De Olho no Câmbio #220: Quais os limites para a valorização do real?

Tal como havíamos antecipado na semana passada, a moeda brasileira finalmente encontrou um caminho forte de valorização em relação ao dólar e a moeda americana finalmente rompeu a barreira psicológica dos R$5,00. Esse movimento de valorização foi provocado pela expectativa de que o Fed encerre o ciclo de aumento de juros, pela surpresa inflacionária vindos dos EUA e do Brasil, onde os índices de preços vieram aquém da expectativa de mercado e pela promessa de um arcabouço fiscal que indique controle da dívida pública no longo. Uma nova semana vem aí cheia de indicadores relevantes e é um momento de atenção para os investidores brasileiros.

Real vs Dólar

Real vs Euro

Real vs Libra Esterlina

Depois de uma longa sequência de avanços da moeda brasileira em relação ao dólar, o Brasil agora deve experimentar um movimento mais gradual de valorização do real. Embora, de modo geral, a tendência de valorização da moeda brasileira permaneça no radar, a expectativa é de que essa tendência se materialize de forma mais suave e distendida do que foi visto nos últimos dias.

A persistência inflacionária na Europa nos faz traçar um caminho diferente para o câmbio com as divisas do velho continente. Os preços aos consumidores elevados devem obrigar os bancos centrais da Zona do Euro e do Reino Unido a operarem mais aumentos em suas taxas de juros, o que deve favorecer, ao menos momentaneamente, as moedas europeias em relação a todas as demais divisas, inclusive em relação ao dólar norte-americano.

Seguimos de olho.

Related posts

IGP-10 vem acima do esperado e registra aumento de 1,08% em maio

Qual o valor do INCC em 2024? Confira a tabela completa

IPC e varejo dos EUA movimentam mercado