Morar na França: tudo que você precisa saber

Muitas pessoas têm como objetivo de vida morar na França. Os motivos são os mais variados: procurar novas oportunidades de trabalho, ter melhor qualidade de vida, alcançar um salário melhor, entre outros. Esse é um sonho possível, mas exige planejamento e atenção para que não resulte em problemas ou imprevistos.

Morar na França é um objetivo para quem aprecia a cultura, a gastronomia e o turismo no país. Mas vale a pena conhecer todos os detalhes para entender se é o destino ideal antes de planejar a sua mudança.

Pensando nisso, preparamos este guia completo respondendo as principais questões sobre como morar na França. Continue lendo e se informe!

Como é o processo de mudança para a França?

Solicite seu visto de permanência

Para morar na França é preciso apresentar um visto de longa duração. O visto é solicitado no consulado francês de sua região. Pessoas com cidadania da União Europeia, do Espaço Econômico Europeu ou da Suíça, não precisam de visto ou autorização de residência francesa. 

Vistos permitidos na França:

  • Visto de estudante;
  • Visto para empreendedores;
  • Visto para pesquisadores científicos;
  • Visto de trabalho;
  • Visto para cônjuge de francês;
  • Visto para religiosos.

Alguns vistos são oferecidos a determinadas pessoas e estendidos a seus familiares, como cônjuges e filhos. Nesse caso, o acompanhante deve regularizar o visto no OFII (Office Français de l’Immigration et de l’Intégration) no prazo de 3 meses após sua chegada. O ideal é fazer isso assim que chegar no país, pois esse processo é demorado.

O imigrante também precisará preencher um formulário e apresentar alguns documentos adicionais, que serão recebidos na entrevista do consulado. Sem essa etapa, não é possível concluir o processo para morar na França legalmente. 

Encontre um local para morar na França

Após regularizar o visto, procure um local para se hospedar na França. Ter um endereço fixo é importante para a sua apresentação na imigração. O endereço pode ser a residência de uma pessoa que vai te receber, um apartamento alugado, uma moradia estudantil, etc. 

Reúna o valor necessário para se manter

Um dos requisitos para entrar na França, mesmo se você tiver um visto, é comprovar que consegue se manter. Principalmente as pessoas que não poderão trabalhar durante o período em que estiverem morando no país. Alguns vistos não permitem que o visitante trabalhe na França, nesse caso é preciso ter uma reserva de dinheiro para entrar no país. 

O valor exigido pelos órgãos imigratórios podem variar de acordo com o tempo que você ficará no país, mas considere em torno de 65€ se não tiver uma carta-convite e 32,50€ se tiver, pois economizará com moradia.

Apresente os documentos comprobatórios na imigração

Ao chegar em solo francês, você terá que passar pela imigração e eles podem exigir algumas informações ou comprovantes. Para comprovar que você pode morar na França, será necessário apresentar seu passaporte; seguro de viagem para Europa; apresentar a carta-convite ou outro documento que comprove o endereço da sua hospedagem e o comprovante de capacidade financeira.

Cuidado com as respostas nesse momento, informe exatamente qual é o visto que você tem e o que vai fazer no país. Caso informe que está a turismo, será exigido que você apresente sua passagem de volta com prazo máximo de 90 dias. 

Emita os documentos para viver na França

No consulado francês, você vai receber um formulário OFII (Office Français de l’Immigration et de l’Intégration), que será necessário pra você solicitar sua a carte de séjour (cartão de residência), que é como uma carteira de identidade do estrangeiro, quando estiver na França. 

Ao chegar na França, preencha e envie o formulário para a sede regional do OFII por correio. Depois é só aguardar o contato do órgão para agendar sua visita para finalizar o processo. Esse contato pode demorar 3 meses para acontecer, por isso preencha o formulário e envie assim que você chegar em território francês.

Não preencha antes, pois será necessário informar dados que você só terá quando estiver na França e você não poderá rasurar o formulário.

Após completar 3 meses na França, solicite seu Carte Vitale – o cartão nacional de seguro de saúde francês – na CPAM local (Caisse Primaire d’Assurance Maladie). Com esse cartão, os estrangeiros podem ter de 60% a 70% de seus custos médicos, incluindo consultas, exames e prescrições, cobertos pelo governo francês.

Quais são os vistos necessários para morar na França?

  • Para estudos: essa autorização tem duração máxima de um ano e permite a realização de cursos no país. Ela pode ser renovada ano a ano para garantir a permanência durante todo o período necessário até a conclusão:
  • Para empreendedores: pelo programa French Tech Visa, que facilita o processo, o visto é voltado para profissionais da área tecnológica que sejam fundadores de startup, investidores ou empregados. Nos demais casos também é possível, mas o processo é mais burocrático. 
  • Para trabalho: esse deve ser obtido por quem deseja trabalhar no local e precisa ser solicitado com a apresentação do contrato de trabalho ou de uma carta convite para o emprego;
  • Para pesquisadores científicos: quem trabalha com pesquisa científica pode buscar o país pelas oportunidades acadêmicas. Ele é voltado para quem deseja cursar o pós-doutorado na região.

Se você tem cidadania em algum país da União Europeia, do Espaço Econômico Europeu ou da Suíça, não precisa de visto ou autorização de residência. Nos demais casos, é essencial obter o documento com longa duração, conforme o objetivo da mudança. 

Ainda existem outros, como o para cônjuge francês, visitantes, visto de férias e trabalho, entre outros. Caso tenha dúvidas sobre o procedimento, consulte o consulado

Documentação exigida para o visto

  • Formulário de visto preenchido, conforme a modalidade necessária;
  • Certidão de nascimento ou casamento atualizadas;
  • Passaporte com data de validade vigente;
  • 2 fotografias coloridas, sem datas, medindo 3,5×4,5cm;
  • Comprovante de renda;
  • Comprovante de hospedagem.

A documentação para o visto varia conforme o tipo que será solicitado. Mas existem alguns procedimentos que são padronizados, com documentos exigidos em todos os tipos. 

Como um brasileiro pode morar na França?

Um brasileiro pode morar na França desde que tenha o visto adequado, ou seja, um visto de estudante ou um visto de trabalho, por exemplo. O brasileiro que tem cidadania da União Europeia, do Espaço Econômico Europeu também pode morar na França. É preciso se atentar para o tipo de visto a ser solicitado, pois alguns vistos não permitem que o brasileiro, que não tem uma cidadania, possa trabalhar.

Como é a receptividade em relação aos estrangeiros no país?

Com relação à receptividade, não haverá a hospitalidade e a mesma facilidade para conversar que é possível encontrar em pontos turísticos do Brasil. Os franceses são conhecidos por ser mais frios ou fechados do que os brasileiros. Não se trata de uma receptividade em relação aos estrangeiros necessariamente, e nem todos os franceses agirão dessa forma. 

Morando lá, o fato é que você vai se deparar com vários perfis de pessoas e atendimentos nos serviços. Muitos falam inglês, facilitando a adaptação, já que a língua é mais difundida que o francês. Ainda, é possível encontrar brasileiros e pessoas de outras nacionalidades, que podem ajudar a criar laços e conhecer melhor o país. 

No entanto, também é importante estar preparado para lidar com quem tem um perfil mais fechado, como falar apenas o francês e, até mesmo, não ter uma receptividade tão grande com estrangeiros. De todo o modo, isso não prejudica a qualidade de vida para os brasileiros que decidem morar na França.

  1. Bonjour (olá);
  2. S’il vous plait (por favor);
  3. Merci (obrigado).

Quais são as cidades que contam com comunidades brasileiras?

Paris

A capital da França é um destino procurado pelos seus diversos diferenciais históricos e culturais, além da própria tradição. Ainda, há muitas oportunidades de emprego e desenvolvimento profissional. No entanto, é preciso considerar os custos, que podem ser mais elevados na região. 

Lyon

Lyon fica próxima aos Alpes é conhecida como a capital gastronômica e ainda se destaca pelas diversas multinacionais. Por isso, conta com muitos imigrantes com foco no mercado de trabalho. 

São cerca de 500 mil habitantes, sendo a terceira maior do país, com muitos destaques sobre cultura, economia e qualidade de vida. Mesmo sendo grande, a cidade tem ares de cidade pequena e é considerada bastante segura. 

Marseille

Localizada no sul do país, é a segunda cidade mais populosa e a mais antiga da França. Por isso, ela tem um grande patrimônio histórico.  

Além disso, ainda se destaca pela diversidade cultural e a maior receptividade em relação a turistas e estrangeiros. Para quem gosta de praia, a cidade conta com cenários lindos para curtir o verão. 

Toulouse

Também conhecida como a Cidade Rosa, ela atrai muitos estrangeiros por sua diversidade cultural. Com diversas universidades, também existem várias oportunidades de trabalho. Isso pode torná-la mais atrativa para quem busca fixar residência na França. 

Montpellier

Ao sul da França, próxima à fronteira com a Espanha, Montpellier conta com vários diferenciais históricos e apresenta um crescimento mais acelerado nos últimos anos. Com isso, começou a atrair mais estrangeiros para o local. Os seus destaques são a infraestrutura, a qualidade de vida e a maior receptividade na cidade.

Ainda, existem opções, como Angers, Estrasburgo, Nice, entre outras. Contudo, vale lembrar que comparada ao Brasil, a França tem um território pequeno e mais facilidade para transporte. Assim, você conseguirá visitar diversos locais de seu interesse sem grandes dificuldades. 

Quanto dinheiro precisa para morar na França?

Considerando todas as despesas que uma pessoa tem, o valor total necessário fica em torno de 1.500 EUR. Ainda, é preciso ter atenção a custos adicionais com compras necessárias (roupas, móveis etc.), cursos e educação, restaurantes e outras práticas que podem fazer parte da rotina.  Porém, é possível encontrar informações detalhadas para montar um orçamento completo para o seu perfil.

Quanto é o custo com moradia na França?

Os valores médios com aluguel de moradia variam de 500 EUR até 1.300 EUR, isso considerando número de quartos e localização. A compra também é uma opção. Porém, o custo do metro quadrado é um pouco elevado: em regiões centrais, o custo é de cerca de 6.000 EUR, enquanto nas mais afastadas ele fica em torno de 3.700 EUR

Dependendo do seu objetivo com a viagem e o orçamento disponível, vale procurar quartos em casas de família ou, até mesmo, pessoas que desejam dividir um imóvel. Isso pode ajudar a reduzir os custos, especialmente na fase de adaptação ao novo país.

Quanto é o custo com despesas recorrentes na França?

Um casal costuma gastar uma média de 150 EUR nessas despesas, mas do mesmo modo que acontece no Brasil, elas podem ser mais elevadas ou menores conforme os seus hábitos de consumo. Existem vários custos recorrentes que estão relacionados à moradia, como energia elétrica, água, gás, aquecimento e telefonia. 

Quanto é o custo com alimentação na França?

Em Paris, cerca de 400 EUR por mês é suficiente para arcar com custos no supermercado, e o valor pode diminuir em outras regiões. Certamente, é possível aumentar ou reduzir custos conforme os hábitos, como comer em restaurantes ou dar preferências para refeições caseiras.

Porém, ao planejar o orçamento vale sempre deixar uma margem para comprar outros produtos e fazer refeições fora de casa. Assim, você terá mais tranquilidade no dia a dia para lidar com a rotina e a alimentação.

Quanto é o custo com saúde na França?

O sistema de saúde pública no país não é gratuito, mas oferece um reembolso em relação às despesas. Ele varia entre 70% e 100% dos gastos. Além disso, é possível ter um seguro-saúde que faz o pagamento do que não for possível receber do governo. Entretanto, os custos com consultas não são tão elevados, a partir de 25 EUR. 

Quanto é o custo com transporte na França?

O custo de um passe mensal, que permite o uso ilimitado dos recursos, costuma ser de 50 EUR, aproximadamente. No entanto, as tarifas variam conforme a cidade, que pode ter planos para uso diário, mensal e anual, além de descontos para situações específicas.

O transporte público no país é de alta qualidade, com ônibus, trens, metrôs e bicicletas. Inclusive, é bastante comum que seja possível viver sem carro nas grandes cidades, o que pode reduzir os seus custos mensais. 

Quanto é o custo com lazer na França?

Reserve entre 10% e 20% do restante dos custos para atividades de lazer. Vale pesquisar os passeios que você deseja fazer antes da viagem e calcular o valor médio. 

Antes de definir uma mudança, é importante avaliar todo custo de vida, para determinar se a renda obtida ou a reserva financeira são suficientes para garantir uma estadia confortável e segura.

Padrão de moradia, hábitos de consumo e rotina são fatores que podem tornar os valores mais elevados ou proporcionar economia. O custo de vida na França não é tão baixo. Em média, ele supera o dos Estados Unidos em cerca de 15%, especialmente em regiões centrais de Paris.

É caro morar na França?

Sim, é caro morar na França, pois o salário mínimo no país é de 1.645,58 EUR por mês e o custo de vida médio com base nas despesas de um cidadão gira em torno de 1.500 euros. Uma pessoa que mora na França gasta praticamente todo seu salário.

Quais são as oportunidades do mercado de trabalho?

Os profissionais de tecnologia são bastante procurados:

  • Engenheiros de softwares;
  • Desenvolvedores;
  • Engenheiros eletrônicos;
  • Analistas de TI;
  • Gerentes de engenharia.

Outras áreas com oportunidades no mercado são a contabilidade, a engenharia de produção e atividades na indústria química. O setor de pesquisas médicas e laboratoriais também faz sucesso e pode ser interessante para quem tem qualificações na área. Porém, é possível encontrar oportunidades em outras áreas.

Para quem não tem formação, opções como trabalhos de babá, diarista, atendente em restaurantese deliverys são recorrentes. Com Uber Eats e outros aplicativos, muitos imigrantes encontram oportunidade para obter renda. Porém, para essas atividades a obtenção de visto é mais difícil, o que acaba levando o imigrante ao trabalho informal.

Vale falar sobre o salário mínimo na região. Em 2023, o valor por hora foi fixado em 11,52 EUR. A média da jornada de trabalho na França é de 35 horas semanais.

Quais são as oportunidades para universidades?

A França conta com mais de 3.500 instituições públicas e privadas de ensino superior, sendo 72 universidades, 25 grupos de universidades e instituições, 271 escolas de pós-graduação, 227 escolas de engenharia, 220 escolas de comércio e gestão, 45 escolas superiores e públicas de arte, 22 escolas de arquitetura e 3.000 escolas e institutos privados.

Dessa forma, o ensino superior na França é capaz de atender 2,5 milhões de estudantes, sendo que 12% são estrangeiros.

A educação na França é outro diferencial do país. Com alta qualidade e várias instituições, muitos desejam fazer graduação, especialização e outros cursos. Nesse caso, o processo para regularizar a situação exige o acesso à plataforma Campus France.

Para quem ainda não tem a carta de aceite de alguma instituição, o processo da plataforma pode indicar oportunidades abertas para facilitar a realização do objetivo de estudar na França. Outra possibilidade são os cursos no Brasil que contam com parcerias nas universidades francesas. Assim, é possível cursar alguns módulos ou períodos no país. 

O estudante ainda pode conseguir bolsas e programas que ajudem a quitar os custos referentes aos estudos. Se isso não for possível, é preciso avaliar as despesas. Em 2019, a anuidade de um mestrado passou a ser de 3.770 EUR. 

Como enviar dinheiro para a França antes da mudança?

Você pode fazer a troca da moeda em casas de câmbio ou utilizar o cartão de crédito, débito ou pré-pago internacional. No entanto, as taxas costumam ser mais elevadas: no cartão, o IOF é de 6,38%.

Considerando que com o objetivo de estabelecer moradia, vale ter uma conta bancária na região, o uso de uma plataforma para a remessa internacional pode ser uma solução mais atrativa. Isso porque ela faz a transação com custos mais baixos do que outras instituições financeiras, que costumam lucrar na aplicação do câmbio e cobrar outras taxas elevadas.

Para tanto, você pode contar com a Remessa Online. Utilizamos o câmbio comercial e taxas a partir de 1,2%, trazendo custos mais atrativos. Ainda, o IOF é reduzido: 1,1% para uma conta de sua titularidade ou 0,38% para terceiros. O dinheiro é disponibilizado na conta destino em até um dia útil, proporcionando segurança e agilidade. 

Pronto! Com esse guia completo sobre como morar na França, ficará mais fácil planejar a sua viagem e ter mais tranquilidade ao viver em um novo país. Não se esqueça de pesquisar os detalhes sobre a região em que você deseja ficar para ter mais segurança em relação ao custo de vida e outros itens importantes para se organizar.

Gostou desse conteúdo? Quer mais dicas sobre a França? Confira um conteúdo completo sobre como comprar um imóvel no país!

Resumindo

O que observar ao se mudar?

O planejamento precisa considerar diversas questões, como objetivo, região de moradia, como será feita a mudança e como ficarão os seus itens no Brasil, se for o caso. Ainda, a organização financeira e o orçamento são essenciais para não sofrer com imprevistos e outros problemas. 

Qual é o visto necessário?

O visto deve ser adequado ao motivo da viagem, como trabalhar, estudar ou empreender. Para morar, é preciso conseguir os vistos de longa duração. 

Como obter o documento?

O visto é obtido no consulado apresentando a documentação específica para o tipo de visto. Ao chegar no país, há um prazo de 3 meses para regularizar a estadia no OFII.

Qual o custo de vida?

O custo de vida para um casal gira em torno de 1.500 EUR. Porém, ele varia bastante conforme o padrão de vida, a localização e os hábitos dos moradores. 

Como é o mercado de trabalho?

Existem oportunidades em diversas áreas, mas o setor de tecnologia e pesquisa se destacam. Ainda, é possível trabalhar com delivery, em restaurantes e outras colocações que não exigem curso superior.

E as universidades?

Para estudar na França é importante fazer o processo da plataforma campus France. Ela também pode ajudar estudantes sem carta de aceitação a conseguir oportunidades. 

Related posts

403 Forbidden: entenda o que é e como resolver

Dassault Falcon: quanto custa o jatinho e quais os modelos?

Como enviar dinheiro para Portugal? Passo a passo prático