Culinária francesa: conheça os pratos típicos do país

A França possui cenários históricos, atrações culturais e paisagens naturais. Porém, há também outro motivo para você viajar para o país: a culinária francesa. Afinal, o país é responsável por muitos dos pratos que são consumidos atualmente no Ocidente. 

Portanto, nada melhor do que ter a chance de experimentar essas comidas no local de origem delas, não é mesmo? De quebra, essa experiência ainda traz um novo olhar sobre a história, os costumes e as tradições dessa nação. 

Por tudo isso que falamos, nós trouxemos um post com algumas das receitas mais populares do país. Se você pretende passear ou morar na França, tome nota de quais são elas!

Qual é a história da culinária francesa?

Quando se fala em gastronomia, é difícil não lembrar de imediato da culinária francesa. Afinal, durante a Idade Média, a França foi referência em todo o continente europeu por:

  • criar pratos que mesclam diversos ingredientes;
  • estabelecer as categorias de pratos (entradas, pratos principais e sobremesas);
  • difundir as regras de etiqueta à mesa (sobre como se deve comer e servir);
  • fomentar a criação de uma alta gastronomia.

Além disso, os seus pratos influenciaram a criação de outros, como na Itália e em Portugal. Porém, você sabe qual é a origem da culinária francesa?

A resposta pode surpreender: não existe uma só origem, mas sim três. A primeira delas tem a ver com os celtas originários do território francês. Conhecidos como gauleses, eles viveram na região por séculos até a expansão do Império Romano.

Apesar de serem várias tribos com culturas e tradições diferentes entre si, eles compartilhavam muitos hábitos alimentares. Em especial, aqueles que transformavam as refeições em verdadeiros banquetes. Para eles, não podiam faltar bons vinhos, por exemplo.

Além disso, era de praxe carnes assadas em diferentes pontos e guarnições com múltiplos cereais cultivados ao longo do ano. Tudo isso acabou sendo absorvido e aprimorado pelos franceses no dia a dia.

Já ao sul da França, outra influência gastronômica se formou: a mediterrânea. Ela é bastante sazonal, já que tem como base os peixes e frutos do mar de cada época do ano. Entretanto, ganhou força pela cultura de pesca da área.

A terceira e última grande origem da culinária francesa está na Normandia. Um local ao norte do país, onde historicamente a pecuária sempre foi muito presente, principalmente o gado leiteiro. Por conta disso, a região incorporou os derivados do leite em muitas receitas e se tornou uma forte exportadora de queijos.

Quais as características da culinária francesa?

Algumas características se sobressaltam na culinária francesa atual. É o caso do uso recorrente de ervas aromáticas no preparo dos alimentos e da forte presença de harmonizações entre pratos e bebidas. Em especial, vinhos e espumantes.

Afinal, para os franceses, a experiência de comer bem não fica só na comida. Ao contrário, engloba tudo o que vai à mesa. Outro ponto importante é que a França também se tornou uma referência quando o assunto é pâtisserie. Isto é, a confeitaria. Algo que ganhou força durante o reinado de Luís XVI e Maria Antonieta.

Portanto, ao visitar o país, você encontrará uma infinidade de doces com sabores, cores e formatos que são uma experiência única para o paladar.

Quais as curiosidades da culinária francesa?

Algumas das curiosidades mais interessantes da culinária francesa envolvem o consumo de alguns alimentos. Por exemplo, no Brasil, os queijos são vistos como opção para petiscos e lanches. Já na França, é comum vê-los entre as sobremesas após um almoço ou jantar.

Os pães, por sua vez, não são servidos apenas na entrada. Na realidade, eles, frequentemente, vêm como acompanhamento das refeições principais. Assim, você pode aproveitar para saborear ao máximo caldos e molhos que estão no prato.

Já o purê é algo bem comum nas receitas, tanto para adultos quanto para as crianças. Inclusive, não só o tradicional de batata, mas de outros frutos e tubérculos, como jerimum, cenoura, abóbora, mandioca etc.

Para encerrar, vale ainda mencionar os pratos exóticos que levam rãs, caracóis e pombos. Embora causem estranhamento em muitas pessoas, eles são verdadeiras iguarias no país.

Quais as comidas típicas da França?

Abaixo, você vai conhecer nove dos pratos típicos mais populares da culinária francesa. Fique atento para saber o que eles têm de especial e o por que conquistam fãs em todo o mundo!

Ratatouille

O primeiro da nossa seleção é o Ratatouille, um prato feito à base de legumes cozidos, como pimentão, abobrinha, berinjela, tomate etc. Essa é uma receita bem prática de fazer, levando apenas alguns minutos. Além disso, ela chama a atenção pelas cores e o frescor.

Outro ponto de destaque é justamente o fato dela ser totalmente de origem vegetal. Isso faz com que a comida possa ser aproveitada por todas as pessoas, inclusive vegetarianos e veganos. Portanto, fica a seu critério saboreá-la como prato principal ou complemento.

Croissant

O croissant, certamente, é um dos alimentos mais famosos da culinária francesa. É aquele tradicional pão com massa folhada usado para lanches, café da manhã e, inclusive, sobremesas. Na França, não há uma regra específica sobre o consumo dele.

Portanto, há quem o prefira sem incrementos e quem não abra mão de recheá-lo. Nesse segundo caso, as possibilidades são infinitas: ovo, legumes, chocolate, proteína animal, como frango e carne, e por aí vai.

Petit gateau

O petit gateau, por sua vez, é uma receita que mescla duas sobremesas em uma só. É um bolo com recheio cremoso de chocolate e uma ou duas bolas de sorvete (geralmente, de creme). No entanto, o segredo aqui está justamente no contraste entre ambos.

Isso porque o bolo é aquecido antes de ser servido, fazendo, assim, uma combinação contrastante com o frescor do sorvete. Inclusive, o recomendado é que, ao saboreá-lo, você intercale as colheradas entre um e outro para aproveitar a sobremesa ao máximo.

Madeleine

Madeleine é o nome dado a um biscoito tradicional da França. Para se ter ideia, ele existe desde a Idade Média e é comercializado em muitas confeitarias do país.

Ao contrário do que muitos imaginam, ele é feito de ingredientes simples, como farinha, manteiga, açúcar e raspas de limão. O que o diferencia de muitos aperitivos parecidos é o visual único que tem: o formato que imita a textura das conchas.

Profiterole

Saindo dos biscoitos, vamos para outra especialidade da pâtisserie francesa: o profiterole. Esse doce, que tem a base de farinha e manteiga, é conhecido pelo recheio de sorvete e a cobertura com calda de chocolate. Não raramente, ele ainda leva raspas de amendoim, pistache ou noz-moscada.

É bem comum ver o profiterole sendo servido em porções. Além disso, ele é figurinha carimbada em recepções e eventos por ser uma receita que chama a atenção visualmente.

Poulet frites

O poulet frites é uma combinação entre frango e batata frita. O ponto alto que o diferencia é justamente o fato de a batata ser a única guarnição do prato. Já de acompanhamento é possível ter uma salada ou um molho.

Em relação ao frango, especificamente, não há uma regra sobre como ele deve ser servido. Por isso, é possível encontrar restaurantes em que ele vá ao prato cozido, frito ou mesmo grelhado.

Macaron

Outro doce que não poderia faltar neste artigo é o macaron. Afinal, além de sobremesa, ele se tornou um acompanhamento frequente para chás e outras bebidas quentes em Paris. O doce tem uma receita simples: farinha, manteiga e açúcar. Já o recheio, pode ser de diferentes ganaches, desde o de chocolate até o de doce de leite.

No entanto, o que realmente se destaca nele são as cores. Isso porque, ao longo do tempo, os confeiteiros franceses desenvolveram o hábito de usar diferentes corantes na produção da massa. Com isso, surgiram macarons das mais diversas tonalidades!

Quiche lorraine

Fora os pratos já citados até aqui, há uma torta salgada bastante importante na culinária francesa: o quiche lorraine. Além de queijo gruyère, o recheio leva creme de leite, ovo, bacon e noz-moscada.

Esse tipo de quiche costuma ser aproveitado na hora dos lanches, sendo servido com uma boa taça de vinho tinto. Também é comum saboreá-lo em dia de festividades locais quando a comida precisa ser leve, saborosa e prática.

Cassoulet

Por fim, há o cassoulet, um prato que traz muitas semelhanças com a nossa feijoada, embora seja uma experiência à parte. Isso porque ele é feito à base de caldo de feijão, mais especificamente o branco.

Junta-se ao cozimento dele algumas partes do porco, como a linguiça, o bacon, o joelho, o lombo e a bisteca. Todos eles previamente defumados no vinho branco. Já na hora de servir, é comum que a receita não venha em pratos, mas em pequenas travessas.

Viu só como a culinária francesa conta com uma grande diversidade de pratos, em especial as sobremesas? Portanto, monte uma lista de receitas para provar ao visitar a França. A partir daí, você pode pesquisar por restaurantes, bistrôs, cantinas e afins, que vendem essas comidas para ter uma experiência gastronômica completa!

Curtiu o post? Então, compartilhe-o nas redes sociais para mostrar aos seus amigos as maravilhas da gastronomia francesa!

Resumindo

Como surgiu a culinária francesa?

Ela teve diversas influências históricas, geográficas e culturais. Podemos citar três: a dos gauleses, a mediterrânea e a da Normandia.

Quais são as principais comidas típicas da França?

Entre os pratos que mais fazem sucesso na culinária francesa estão ratatouille, croissant, petit gateau, madeleine, profiterole, macaron, poulet frites e quiche lorraine.

Related posts

Como enviar dinheiro para Portugal? Passo a passo prático

Spread cambial: o que é, como é cobrado e como calcular

Melhores cidades para morar em Portugal: lista atualizada