteúdo que atraia seu público. Não comece uma live sem nada em mente porque pode ficar confuso e seus usuários irão perder o interesse. Também é muito importante ser original e único. Como dissemos, a plataforma tem muitos usuários, ou seja, faz com que você tenha mais público, mas também mais concorrência. Por isso, é fundamental se destacar fazendo algo diferente. 

Inclusive, é muito importante envolver seu público, fazendo perguntas, lendo os comentários e conversando o tempo todo. Assim, eles se sentem parte da transmissão.  

Não faça lives muito longas

O Tik Tok é essencialmente uma rede social de vídeos curtos, então, nenhum usuário quer ficar duas horas assistindo a uma live. Sendo assim, evite fazer transmissões muito longas. Aliás, a própria plataforma indica que as transmissões ao vivo tenham em média 30 minutos. Mas, é claro, sempre considere o que seu público gosta. 

Para lives mais longas, prefira usar o YouTube. Veja aqui dicas para criar conteúdo na plataforma. 

Faça Eventos Live

O que são os Eventos Live? Com o “TikTok LIVE Events”, você pode criar um plano de ação e avisar seus seguidores sobre o que ocorrerá, além disso, eles podem se registrar para participar e serem avisados quando a transmissão começar. Para criar um evento, veja o passo a passo:

  1. Selecione o ícone “Eventos Ao Vivo” no canto superior direito da página de seu perfil; 
  2. Dê um nome para o evento, horário e faça uma breve descrição. Esses passos são importantes para que o evento seja atrativo e chame a atenção de seus seguidores;
  3. Clique em Criar. O evento ao vivo passará por uma revisão antes de ficar visível para o resto do TikTok.

Após a criação, é possível editar as informações do evento quando for necessário. Também, você pode promover o evento e atrair mais espectadores. 

Tenha equipamentos de qualidade

Equipamentos e internet de boa qualidade são cruciais para o sucesso de uma live. Afinal, ninguém quer ficar assistindo algo cheio de ruídos, escuro, com o som ruim ou que trava toda hora. 

É claro que no início talvez você não tenha acesso a equipamentos de ponta, mas sempre preze pela qualidade mínima. 

Convide outros participantes

Você também pode chamar outras pessoas para entrar ao vivo em sua live. Para isso, quando estiver na transmissão na parte inferior da tela, selecione Adicionar co- anfitrião ou Adicionar convidados.

Analise os dados de sua live

Por fim, você pode analisar os dados de cada live e ver o que funciona ou não para praticar nas próximas. As análises permitem que você acesse todas as informações dos últimos 7 a 28 dias. Veja esses dados e faça seu planejamento em cima deles. 

Se você é um criador de conteúdo no Tik Tok e já monetiza com a ferramenta, veja aqui como sacar seu dinheiro

Related posts

403 Forbidden: entenda o que é e como resolver

Dassault Falcon: quanto custa o jatinho e quais os modelos?

Como enviar dinheiro para Portugal? Passo a passo prático