Dia das Mães nos EUA: veja como é comemorado

Uma das datas mais queridas e esperadas pelos brasileiros é o segundo domingo de maio. Mas você sabe como funciona o Dia das Mães nos EUA? A data tem a mesma finalidade do nosso feriado? Descubra neste artigo o que é e algumas curiosidades do Mother’s Day!

Você já ouviu falar sobre o Dia das Mães nos EUA? Assim como no Brasil, a data é muito especial e tem o objetivo de celebrar quem nos deu a vida. Ele é um dos feriados mais tradicionais no país e movimenta a economia significativamente.

Em 2021, as estimativas feitas pela National Retail Federation de vendas no feriado calcularam um total de US$ 28,1 bilhões nos Estados Unidos, ou seja, US$ 1,4 bilhão a mais do que em 2020. Isso porque 83% dos adultos dos EUA celebram a data.

Com a data chegando, preparamos este conteúdo com todas as informações que você precisa saber sobre o Dia das Mães nos EUA e algumas curiosidades interessantes para, quem sabe, te inspirar no planejamento da comemoração aqui. Vamos lá?

O que é o Dia das Mães

O Dia das Mães é uma data comemorativa que acontece anualmente, ocorrendo no segundo domingo de maio, para celebrar a maternidade. Neste dia é comum dar presente para as mães, assim como cartões, flores e realizar almoços comemorativos.

A origem do feriado que conhecemos hoje foi nos Estados Unidos, em 1908, idealizada por Anna Jarvis, uma ativista que cuidava dos soldados feridos da guerra civil americana. Anna começou uma campanha para enaltecer as mães e perpetuar a memória da sua, recém-falecida.

Aos poucos, os estados começaram a aderir à comemoração. Entretanto, somente sete anos após a sua criação que o presidente da época — Woodrow Wilson — decretou o segundo domingo de maio como feriado em homenagem a todas as mães.

Como é celebrado o Dia das Mães nos EUA

No país em que a data teve origem, as comemorações são sempre cheias de tradições, já que o feriado tem a intenção de reconhecer todas as benfeitorias que as mães proporcionam para as famílias e sociedade em geral.

Assim, a principal atividade do dia é afastar as mães dos afazeres domésticos, proporcionando um descanso mais que merecido. Para começar o dia, é comum preparar um café matinal caprichado, e um almoço especial em um restaurante diferente do que a família está acostumada a frequentar.

Além disso, a data tem um viés comercial, então, os presentes estão garantidos no Dia das Mães. Acompanhando os mimos, é comum dar cartões com frases amorosas, além de flores. O cravo vermelho é bem significativo nesta data porque eram as flores favoritas de Anna Jarvis, por isso, é uma ótima pedida.

Curiosidades sobre o Dia das Mães nos EUA

É claro que os Estados Unidos, como precursores do Dia das Mães, contariam com diversas tradições para celebrar essa data tão especial e aguardada. Quer saber quais são? Então siga a leitura e lembre de anotar tudo para, quem sabe, preparar uma surpresa especial para a sua mãe também!

Presentear com flores

Flores têm tudo a ver com mãe, né? Elas adoram ter o ambiente florido e cheiroso, por isso, apostar nesse presente é sinônimo de sucesso. A mais tradicional e que também tem um significado por trás é o cravo, tanto branco quanto vermelho. Como mencionamos, essa era a flor favorita da Anna, por isso tem grande simbolismo para os americanos.

Jantares

Os almoços são interessantes, afinal, algumas pessoas começam o dia nesta refeição. Mas os jantares são, sem dúvidas, muito especiais.

Muitos filhos, maridos e pais levam ou fazem jantares para as mães não precisarem cozinhar. Além disso, aproveitam a oportunidade para convidar a família para passar esse momento juntos, pois a união dos entes queridos é um dos melhores presentes que as mães podem receber.

Dia de folga

O principal objetivo da data é celebrar as mães e mostrá-las a importância que elas têm. E nada melhor do que mimar as mamães neste dia, assumindo as atividades domésticas e tudo que possa deixá-las livres para descansar. Afinal, nem só de presente é feita a data, mas também de afeto e presença.

Comemoração do Dia das Mães em outros locais do mundo

Uma das celebrações mais importantes do ano é comemorada não só nos EUA e Brasil, mas em diversos lugares do mundo. Apesar de as datas não serem 100% iguais, a motivação é a mesma: homenagear as mães.

Que tal descobrir que dia é comemorado o Dia das Mães em outros países? Confira!

  • 2.º domingo de fevereiro — Noruega;
  • 1.º domingo de maio —  África do Sul, Cabo Verde, Espanha, Hungria, Lituânia, Moçambique, Portugal;
  • 2.º domingo de maio —  Alemanha, Austrália, Áustria, Brasil, Canadá, China, Colômbia, Dinamarca, Equador, Estados Unidos, Finlândia, Grécia, Itália, Japão, Nova Zelândia, Países Baixos, Peru, Suíça, Taiwan, Turquia, Uruguai, Venezuela, Zâmbia;
  • 10 de maio — México, Guatemala, Hong Kong, Malásia, Qatar, Singapura;
  • 15 de maio — Paraguai;
  • 4.º domingo da Quaresma — Inglaterra;
  • 26 de maio — Polônia;
  • Último domingo de maio —  França, Haiti, República Dominicana, Suécia;
  • 15 de agosto — Bélgica e Costa Rica (Dia de Atención de Maria);
  • 19 de agosto  — Índia;
  • 3.º domingo de outubro — Argentina;
  • 2 semanas antes do Natal — Iugoslávia;
  • 8 de março — Albânia, Rússia, Sérvia, Montenegro, Bulgária, Romênia;
  • 1.º dia da primavera — Líbano, Palestina, Egito, Jordânia, Síria, Iraque;
  • 25 de março — Eslovênia;
  • 7 de abril  — Armênia;
  • 27 de maio —  Bolívia.

Agora que você já sabe quando é comemorado o Dia das Mães nos EUA e todas as curiosidades da data, é fácil perceber que, independentemente da variação das datas, o que mais importa é celebrar nossa mãe e dizer-lhe o quanto nós a amamos!

Se você gostou deste conteúdo, siga nossas redes sociais no Instagram, no Twitter, no LinkedIn, no Facebook, no YouTube e fique por dentro de outras curiosidades dos EUA.

Resumindo

Como é comemorado o Dia das Mães nos EUA?

Com o mesmo objetivo do Brasil, a data tem a finalidade de celebrarmos nossas mães e valorizar a importância que elas têm.

Quando é comemorado o Dia das Mães nos EUA?

Nos Estados Unidos, o Dia das Mães, ou Mother’s Day, é comemorado no segundo domingo de maio.

Related posts

403 Forbidden: entenda o que é e como resolver

Dassault Falcon: quanto custa o jatinho e quais os modelos?

Como enviar dinheiro para Portugal? Passo a passo prático