Como ser patrocinado: aprenda a pedir e ganhar o patrocínio esportivo para atletas

O patrocínio esportivo é importante para manter o atleta competindo e se dedicando ao esporte. No entanto, cerca de 42% dos atletas brasileiros que competiram em Tóquio, no Japão, nas Olimpíadas de 2020 não recebem patrocínio. Como ser patrocinado é uma dúvida comum entre os atletas que estão começando a carreira no esporte.

E é fundamental começar a pensar nisso desde cedo, pois a falta desse apoio pode impedir que o atleta permaneça no esporte. Neste artigo, você vai ver como ser patrocinado por uma marca, continue lendo e confira!

Como funciona ser patrocinado?

O patrocínio é um apoio financeiro que uma empresa oferece ao atleta. Em geral, o valor não é entregue diretamente ao atleta, mas sim na aquisição de recursos que são essenciais para a sua atividade, como na compra de equipamentos, uniforme, na contratação de treinador ou academia, na compra de passagens aéreas etc.

Em troca do valor, o atleta leva a marca do patrocinador em todos os lugares em que estiver. O logo do patrocinador é estampado no uniforme, no equipamento necessário para sua atividade, como uma prancha de surf, bicicleta, moto, entre outros, além de estampar os painéis que são usados durante as entrevistas e são posicionados atrás do atleta. 

Dependendo do patrocinador, como é o que acontece com marcas de produtos esportivos, o atleta passa a utilizar apenas roupas e sapatos daquela marca, mesmo quando não está em atividade profissional.

Como funciona o sistema de patrocínio?

O esporte é um negócio lucrativo, por isso tem atraído muitos patrocinadores para esse meio. Ao mesmo tempo em que fomentam um esporte, as empresas patrocinadoras conseguem se promover de forma sutil e eficiente.

Em paralelo, o esportista também se beneficia, pois tem a garantia, estabelecida em contrato, de ter o financiamento do que precisa financeiramente para se dedicar ao esporte que pratica, bem como aos campeonatos. 

O papel do patrocinador é o de atrair visibilidade para o atleta, bem como aumentar a cobertura de mídia e permitir um engajamento maior do público. Por esse motivo, o patrocinador tem papel fundamental no desenvolvimento e crescimento da modalidade esportiva.

No entanto, conquistar um patrocinador não é uma tarefa fácil. Primeiro é preciso atraí-lo, depois é preciso encontrar um modelo de negociação que beneficie os dois lados. O patrocinador e o atleta vão conversar para alinhar suas expectativas, além de apresentar os pontos vantajosos da parceria.

Depois desse alinhamento, um advogado, em geral, contratado pela empresa, se responsabiliza por redigir um contrato com todos os termos combinados elencados. Nesse documento, são definidos o prazo de validade do contrato, quais são os recursos ou o valor disponibilizado para o atleta e quais são as suas obrigações como patrocinado. Um exemplo de determinação de contrato é o impedimento do atleta utilizar produtos do concorrente. 

O que precisa para ser patrocinado?

As empresas investem em atletas que atuam de forma profissional e se dedicam aos campeonatos e competições. Isso quer dizer que é preciso levar a vida esportiva a sério, treinando bastante e buscando sempre se destacar no mercado.

A forma com que o atleta é visto no mercado esportivo é muito importante. Atletas que não cumprem com os compromissos, têm comportamentos negativos, estão sempre envolvidos em brigas ou polêmicas prejudicam a própria imagem e afastam os patrocinadores.

Além disso, é natural que as empresas mantenham em seu radar os esportes que são mais populares e os atletas que mais se destacam em cada um deles. Para começar a receber patrocínio o atleta também pode precisar de um CNPJ, pois muitas empresas exigem a emissão de nota fiscal para fins de fiscalização tributária. 

Como buscar o patrocínio de uma empresa?

Embora diversas empresas procurem de forma voluntária por atletas e destinem verbas para patrocínios de diversas modalidades, quem precisa de um patrocinador não pode esperar ser encontrado.

Quem tem interesse e precisa de um patrocínio precisa buscar por ele e trabalhar ativamente para encontrá-lo. O atleta precisa mostrar seu talento e estar constantemente exposto a propostas, mostrando que tem interesse em fechar um patrocínio.

Veja a seguir como ser patrocinado!

Monte um currículo

Todo atleta precisa ter um currículo com informações relevantes para os patrocinadores. O material deve ter os dados do atleta, fotos, vídeos de apresentação, vídeos mostrando sua atuação em campeonatos, informações sobre prêmios, como medalhas e troféus etc.

Caso já tenha participado de alguma entrevista ou programa de TV é importante incluir os links de acesso para esses conteúdos. Essa é uma forma de mostrar como o atleta se comporta diante das câmeras e como se expressa, o que será importante para o patrocinador avaliá-lo como representante de sua marca.

Todas essas informações podem ser inseridas em uma plataforma específica, disponível para as marcas.

Vá em busca das empresas

Depois de montar esse material o atleta deve começar a procurar pelas empresas. Mesmo que o seu currículo esteja disponível em uma plataforma aberta, é importante ter uma atitude mais proativa.

Construir uma lista com as empresas para fazer contato é uma boa forma para organizar com quais já houve contato, se houve resposta e qual o status de cada contato. Na hora de montar essa lista, uma dica interessante é incluir apenas possíveis patrocinadores que se relacionam com o esporte que o atleta pratica. 

Diversas empresas já têm histórico de patrocínio, esse pode ser um caminho para avaliar aquelas que têm ou não conexão com o esporte. Além de otimizar o tempo, é possível aumentar as chances de sucesso no fechamento do contrato.

Mostre os benefícios do patrocínio

As empresas que oferecem patrocínio buscam uma relação de troca, onde também vão ganhar. Por isso, o atleta deve mostrar quais são os benefícios de construir essa relação. Isso pode ser feito de diversas formas, mostrando o empenho nos treinos, as vitórias em competições ou resultados obtidos para marcas que já foram patrocinadoras em outro momento.

Compartilhe sua agenda

Uma das formas de mostrar o empenho e a dedicação nos treinos é compartilhando a agenda de atividades e eventos que o atleta está participando. Assim, a marca consegue avaliar se a atuação do atleta se conecta com seus objetivos de negócio, além de saber exatamente quanto ele se dedica ao esporte.

Uma agenda vazia, apenas com treinos e poucos eventos, pode ser um indicativo de que o atleta ainda não é tão bem relacionado. Algumas empresas podem considerar isso como um ponto negativo, enquanto outras podem entender como um ponto que precisa ser melhorado, mas não é um critério de eliminação.

Tenha uma boa exposição

“Quem não é visto, não é lembrado”, já dizia um velho ditado. Para que um atleta seja reconhecido pelo público e pelos patrocinadores, é preciso estar sempre em evidência, mostrando o que está sendo feito.

Algumas formas de conseguir essa exposição são se expor em competições, usar as redes sociais para mostrar sua rotina, participar de eventos, fazer networking com profissionais de agência e pessoas responsáveis por buscar atletas para patrocínio, entre outras ações.

Cuide de sua imagem

A reputação de um profissional deve ser construída desde o seu primeiro dia de trabalho. No caso dos atletas, mesmo quem não é famoso deve ter esse cuidado, principalmente na internet. Hoje em dia é muito fácil encontrar informações sobre o passado das pessoas.

Quem não se preocupa com a própria imagem desde o início corre o risco de ser exposto por algo que disse ou fez no passado.

Crie uma comunidade fiel

Interagir com o público nas redes sociais, conquistar a confiança das pessoas e construir laços com elas é importante para o fortalecimento da imagem do atleta. Além disso, é uma forma de mostrar para o patrocinador que o atleta é querido e pode ser um bom representante para a marca.

Produzir conteúdo para as redes sociais, manter o público atualizado, publicar informações sobre a participação em campeonatos e promover o engajamento dos seguidores são algumas formas de construir uma audiência relevante.

Destaque-se por suas vitórias

Um atleta que está sempre pontuando e conquistando vitórias chama muita atenção das marcas. Além de ter carisma, saber falar bem e ter uma boa reputação, o bom desempenho é um fator importante para as marcas que buscam atletas para patrocinar. Afinal, essa é uma forma de manter o nome da empresa sempre em evidência.

Enquanto estiver negociando, não descarte o contato e não recuse negociações com marcas pequenas. Elas podem ser uma ótima porta de entrada para conquistar patrocínios maiores. Depois de fechar o primeiro contrato com um patrocinador, mantenha o comprometimento e o foco em entregar bons resultados.

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