De Olho no Câmbio #134: Apreensão com orçamento está no radar

O Brasil foi notícia ao redor do mundo por conta do desfile “surpresa” de veículos militares que iam em direção à Formosa (GO) para um exercício da Marinha no mesmo dia da votação na Câmara sobre a PEC do voto impresso.

Infelizmente, as notícias não deram conta de informações positivas sobre o país. Por outro lado, nos EUA, as discussões no parlamento aprovaram o pacote inicialmente proposto por Biden de US$1 trilhão e mais novas propostas. Dados da Zona do Euro trazem mais apreensão sobre a recuperação por lá, enquanto o Reino Unido apresentou dados positivos sobre sua economia. 

Acompanhe a seguir os desdobramentos desses e outros acontecimentos sobre as principais moedas globais.

Real vs Dólar
Real vs Euro
Real vs Libra Esterlina

Perspectivas

Os dados vistos ao longo desta semana nos permitem avaliar que o dólar passou por uma leve apreciação, puxado especialmente pelas aprovações no parlamento estadunidense que devem injetar mais recursos na economia. Isso levou à depreciação do Real, do Euro e da Libra

O movimento de depreciação do Real ao longo da semana também foi puxado pelos movimentos especulativos em função da avaliação de investidores com os riscos institucionais presentes na economia brasileira.

Na próxima semana, teremos dados relevantes sobre o desemprego no Reino Unido e o PIB da Zona do Euro (terça, 17), sobre inflação do Reino Unido e da Zona do Euro, além das atas do FOMC que darão conta de trazer dados sobre a avaliação do Federal Reserve acerca da política monetária (quarta, 18), e terminaremos a semana com dados do Caged e arrecadação federal da União (sexta, 20).

Sob esta perspectiva, podemos esperar que a próxima semana repetirá a sequência de um Real mais depreciado, acompanhando o movimento externo. 

Seguimos de olho.

Related posts

Mercados aguardam primeira leitura trimestral do PIB americano em 2024

Qual o valor do INCC em 2024? Confira a tabela completa

PMIs americanos caem na leitura prévia de abril