Como se tornar um piloto de avião

Quem nunca sonhou em pilotar um avião? Esse é um caminho desafiador e empolgante que exige dedicação e estudo. Saber como ser um piloto de avião é o primeiro passo para quem deseja seguir essa carreira. 

Apesar de complexo, qualquer pessoa pode se tornar um piloto. Confira no artigo abaixo como é o processo, requisitos necessários, custos e outras informações. Vamos lá? 

O que é necessário para ser um piloto de avião?

Em geral, para ser um piloto de avião é necessário:

  • Ter mais de 18 anos e ensino médio completo;
  • Realizar o exame médico para obtenção do Certificado Médico Aeronáutico de 1ª ou 2ª Classe, dependendo da formação;
  • Fazer um curso para piloto de avião;
  • Passar na prova teórica da ANAC;
  • Acumular horas de vôo, necessárias para cada categoria;
  • Ser aprovado no Exame de Proficiência de voo;
  • Ter inglês fluente e passar no Exame de Proficiência linguística, elaborado pela ANAC, (Santos Dumont English Assessment – SDEA). 

Vale lembrar que as exigências podem mudar de acordo com a categoria escolhida

Qual o nome da faculdade para ser piloto de avião?

Nenhuma faculdade é obrigatória para ser piloto de avião. Isso porque, são necessários apenas cursos e ensino médio. 

No entanto, ter um curso superior pode ser um bom diferencial no momento de sua candidatura a uma vaga. Algumas faculdades podem ser:

  • Ciências da aviação;
  • Ciências aeronáuticas;
  • Engenharia Aeronáutica;
  • Engenharia Mecânica (ênfase em aeronaves). 

Como se tornar um piloto de avião?

Para se tornar um piloto de avião, é necessário fazer cursos e passar nos exames exigidos pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Contudo, a certificação é feita por categorias e cada uma tem suas próprias exigências. 

Piloto Privado (PP)

A categoria de entrada no setor é Piloto Privado. Para isso, é necessário ter mais de 18 anos e possuir ensino médio completo.

Assim, o interessado pode fazer um curso teórico e ter aulas de diversas matérias, como:

  • Conhecimentos Técnicos;
  • Meteorologia;
  • Teoria de Voo;
  • Navegação Aérea;
  • Regulamentos de Tráfego Aéreo.

Após o curso, é necessário passar por um exame médico para receber o Certificado Médico Aeronáutico de 2ª Classe. Em seguida, o candidato precisa se inscrever e passar na prova teórica da ANAC, acertando, no mínimo, 70% das questões. 

O treinamento para piloto de avião involve horas de vôo

Com a aprovação, o aluno inicia a fase prática e precisa acumular 40 horas de voo, incluindo 10 horas solo e 5 horas de navegação. Então, o aluno poderá realizar o exame de cheque com um piloto autorizado pela Anac, que pode ser um inspetor de Aviação Civil ou mesmo um instrutor da escola. 

Se aprovado, o aluno recebe um Certificado de Piloto Privado, que permite voos não remunerados em monomotores.

Piloto Comercial (PC)

O segundo passo é se tornar um Piloto Comercial. Nesse caso, é necessário ter a Carteira PP e se matricular em um curso teórico de Piloto Comercial. O curso tem as mesmas matérias, mas com focos mais aprofundados.

Então, é necessário passar novamente na prova teórica da ANAC e realizar um exame médico para conseguir o Certificado Médico Aeronáutico de 1ª Classe. 

Na fase prática, é preciso acumular 150 horas de voo, com requisitos específicos. Então, o piloto deve fazer a prova prática, com um inspetor qualificado ou na própria escola. 

Os pilotos comerciais podem outras habilitações adicionais, como:

  • Voo por Instrumentos (IFR);
  • Voo em Multimotor;
  • Instrutor de Voo (INVA). 

Piloto de Linha Aérea (PLA)

O ápice da carreira é alcançado ao se tornar um Piloto de Linha Aérea. Este estágio exige requisitos mínimos:

  • No mínimo 21 anos;
  • Ter um total de 1.500 horas de voo;
  • Obter as licenças PP e PC;
  • Fazer o exame teórico e prático da ANAC. 

Apenas com o exame teórico, é possível trabalhar em algumas companhias aéreas, especialmente brasileiras. No entanto, outras podem solicitar a certificação completa, com o exame prático. Sendo assim, o indicado é sempre fazer todas as certificações. 

Qual o valor de um curso de piloto de avião?

O preço de um curso para piloto pode variar entre R$ 1 mil a R$ 100 mil. Os valores dependem de diversos fatores, com a cidade, escola, especialização e até se o curso é presencial ou a distância. Contudo, alguns custos aproximados são:

  • Curso teórico para Piloto Privado: de R$ 1 mil a R$ 5 mil;
  • Curso prático para Piloto Privado: de R$ 200 a R$ 1.500 por hora de voo;
  • Curso teórico para Piloto Comercial: de R$ 1 mil a R$ 5 mil;
  • Curso prático para Piloto Comercial: de R$ 200 a R$ 1.500 por hora de voo;
  • Curso teórico para Piloto de Linhas Aéreas: A partir de R$ 1.500;
  • Curso prático para Piloto de Linhas Aéreas: de R$ 500 a R$ 1.500 por hora de voo. 

Lembrando que as provas teóricas e práticas também têm custos que dependem do local. Sendo assim, estimativas apontam que uma pessoa pode gastar entre R$ 100 mil a R$ 200 mil para se tornar um piloto, considerando os treinamentos, horas de voos, cursos teóricos, matérias didáticos, exame médico e provas da ANAC. 

Vale apontar que o curso teórico não é obrigatório, ou seja, você pode estudar por conta própria e fazer a prova, diminuindo os custos. 

Quanto tempo leva para se tornar um piloto de avião?

O tempo necessário para se tornar um piloto de avião pode variar bastante em cada categoria:

  • Piloto Privado (PP): de 6 meses a 1 ano;
  • Piloto Comercial (PC): de 1 a 2 anos;
  • Piloto de Linha Aérea (PLA): pode levar alguns anos. 

Essa variação acontece porque depende de vários fatores como disponibilidade de tempo do aluno, a frequência das aulas, o tipo de escola de aviação e as condições meteorológicas para aulas práticas. 

No caso do Piloto Privado, o curso teórico leva, em média, 4 meses. Já o tempo para acumular 40 horas de voo depende da disponibilidade do aluno e das condições meteorológicas, sendo, em média, de 2 a 6 meses. 

O curso para Piloto Comercial (PC), requer um mínimo de 150 horas totais de voo, que pode levar um tempo considerável. 

Para ser Piloto de Linha Aérea (PLA), é necessário acumular um mínimo de 1.500 horas totais de voo. O tempo para isso, pode variar significativamente e depende das oportunidades de emprego, como instrutor de voo, piloto comercial, entre outras.

É difícil se tornar um piloto de avião?

Não é difícil se tornar piloto de avião, mas a jornada é complexa. Isso porque, o processo é desafiador e requer dedicação, comprometimento e desenvolvimento de habilidades específicas. 

Piloto em treinamento

A dificuldade pode variar de pessoa para pessoa, mas há alguns desafios comuns no processo de formação de pilotos. Por exemplo, o treinamento é um investimento alto, que no total, pode passar de R$ 100 mil. 

Além disso, é necessário dedicar horas de estudos teóricos e práticos. Também é preciso lembrar que a aviação está sujeita às condições meteorológicas. No entanto, apesar de desafiador, não é um processo impossível de se fazer. 

Como é a carreira de um piloto de avião?

A carreira de um piloto de avião inicia ao conseguir licença de piloto privado, seguida pela licença de piloto comercial. Posteriormente, muitos pilotos acumulam horas de voo como pilotos de companhias aéreas regionais, antes de se qualificarem para pilotar aeronaves maiores em companhias aéreas principais. 

Ter horas de experiência em voo e certificações adicionais podem ajudar o piloto em sua carreira. 

Qual é o salário de um piloto de avião?

O salário de um piloto de avião no Brasil em 2023 é, em média, R$ 6.658,21 mensal, segundo dados do site salario.com.br

Conforme os dados, a média salarial pode variar entre R$ 5.195,00 e R$ 15.440,92 mensal. 

Quantas horas por dia trabalha um piloto de avião?

A jornada de trabalho para pilotos de avião tem os seguintes limites, conforme a Lei Nº 13.475:

  • 9 horas, se integrantes de uma tripulação mínima ou simples;
  • 12 horas, se integrantes de uma tripulação composta;
  • 16 horas, se integrantes de uma tripulação de revezamento.

Quantos voos um piloto faz por mês?

O número de voos de um piloto pode variar dependendo da programação da companhia aérea e outros fatores operacionais.

A Lei 13.475/2017 estabelece diferentes limites de horas mensais de voo para pilotos, dependendo do tipo de aeronave em que estão operando, como:

  • 80 horas de voo por mês e 800 horas por ano, em aviões a jato;
  • 85 horas de voo por mês e 850 horas por ano, em aviões turbo-hélice;
  • 100 horas de voo por mês e 960 horas por ano, em aviões convencionais;
  • 90 horas de voo por mês e 930 horas por ano, em helicópteros.

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Perguntas frequentes

O que é necessário para ser um piloto de avião?

Para ser um piloto é preciso ter mais de 18 anos e ensino médio completo, realizar exame médico para conseguir o Certificado Médico Aeronáutico, fazer cursos teóricos e práticos, além de passar nos exames teóricos e práticos da ANAC. 

Como se tornar um piloto de avião?

Para se tornar um piloto é preciso realizar cursos e passar nos exames exigidos pela ANAC, seguindo categorias específicas: Piloto Privado (PP), Piloto Comercial (PC) e Piloto de Linha Aérea (PLA).

Quanto tempo leva para se tornar um piloto de avião?

O tempo varia conforme a categoria, sendo Piloto Privado (PP) de 6 meses a 1 ano. 
Piloto Comercial (PC) de 1 a 2 anos. Já para ser Piloto de Linha Aérea (PLA), leva alguns anos.

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