Como fazer um portfólio: guia definitivo

Saber como fazer um portfólio de qualidade pode ser o diferencial para atrair clientes. Confira o guia completo!

A criação de um portfólio é uma tarefa que costuma ser desafiadora e gerar diversas dúvidas nos profissionais. Afinal, existem diferentes tipos que podem ser adotados e meios de divulgação, dificultando o processo de escolha. Porém, é preciso superar essas barreiras para desenvolver um material atrativo

Nesse sentido, é interessante buscar dicas e se aprofundar sobre o assunto para traçar a estratégia mais eficaz para a elaboração do material. Então, se você ainda não sabe como fazer um portfólio ou quer conhecer práticas que ajudem a otimizar o seu, é hora de esclarecer o tema.

A seguir, confira o nosso guia definitivo sobre como montar um portfólio de sucesso, com diversas dicas e inspirações para ajudar nessa tarefa. Vamos lá?

O que é portfólio?

Para começar, vale entender qual é o conceito de portfólio. Ele consiste em um documento ou arquivo que reúne diversos materiais de trabalho de um profissional ou empresa. Assim, ele permite que as pessoas observem, na prática, quais são as suas habilidades, conhecimentos, qualificações e experiências.

Perceba, no entanto, que ele não é sinônimo nem se confunde com currículo. Nesse caso, o documento reúne informações sobre formação acadêmica, experiências profissionais, cursos e habilidades específicas. Ou seja, o currículo é meramente descritivo.

Já o portfólio traz amostras do seu trabalho para que o cliente consiga visualizar a qualidade das entregas que você pode fazer, ajudando no marketing pessoal. Exatamente por isso, ele também pode se alinhar a diferentes nichos de atuação: redação, fotografia, design gráfico, desenvolvimento de sites, entre outros.

Quais são os tipos de portfólio existentes?

Após entender o conceito de portfólio, é preciso ter em mente que ele pode ser de diferentes tipos, conforme a sua finalidade ou, até mesmo, o gosto do profissional que o desenvolve. Conheça os principais.

Portfólio impresso

O portfólio impresso é mais tradicional e pode parecer inadequado em um primeiro momento, ao considerar o uso da tecnologia. Porém, ele pode ser essencial em alguns casos. Em geral, ele se alinha a profissionais que precisam demonstrar os seus resultados por meio de imagens, como fotografias.

Isso porque elas podem gerar um impacto maior do que ao mostrá-las em uma tela de celular, por exemplo. Para tanto, é preciso investir em uma impressão de qualidade e escolher o formato mais adequado — A3, A4 ou A5, por exemplo.

Também é importante ter uma boa encadernação ou usar uma pasta de qualidade. Afinal, tudo isso será observado pelo potencial cliente, então ele influenciará a impressão que será passada durante a apresentação.

Portfólio digital

Com um mundo cada vez mais tecnológico, o portfólio digital já ganhou espaço no mercado e se tornou o modelo mais utilizado. A vantagem, aqui, é que não existem limites como ele pode ser feito: é possível montar um site, desenvolver um arquivo que será disponibilizado ao cliente ou usar ferramentas próprias para isso.

Você pode incluir textos, imagens, vídeos e, até mesmo, funcionalidades interativas. Isso amplia as oportunidades de trabalhar a sua apresentação e impressionar o cliente. Para complementar os benefícios, ele tende a não ter custos e pode ser compartilhado facilmente via link ou e-mail. 

Portfólio via plataformas online

Ao pensar em portfólios digitais, vale a pena destacar um tipo que seria uma subcategoria deles. São os portfólios via plataformas online. Existem diversos sites e aplicativos especializados, que permitem aos usuários criar e personalizar o portfólio por meio de templates exclusivos e diversas funcionalidades.

Eles podem ser privados ou públicos e, até mesmo, fazer parte de marketplaces de serviços. Dessa maneira, você amplia as chances de ser encontrado por um potencial cliente e fechar novos contratos.

Portfólio acadêmico

Quem busca oportunidades de se desenvolver no meio acadêmico pode se valer do portfólio. Assim, ele pode trazer atividades, pesquisas realizadas, trabalhos realizados e outros dados relevantes que demonstrem a sua trajetória e desempenho acadêmico.

Ele pode ser usado, por exemplo, na busca por oportunidades profissionais em universidades, como pesquisador, professor ou conteudista. A ferramenta pode ser solicitada na avaliação de vagas para determinados cursos, inclusive aqueles buscados no exterior.

Portfólio empresarial

O portfólio é bastante conhecido e utilizado por um freelancers, mas também pode ser montado por um negócio. Uma empresa especializada em design, por exemplo, pode utilizar o portfólio para reunir diferentes trabalhos já entregues aos clientes e auxiliar nas vendas.

O diferencial, aqui, é que ele não traz o trabalho de apenas um profissional, mas de diversas pessoas que colaboram com os resultados da organização. Nessa situação, é comum que ele tenha alguns elementos adicionais, como descrições sobre valores e missão da empresa, lista de clientes e parceiros, equipe.

Portfólio de produtos

Já o portfólio de produtos é usado para apresentar os diferentes itens comercializados por você ou pela empresa. Ele pode servir de suporte para fechar parcerias como fornecedor ou para auxiliar os clientes na escolha dos itens que precisam adquirir.

Nele, é importante separar em diferentes categorias, incluir descrições dos itens e as possibilidades de personalização, se houver. Caso existam diferentes cores e tamanhos, isso deve estar indicado também no portfólio. 

Portfólio fotográfico

Outro portfólio bastante comum é o fotográfico, desenvolvido pelos profissionais da área para demonstrar o estilo de fotografia, qualidade de edição e outros detalhes. Ele também traz os tipos de trabalhos realizados — books, eventos, produtos etc.

O ideal é que o portfólio tenha apenas os itens com os quais você realmente quer trabalhar, ainda que já tenha feito ótimas fotos em outras situações. Isso ajuda a prevenir que o cliente solicite atividades que você não tem interesse em desenvolver.

Além de todos esses tipos de portfólio, podem existir outros tipos, a depender da sua atuação. Um produtor de conteúdo pode reunir seus principais trabalhos, como artigos, roteiros, vídeos e outros materiais. O mesmo vale para as demais áreas que permitam reunir trabalhos realizados, como programadores, designers etc.

Como fazer um portfólio?

Conhecendo os diferentes tipos de portfólio, é preciso analisar as alternativas para definir como deve ser o seu. Ele tem fins profissionais (como pessoa física ou jurídica) ou acadêmico? Você prefere um modelo online ou digital? E qual é o seu nicho de atuação?

Essas questões são o ponto de partida para definir a base do seu portfólio. Porém, depois existem outras dicas que você pode seguir para desenvolver o documento. Confira!

Defina um objetivo

Primeiro, você precisa entender qual é o objetivo do portfólio. Por exemplo: a intenção é atrair clientes como profissional ou empresa, ou conseguir um emprego? Esse direcionamento pode fazer diferença, a depender do nicho de atuação e dos detalhes do documento.

Ele também pode ter a finalidade de conduzir a apresentação de seus serviços ou produtos para facilitar a escolha e definição dos contratos com os clientes. É a partir dessa definição que você poderá seguir para os próximos passos.

Selecione os trabalhos mais importantes

A próxima dica sobre como fazer um portfólio é escolher os trabalhos que farão parte dele. Pense o seguinte: se a ideia é convencer a outra pessoa sobre a sua competência e qualidade do que faz para conseguir um trabalho ou vaga, é preciso mostrar o melhor.

Não se trata de esconder o que você fez e não funcionou tão bem, mas de focar no seu verdadeiro potencial. Portanto, selecione os seus trabalhos mais relevantes e de maior qualidade. Aqui, é interessante ser breve: separe amostras das suas atuações, mas se limite a uma pequena quantidade de cada.

É possível que você tenha diversos trabalhos que se destacam ao longo dos anos, mas o portfólio deve ser breve e objetivo, para que não se torne cansativo para o cliente. Ele funciona como uma amostra apenas, então não precisa incluir todos os seus trabalhos.

Adicione os créditos corretamente

Um erro muito comum na hora de formar o portfólio acontece quando há um trabalho em equipe, mas a peça apresentada ao cliente não traz essa informação. No mercado, é comum que profissionais trabalhem em conjunto visando uma melhor qualidade da entrega — e demonstrar isso é fundamental.

Inicialmente, porque garante os devidos créditos aos responsáveis. Porém, isso também demonstra a capacidade de trabalhar em equipe, lealdade e outros valores que podem fazer a diferença na hora de alguém avaliar o seu trabalho.

Isso ainda pode demonstrar a sua capacidade de firmar parcerias para otimizar as entregas — o que pode ser um grande atrativo. No caso de portfólio de empresas, vale sempre ter um espaço para apresentar a equipe, mostrando o papel de cada um no desenvolvimento dos projetos apresentados.

Facilite a leitura

Independentemente do tipo de portfólio, é comum que ele apresente algum texto — pode ser uma breve apresentação do seu trabalho, a descrição das suas habilidades ou a apresentação de várias peças escritas (caso seja um redator, por exemplo).

Em todos os casos, é preciso ter foco em facilitar a leitura. Sempre que possível, priorize frases e parágrafos mais curtos, que ajudam a manter a concentração. Observe também se todas as ideias estão interligadas e se o texto tem clareza para evitar interpretações equivocadas.

Além disso, avalie a escolha das fontes utilizadas, para que elas sejam legíveis. A composição de cores e combinações é outro fator relevante. Por fim, considere a criação de índice ou categorias, que facilitem a busca específica por determinados itens por quem estiver avaliando o seu portfólio.

Seja criativo

Ao elaborar um portfólio, você deve ser criativo. Analise as diferentes estruturas e ferramentas disponíveis para encontrar elementos que possam enriquecer a sua apresentação. A depender da área de atuação, essa demonstração de criatividade também pode contar pontos na avaliação do cliente em relação à sua contratação.

Aposte na simplicidade

Por fim, vale manter a simplicidade em mente no momento de desenvolver o documento — e ela vale para os diferentes tipos e modelos que podem ser usados. Use linguagem acessível, evite o excesso de imagens, cores ou elementos que possam deixá-lo poluído.

Foque também no volume de amostras ao final, para evitar que ele fique muito extenso. Para não cometer erros, vale a pena fazer uma revisão atenta e contar com uma segunda opinião. Um profissional parceiro ou um cliente de longa data podem dar feedbacks, por exemplo.

Quais são as principais plataformas para fazer portfólio online?

Após aprender as principais dicas sobre como fazer um portfólio, é hora de conhecer algumas plataformas para manter o material online. Essa alternativa costuma ser bastante interessante, pois também amplia a presença digital e pode atrair potenciais clientes ao aparecer em resultados de buscas na internet.

A seguir, confira as principais plataformas disponíveis!

WordPress

O WordPress é bastante conhecido por ser uma plataforma que permite o desenvolvimento de sites. A vantagem para a construção do portfólio é que ele consegue apresentar uma série de templates prontos e é bastante personalizável. Ele ainda permite inclusão de imagens e vídeos, além de outras ferramentas.

No entanto, o WordPress costuma gerar custos com hospedagem e domínio. A depender do seu orçamento ou momento profissional, ele pode não se adequar.

Wix

O Wix é uma plataforma que tem semelhanças com o WordPress, mas foi desenvolvido pensando em trazer ainda mais facilidade para os usuários na criação do site. Outra vantagem é a possibilidade de ter planos gratuitos — apesar de eles limitarem algumas funcionalidades e o endereço do site.

Behance

O Behance é uma plataforma da Adobe que permite publicar diferentes trabalhos. Uma das vantagens é que é possível fazer pesquisas dos projetos publicados, o que aumenta as suas chances de ser encontrado por potenciais clientes.

Na prática, ela tem um maior alinhamento com os projetos relacionados à design e ilustração, mas você pode postar outros tipos de trabalho. Para entender se ela atende aos seus objetivos, vale se inscrever e navegar pela plataforma para conhecer melhor as funcionalidades.

DeviantArt

O DeviantArt também é focado em imagens e fotos, funcionando como um tipo de mural onde os usuários podem publicar os seus trabalhos. Ele também traz espaço para você montar um perfil completo e receber comentários de outras pessoas.

Para facilitar as vendas, ele tem uma loja que permite que você ofereça os seus trabalhos ao público. Logo, funciona como um canal para fechamento de vendas, trazendo oportunidades de potencializar os seus resultados.

Cargo Collective

O Cargo Collective é uma plataforma para criação de sites, então é semelhante ao WordPress e ao Wix. Ele pode se encaixar em diferentes nichos e finalidades, com fácil uso e diversas possibilidades de personalização. Ele também apresenta uma versão gratuita, que não permite ter um domínio próprio, mas é possível migrar para um plano PRO quando desejar.

Em todos os casos, considere testar a ferramenta antes de decidir qual caminho trilhar na montagem do seu portfólio. Além disso, vale destacar que existem outras plataformas, como Carbonmade, JournoPortfolio, Contently, entre outras. Sem dúvidas, você conseguirá encontrar aquela que atende melhor às suas necessidades.

Como divulgar o seu portfólio?

Existem diversas formas de divulgar o portfólio, inclusive visando ser encontrado por potenciais interessados via buscas na internet. Uma delas, certamente, é ao abordar clientes (presencialmente ou de modo digital), se apresentando e, caso ele demonstre interesse, indicando o seu portfólio.

Assim, o material pode ser enviado via e-mail ou apresentado em uma reunião, a depender do tipo de cliente e da sua estratégia. Entretanto, a internet é um dos principais meios de divulgação, trazendo diversas possibilidades. Conheça!

LinkedIn

O LinkedIn é uma rede social com foco corporativo. Por isso, é bastante utilizada pelos profissionais e empresas para divulgação de vagas e currículos, além da troca de experiências e construção de networking.

Além de permitir a criação de um currículo e apresentação de habilidades, você pode incluir um link para o seu portfólio no perfil. Assim, quem encontrar a sua página terá mais facilidade para conhecer o seu trabalho.

Blog

Outra alternativa é aproveitar a possibilidade de usar plataformas online para desenvolver o portfólio para criar um blog. Nesse caso, além de divulgar o trabalho, ele permitirá utilizar técnicas específicas de SEO (Search Engine Optimization) para ser encontrado pelos motores de busca.

Para quem trabalha com produção de conteúdo, esse pode ser um diferencial interessante. Afinal, se o cliente encontrar o seu blog nas buscas pela internet, você terá mais autoridade ao dizer que também pode fazer isso por ele por meio de um trabalho bem estruturado de marketing de conteúdo, por exemplo.

Redes sociais

Já citamos o LinkedIn, que é uma rede social voltada ao meio corporativo. Porém, a divulgação do seu portfólio também pode ser feita em outras redes sociais, como o Facebook, Instagram, TikTok e YouTube.

Nesse cenário, existem diversas possibilidades: manter o link na descrição, divulgar em postagens, compartilhar em grupos ou pedir que outros usuários compartilhem, impulsionar publicações etc. Vale estudar cada rede para entender quais são as oportunidades disponíveis. 

Exemplos de portfólios criativos para se inspirar

Além de aprender todas essas dicas, é comum buscar inspirações para entender melhor como colocar todo o conhecimento em prática, não é mesmo? Por isso, preparamos uma lista com exemplos de portfólios criativos que podem trazer ótimos insights. Veja só:

Robby Leonardi

O portfólio de Robby Leonardi é um exemplo de portfólio que foge do tradicional para gerar interação com o usuário. A página foi estruturada como um tipo de jogo, no qual você anda com o personagem e encontra as informações sobre o artista — que trabalha com design, ilustração, programação e animação.

Ellen de Medeiros

Quer inspiração para um portfólio impresso? A Ellen de Medeiros publicou algumas imagens dos seus trabalhos. Ele teve finalidade acadêmica, mas é uma ótima inspiração para quem não sabe como estruturar o material para ter um modelo físico

Marc Thomas

Outro portfólio voltado ao design e desenvolvimento front-end que manteve o foco na simplicidade: a própria página de Marc Thomas é a amostra que ele apresenta — tanto em relação ao design quanto à programação do próprio site. A partir dele, é possível acessar redes sociais e outras informações sobre ele.

Porém, a internet conta com uma série de modelos: nas próprias plataformas que você conferiu nesse post, é possível ver o trabalho desenvolvido por diferentes profissionais. O Google também ajuda na pesquisa, trazendo resultados de portfólios conforme os termos da sua pesquisa.

Portanto, reserve um tempo para fazer buscas, definindo os elementos que você deseja incluir em seu portfólio. Dessa maneira, há chances de direcionar as pesquisas por palavras-chave relacionadas, salvando diferentes inspirações para ajudar na criação de um portfólio único e diferenciado.

Agora que você sabe o que é e como fazer um portfólio, é possível se organizar para criar o documento ou otimizar o seu. Dessa forma, você conseguirá mostrar as suas habilidades e diferenciais aos potenciais clientes, aumentando as chances de fechar novos contratos e alcançar o sucesso profissional.

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Resumindo

O que é um portfólio?

O portfólio reúne amostras do trabalho de um profissional, apresentando uma visão completa sobre como ele pode aplicar suas habilidades e a qualidade do seu trabalho.

Quais são os tipos de portfólio?

O portfólio pode ser: 
– impresso; 
– digital; 
– via plataformas online; 
– acadêmico; 
– empresarial; 
– de produtos; 
– fotográfico. 

Onde divulgar o portfólio?

Existem diversas formas de divulgar o portfólio, inclusive visando ser encontrado por potenciais interessados via buscas na internet. Veja as principais possibilidades: 
– e-mail e outros contatos, via solicitação; 
– LinkedIn; 
– blog; 
– outras redes sociais.

Quais as principais plataformas para portfólio?

– WordPress; 
– Wix; 
– Behance; 
– DeviantArt; 
– Cargo Collective; 
– entre outras. 

Como se faz um portfólio passo a passo?

– defina um objetivo; 
– selecione os trabalhos mais importantes; 
– adicione os créditos corretamente; 
– facilite a leitura; 
– seja criativo; 
– aposte na simplicidade.

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