9 curiosidades sobre o Catar que você precisa conhecer

Conhecer algumas curiosidades sobre o Catar pode ajudar no planejamento da sua viagem para o país. Confira 9 fatos interessantes!

Os países do Oriente Médio chamam bastante a atenção dos turistas por sua cultura única. Porém, com a realização da Copa do Mundo de 2022, o Catar vem se destacando entre as nações da região. Com isso, pode surgir o interesse em viajar para o local e conhecer mais sobre o país.

Então que tal conhecer algumas curiosidades sobre o Catar? O país é repleto de peculiaridades incríveis, podendo trazer uma experiência bastante interessante, mesmo fora da época dos jogos.

Se você se interessou pelo tema, continue com a gente e confira 9 curiosidades sobre o Catar. Vamos lá?

Onde fica o Catar?

O Catar, também conhecido como Qatar, fica localizado na Ásia Ocidental, junto a outros países do Oriente Médio. O país é pequeno, com pouco mais de 11 mil km² e faz fronteira com a Arábia Saudita. Situado no nordeste da península Arábica, ele também é banhado pelo Golfo Pérsico.

Com isso, o país tem um longo deserto e um amplo litoral, então é cheio de praias e dunas em sua paisagem. A cultura é bastante semelhante à de outros países árabes da região, com vestimentas típicas e diversos costumes.

Já a capital é Doha, localizada no litoral. Ela é conhecida por ser bastante moderna, com diversos arranha-céus, e é o principal centro econômico do país. Pela localização, o Catar também conta com pontos históricos e diversos locais interessantes para quem gosta de passeios turísticos.

Conheça 9 curiosidades sobre o Catar

Agora que você já sabe a localização do Catar e algumas informações básicas sobre o país, é hora de aprender as principais curiosidades sobre a região.

Confira 9 peculiaridades incríveis do país!

1. É considerado o país mais rico do mundo

Uma informação que poucos sabem sobre o Catar é que ele é considerado o país mais rico do mundo desde 2017. Conforme dados divulgados pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), o Produto Interno Bruto (PIB) era de 50.805,46 dólares per capita ao ano em 2020.

Um dos principais motivos para isso são as reservas de gás natural do país, o principal exportador dessa commodity no mundo. Ainda, ele tem diversas jazidas de petróleo, ampliando o seu papel na economia global e as fontes de renda.

Isso também se reflete em sua infraestrutura, conhecida por empreendimentos diversos de alto padrão e bastante modernos. Em contrapartida, apesar de tanta riqueza, o Catar também está entre os menores países — ele fica em 167.º lugar.

2. Fica entre o mar e o deserto

Outra das curiosidades do Catar se refere à sua localização. O país fica entre o mar (Golfo Pérsico) e o deserto (Deserto de Khor Al Udeid), proporcionando paisagens únicas e bastante diversidade para quem deseja visitar o local.

É possível aproveitar dunas e piscinas naturais, além de falésias e águas claras no litoral. Porém, também existem locais com predominância da paisagem mais desértica — sempre com guias turísticos para garantir a segurança do passeio. No deserto, existem regiões em que é possível encontrar longas extensões de água e lagoas, em uma experiência única.

3. O país está entre os mais seguros do mundo

Você sabia que o Catar é o país mais seguro do Oriente Médio, considerando os critérios do Índice de Paz Global de 2021? Além disso, ele ocupa a 15.º posição no mundo, tornando-o um lugar atrativo para visitantes e moradores. Como você verá, existem diversos estrangeiros que residem no país.

Isso porque ele tem baixas taxas de criminalidade, com crimes violentos sendo extremamente raros. Mesmo pequenos roubos não são tão comuns, fazendo com que a localidade seja bastante atrativa para quem busca um lugar que dê maior sensação de segurança.

4. A origem do nome Catar é bastante interessante

O nome Catar deriva da palavra “Qatara”. Esse nome teria relação com a antiga cidade de Zubarah — também chamada Al Zubarah ou Az Zubarah. Atualmente, ela consiste em ruínas abandonadas desde 1900. Com isso, ela se tornou um sítio arqueológico importante, contando com muralhas, portos, canais marítimos e fortes.

Hoje, ela é um Patrimônio Mundial declarado pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Quando criada, Zubarah era um grande ponto comercial e, em antigos mapas do mundo árabe de Ptolomeu, o nome “Qatara” era usado para designar a região.

5. Mais da metade da população do país é estrangeira

Um fato que não pode ficar de fora da lista de curiosidades do Catar é o número de estrangeiros: mais da metade da população não é nativa do país. É possível encontrar diversos descendentes de outras civilizações da região, mas também existem pessoas de outras origens.

Na prática, o país é um dos principais destinos visando moradia, tendo uma proporção de cerca de 7 estrangeiros para cada nativo. Vale destacar que a população é predominantemente urbana e o Índice de Desenvolvimento Humano do país está entre os maiores do mundo. Isso ajuda a explicar por que o Catar é tão atrativo.

6. A língua oficial é o árabe

Localizado no Oriente Médio, o idioma oficial é o árabe — o que pode gerar algumas dificuldades. Além de ter características específicas na fala, a escrita e a leitura são feitos da direita para a esquerda, o que pode dificultar o aprendizado e adaptação para quem está acostumado ao português.

No entanto, é comum que o inglês seja utilizado como segunda língua, auxiliando na comunicação com grande parte da população. Isso pode auxiliar nas viagens ou, até mesmo, na adaptação para moradia. Porém, com a composição multicultural do país devido ao número de estrangeiros, é possível encontrar regiões específicas que falem outras línguas também.

7. A principal religião do Catar é o Islã

O país tem como religião o Islã, seguido por quase 70% da população local. Com isso, o sistema legal também é baseado na religião, com regras semelhantes ao Direito Civil, mas muitas normas do chamado Direito Islâmico na chamada “lei Charia”.

Contudo, o volume de estrangeiros também permite encontrar praticantes de outras religiões, em especial o Hinduísmo, Budismo e Cristianismo. Porém, devido à influência da religião Islã, é preciso ter atenção às regras específicas — demonstrações públicas de afeto, por exemplo, não são comuns na região.

Também podem existir diferenças em relação aos valores, com um viés mais conservador. Logo, vale estudar mais detalhes sobre a região antes de viajar, principalmente para evitar cometer infrações que podem gerar diversos transtornos durante a estadia.

8. O Souq Waqif é o representante máximo da cultura

Vivenciar a cultura de um país traz experiências bastante interessantes. Se você busca esse objetivo ao viajar para o Catar, precisa conhecer o Souq Waqif. Localizado em Doha, ele consegue concentrar e representar a cultura do país de diversas formas.

Esse é um mercado típico que ainda mantém diversas tradições, refletindo também a história da região. Vale saber que o termo Waqif significa “em pé”, e foi utilizado porque a região era constantemente inundada, fazendo com que todos trabalhassem em pé, com barracas improvisadas. Com tantas curiosidades, ele é considerado o coração cultural do Catar.

9. As casas tradicionais do país são amarelas

As casas no país devem seguir padrões em relação às cores, com tons de amarelo ou bege, cumprindo costumes fortes da região. Isso acontece para remeter às tradições do país e porque a cor representa o deserto, sendo possível encontrar essas construções em diversos subúrbios. 

Porém, a regra não se aplica aos grandes arranha-céus, localizados principalmente na capital do país.

Agora que você conheceu essas curiosidades sobre o Catar, deseja conhecer o país? Em caso positivo, não esqueça de fazer um bom planejamento financeiro e preparar um roteiro completo para aproveitar todos os diferenciais dessa região — tanto durante a Copa do Mundo quanto em outros períodos.

Quer acompanhar mais dicas para as suas viagens? Siga as redes sociais da Remessa Online — Facebook, LinkedIn, Twitter, YouTube e Instagram — e fique por dentro das novidades em nossas publicações!

Resumindo

Onde fica o Catar?

O Catar fica na Ásia Ocidental, no nordeste da península Arábica. Ele faz parte do Oriente Médio.

Qual a cultura do Catar?

A cultura é bastante semelhante à de outros países árabes da região, com vestimentas típicas e diversos costumes. No entanto, devido à influência da religião, é preciso ter atenção às regras específicas — demonstrações públicas de afeto, por exemplo, não são comuns na região.

Quais são as 9 curiosidades sobre o Catar?

– É considerado o país mais rico do mundo;
– Fica entre o mar e o deserto;
– O país está entre os mais seguros do mundo;
– A origem do nome Catar é bastante interessante;
– Mais da metade da população do país é estrangeira;
– A língua oficial é o árabe;
– A principal religião do Catar é o Islã;
– O Souq Waqif é o representante máximo da cultura;
– As casas tradicionais do país são amarelas.

Related posts

Como enviar dinheiro para Portugal? Passo a passo prático

Spread cambial: o que é, como é cobrado e como calcular

Melhores cidades para morar em Portugal: lista atualizada