De Olho no Câmbio #138: Inflação brasileira nas alturas e eventual mudança de postura do Banco Central Europeu

Era para ter sido uma semana tranquila apesar dos dados. O IBGE mostrou ao Brasil que a inflação brasileira continua aumentando e não há previsão para a trégua na subida do índice de preços.

Na Europa, o recado é o de que a economia está melhorando de forma importante, mas isso não levará o Banco Central Europeu a retirar, neste momento, os estímulos monetários.

O motivo para a cautela da autoridade monetária europeia é simples: segundo a própria presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, para a retirada gradual dos estímulos, primeiro será necessário que as economias do bloco estejam totalmente fora de risco. Isso pode demorar um pouco.

Real vs Dólar
Real vs Euro
Real vs Libra

Perspectivas

Falar em perspectivas com um quadro político tão delicado no país é um pouco contraproducente, no entanto, algumas razões nos fazem estimar uma semana com menor volatilidade para a moeda brasileira.

No que diz respeito aos indicadores, será uma semana relativamente fraca, com destaque para a produção industrial da China e as vendas do comércio varejista dos Estados Unidos, ambos relativos ao mês passado.

A volta dos trabalhos do Senado Federal e uma eventual trégua política podem produzir algum movimento de valorização do real.

Seguimos de olho.

Related posts

Qual o valor do IPCA hoje e o acumulado de 2024?

Semana de Copom e inflação pode trazer nova volatilidade ao mercado de câmbio

Dólar cai após fala de Powell