Criador de conteúdo ou digital influencer: conheça as diferenças

Criador de conteúdo ou digital influencer você já teve essa dúvida? Afinal, quem cria conteúdo não é digital influencer ou quem é digital influencer não cria conteúdo? Assim como você já deve ter se perguntado isso outras pessoas também têm essa dúvida. Para esclarecer de uma vez por todas, criamos este conteúdo.

Blogueiro, criador de conteúdo ou digital influencer, você vai entender melhor sobre cada uma dessas profissões e o que as diferenciam umas das outras. Continue lendo o artigo e confira!

Qual a diferença entre Digital Influencer e criador de conteúdo?

Desde que blogueira se tornou uma profissão e as pessoas começaram a ganhar dinheiro na internet vendendo a sua imagem, diversos conceitos relacionados com o tema começaram a surgir. Blogueira, digital influencer, criador de conteúdo são apenas alguns dos termos utilizados por quem utiliza a internet para trabalhar.

Com tantos nomes e tantas pessoas atuando e se nomeando de formas diferentes, tem ficado mais difícil entender essa variedade de profissões e quando usar uma ou quando usar outra. Para não fazer mais confusão e acabar com suas dúvidas sobre criador de conteúdo ou digital influencer, veja as diferenças entre ambos a seguir:

Digital influencer

O digital influencer é aquele que usa plataformas digitais para influenciar pessoas. Todas as pessoas são influenciadoras, o que as difere são os meios que elas utilizam para influenciar os outros. Isso quer dizer que uma pessoa que não expõe sua vida e seu trabalho na internet é influenciadora das pessoas que vivem ao seu redor, familiares, amigos, colegas de trabalho etc. 

Da mesma forma que um professor influencia seus alunos, um líder influencia seus colaboradores, um treinador influencia os atletas que treinam com ele, um amigo influencia os outros, pais influenciam seus filhos e assim por diante.

O que difere essas pessoas do influenciador digital ou digital influencer é que esse utiliza, em geral, as redes sociais para influenciar um número maior de pessoas. Dessa forma, é capaz de atingir até pessoas que não o conhecem.

Criador de conteúdo

Criador de conteúdo é a pessoa que produz conteúdo para algum tipo de plataforma ou mídia, mas ele não precisa ser uma pessoa conhecida na internet, por exemplo. O criador de conteúdo atua de forma mais ampla e pode produzir para outras pessoas, inclusive influenciadores, para empresas, para sites, para benefício próprio, mas sem ser conhecido publicamente por isso, etc. Além disso, o criador de conteúdo também pode atuar de forma profissional, trabalhando com o conteúdo que produz ou com objetivo de lazer. 

Qual a diferença de blogueiro para criador de conteúdo digital?

O criador de conteúdo também pode ser confundido com blogueiro, um perfil de profissional que também produz conteúdo para internet. No entanto, há uma diferença entre esses dois perfis.

O criador de conteúdo, como explicado no tópico anterior, é aquele que cria conteúdo para diferentes tipos de mídia e plataforma. Assim, pode atuar tanto de forma online, quanto offline. Outro aspecto importante que diferencia esses dois perfis é que o criador de conteúdo pode produzir para sites proprietários ou ser contratado para isso.

Ou seja, nem sempre um criador de conteúdo é o dono do ambiente em que aquele material está sendo publicado. Inclusive, muitos profissionais atuam dessa forma, produzindo conteúdo para sites, empresas e até livros de outras pessoas.

Enquanto isso, o blogueiro é a pessoa que tem um blog. Essa plataforma pode ser usada para compartilhar conteúdo pessoal, profissional, em texto, imagem, vídeo ou áudio. O blogueiro também pode usar o seu blog como uma fonte de renda, por meio de anúncios e outras formas de monetização.

Existem diversos digital influencers que começaram suas carreiras com blogs e depois migraram para o YouTube ou para as redes sociais. Há também pessoas que começaram com canais no YouTube e depois criaram blog, pois em um momento da história da internet, os blogs estavam entre as plataformas que mais geravam retorno financeiro.

Uma das vantagens de ter um blog próprio é que o influenciador tem total domínio sobre o conteúdo que está naquele ambiente, não tem concorrência em seu próprio site e não fica a mercê de problemas que costumam acontecer em redes sociais. Ele tem a garantia de que seu site não vai acabar, como aconteceu com algumas redes sociais, a menos que ele mesmo acabe com ele.

Quais os três pilares para diferenciarmos influenciadores digitais de criadores de conteúdo?

Mesmo depois dessa explicação toda, você ainda pode ter dúvidas para diferenciar influenciadores digitais de criadores de conteúdo. Pensar em alguns pilares vai ajudar a entender de uma vez por todas o que é um blogueiro, um criador de conteúdo ou digital influencer. Vamos lá?

  • Blogueiro é a pessoa que escreve para o seu próprio blog, ou seja, uma pessoa que tem seu próprio site;
  • Digital influencer é a pessoa que utiliza um ambiente digital para influenciar outras pessoas, em geral, isso é feito pelas redes sociais;
  • Criador de conteúdo é a pessoa que cria conteúdo para qualquer tipo de plataforma, online ou offline.

Nenhum desses profissionais trabalha apenas com um tipo de conteúdo, pelo contrário. Existem digital influencers que estão na internet falando sobre produtos, sobre esportes, sobre política e outros diversos assuntos.

Da mesma forma que também existem blogs e criadores de conteúdo que estão produzindo materiais sobre esses temas. O que todos esses perfis têm em comum é que, em geral, quando produzem um conteúdo, seja em texto, áudio ou vídeo para um ambiente, digital ou não, eles são especialistas ou entendem muito sobre aquele assunto. 

Por isso, é bastante comum vermos digital influencer serem categorizados como profissionais de moda, beleza, esportes, política, entretenimento etc. Da mesma forma que os blogueiros também podem ser classificados assim.

No caso do criador de conteúdo, isso pode variar bastante, pois é mais comum que o veículo para onde ele está escrevendo seja categorizado. Além disso, também é comum que um criador de conteúdo tenha habilidade para falar sobre diversos assuntos. Lembrando também que o criador de conteúdo pode escrever para seu próprio blog ou perfil em uma rede social, sendo assim, um blogueiro criador de conteúdo ou um influenciador. 

O tema é mais simples do que parece ser e na hora de nomear um ou outro profissional, a dica é sempre observar como ele mesmo se denomina. Assim, fica mais fácil de falar sobre a pessoa sem cometer nenhum erro.

Gostou desse conteúdo sobre blogueiros, criadores de conteúdo e digital influencers? Continue acompanhando o blog da Remessa Online para conferir mais conteúdos como esse!

Related posts

403 Forbidden: entenda o que é e como resolver

Dassault Falcon: quanto custa o jatinho e quais os modelos?

Como enviar dinheiro para Portugal? Passo a passo prático